Lançada no último dia 18, “Cães Bélicos” é uma antologia que reúne poesias, contos e crônicas, organizada por Ana Maria Barbosa Machado, Lauro Neto e Vagner Fernandes dos Santos. O e-book contém textos de 52 autores bauruenses, integrantes do grupo Expressão Poética, e está disponível para download.

A publicação do livro foi feita em parceria com a Sociedade Amigos da Cultura, e a edição está sendo distribuída para os autores e autoras, que podem ir buscar aos poucos, respeitando as recomendações de distanciamento social. A Secretaria Municipal de Cultura também receberá cópias do livro para disponibilizar nas bibliotecas da cidade.

O título, “Cães Bélicos”, foi escolhido com base na ideia de encontrar, entre as obras, um fio condutor que interligasse os escritores e seus trabalhos. Este título, que também dá nome a uma das poesias que integra a antologia, foi considerado o mais adequado para a tarefa, afinal, segundo os organizadores, “os poetas com as suas palavras são como os cães que latem à noite: incomodam a sociedade que quer dormir.

Regina Ramos (foto: divulgação)

Em breve, mais um livro e novas atividades online

O grupo Expressão Poética atrai escritores da cidade de Bauru há mais de 20 anos, fundado por Vagner Santos em 1999. O objetivo do grupo naquele momento era justamente publicar uma antologia: “a partir dela fomos bolando outros projetos, como oficinas, apresentações e mais livros. Daí o grupo foi crescendo”. Desde então, o grupo mantém contato e, segundo Vagner, “sempre lemos poesias uns dos outros.”

“Cães Bélicos” não é o primeiro livro do grupo, que ano passado publicou “Vida de espiã” (2019), um romance escrito por treze de seus integrantes. Outra obra que se destaca é “Bauru de todos os tempos (um roteiro afetivo)” (2014), no qual cada autor escreveu sobre um ponto da cidade que lhe parecia especial.

Vagner Santos (foto: divulgação)

Recentemente, as recomendações de distanciamento social haviam interrompido uma atividade do grupo, a Oficina de Produção Literária, produzida em parceria com a Sociedade Amigos da Cultura. As aulas da oficina estavam ocorrendo no auditório do Museu Ferroviário de Bauru no início do mês de março, e deveriam seguir até meados de abril, quando as organizadoras decidiram suspender os encontros para respeitar as medidas de combate à pandemia de coronavírus. O grupo retomou as aulas da oficina com encontros remotos, feitos aos sábados pelo Google Meet. Uma nova antologia será organizada com os textos produzidos pelos participantes da oficina.

Além da oficina, o Expressão Poética está produzindo um sarau e um slam de poesia. Ambos são realizados online e em parceria com a Sociedade Amigos da Cultura. A divulgação deve ser feita em breve. Acompanhe as atividades do grupo Expressão Poética nas redes sociais para saber mais sobre esses eventos: @poeticaexpressao no Instagram, e @expressaopoeticabauru no Facebook.

Autores de Cães Bélicos

“Cães Bélicos” contém textos de Amanda Helena Gimeno de Souza, Ana Carla André, Ana Emília Domingues Camargo, Ana Maria Barbosa Machado, Angela Elys Kiatake Bianchini, Audrey do Nascimento Sabbatini Martins, Bruno Sanches, Cláudio David Dangió, Ednilson Celso Fernandes, Eduardo Viver, Eric Schmitt, Gabriel Castilho Maia, Gelson da Silva, Isabel Marino, Ivan Paiva Gomes, Janaína Spetic Alves, Joelma Marino, Jorge Gonçalves, José Reginaldo Furtado, José Renato Garrote Teodoro, Josmar da Paixão, Juliano Henrique Lázaro, Julio Cesar Paes, Lauro Neto, Lázaro Carneiro, Leonardo Praconaro, Luis Viotto, Luiza Carvalho, Luiz Vitor Martinello, Márcia Nabeiro, Maria Cristina Ehmke Carvalho, Maria Cristina Oliveira da Silva, Maria Freitas, Mariana Streicher, Maria Rita Mariano, Mariluci Genovez, Meriza Alcides, Nélson Itaberá, Olynda Aparecida Bassan Franco, Patrícia Lima, Paulo de Tarso Cabrini Jr., Regiane Ribeiro, Regina Ramos, Rosa Leda Accorsi Gabrielli, Rosemeire dos Santos Silva, Sandra Mara Mardones, Tamiris Volcean, Teresinha de Jesus Neves, Thaís Souza Cordeiro, Vagner Carlos de Mendonça, Vagner Fernandes dos Santos e Vânia Figueiredo.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…