Pequenos prazeres na vida são tão sublimes quanto chegar no hotel e se jogar na cama, ter o quarto sempre arrumado e limpo, e poder fazer grandes refeições sem lavar a louça. A estadia em hotéis, seja a passeio ou a trabalho, é capaz de nos trazer a tranquilidade que precisamos em meio à correria de uma viagem. 

No entanto, com a pandemia, as medidas de higienização em todos os setores da sociedade têm se intensificado. Nos hotéis, novos padrões de limpeza também estão sendo adotados, de forma a garantir a segurança e conforto dos hóspedes. 

Assim, conversamos com o supervisor operacional do Ibis Styles em Bauru, Wesley Nunes, e com a gerente geral, Marília Oliveira, para saber quais são estas mudanças. 

Garantindo a segurança 

Tendo em vista a grande circulação de pessoas, o supervisor pontua a necessidade de seguir as recomendações dos órgãos de saúde na adoção de padrões de segurança. Além disso, as ações integram a iniciativa All Safe, criada pela própria marca Accor, detentora do Ibis.

O selo segue padrões globais que foram desenvolvidos e aprovados pelo Bureau Veritas, que atua em testes, inspeções e certificação. Todos os hotéis do grupo devem aplicar esses padrões e serão auditados por especialistas operacionais da Accor ou por auditor de terceiros para receber a identificação. 

Sobre a unidade em Bauru, Wesley enumera algumas medidas: Disponibilizamos apenas 50% de nossa capacidade, adequamos uso de alguns EPIs, como avental de proteção, por exemplo. Após a saída do hóspede, respeitamos o prazo mínimo de 72 horas para que as camareiras entrem nos apartamentos, e enxovais estão sendo embalados individualmente, entre outras ações”.

Ainda, os colaboradores do Ibis Styles não ficaram de fora das mudanças. Toda a equipe passou por um treinamento específico para a retomada, orientado por um manual de reabertura. Tal manual foi feito pela matriz, Atrio Hotéis S/A, especializada no desenvolvimento, implantação e gerenciamento de hotéis de negócios e lazer.

“Nosso grupo criou um manual de reabertura super completo e atualizado, contando com a colaboração dos gerentes gerais de várias unidades abordando assuntos de várias áreas como Governança, Alimentos e Bebidas, Recepção e Marketing”, explica a gerente geral.

Ademais, para estarem de acordo com todas as normas, existe uma plataforma de treinamento on-line que permite um acompanhamento contínuo. 

Padrões de limpeza 

Ainda, para além dos novos cuidados, o espaço já mantinha um padrão rígido de higienização, seguindo as exigências da marca. Os enxovais, por exemplo, são sempre trocados após o check-out. Enquanto os apartamentos contam com piso frio, em vez de carpetes, e sua limpeza segue as diretrizes dos órgãos de saúde.

Contudo, o momento pede adaptações nos já existentes padrões de limpeza. Entre elas, destaca-se a substituição das arrumações diárias nos apartamentos para evitar a circulação de muitas pessoas no espaço. 

Apesar do estranhamento, Wesley explica que, caso a hospedagem dure mais de três dias, um novo apartamento limpo é oferecido. Além disso, alguns objetos estão sendo submetidos ao procedimento de esterilização com produtos sanitizantes recomendados pela ANVISA. 

“Temos o cuidado de embalar os controles após a sanitização, assim como as toalhas e enxovais extras. Após a higienização do quarto é utilizada a máquina de ozônio para contribuir com a desinfecção natural do apartamento”, acrescenta o supervisor. 

Confira todos os protocolos

Listamos abaixo medidas que já estão vigentes nos hotéis abertos da rede e que serão implementadas nas reaberturas dos demais. 

  • Adoção de novos protocolos de limpeza, principalmente na assepsia de banheiros e áreas de alta frequência de toque, com supervisão e acompanhamento sistemático;
  • Uso de novos equipamentos de proteção individual (EPI) pelos colaboradores; 
  • Bloqueio de segurança de até 72 horas após desocupação do apartamento, antes de ser liberado para ocupação de um novo cliente;
  • Revisão dos protocolos de lavagem de enxoval por nossas lavanderias;
  • Intensificação da limpeza e assepsia das áreas com grande frequência de uso e toque, como elevadores, maçanetas, corrimãos, mesas/superfícies e banheiros; 
  • Uso obrigatório de máscaras de proteção para clientes e colaboradores; 
  • Disponibilização de álcool em gel em pontos estratégicos do hotel;
  • Hóspedes e demais clientes têm disponíveis para compra máscaras e álcool em gel na recepção; 
  • Implementação de controle de filas na recepção e no restaurante;
  • Orientação para diminuição da capacidade de pessoas nos elevadores;
  • Aferição de temperatura de clientes e colaboradores para assegurar o bem estar de todos;
  • Redução do número de entradas de colaboradores nos apartamentos, sendo que a frequência de limpeza dos quartos foi reduzida para a cada 3 dias após o check-in;
  • Mudança dos procedimentos de check-in/check-out para diminuir o nível de contato com atendentes e objetos; 
  • Limpeza e esterilização de cartões chave, maquinetas de cartão de crédito e canetas; 
  • Designação de área especial para recebimento de entregas e deliveries
  • Implantação de sistema à la carte para o café da manhã e demais refeições, eliminando temporariamente o sistema de buffet; 
  • As refeições podem ser feitas no apartamento ou no próprio restaurante, respeitando-se o espaçamento entre as mesas e a legislação local;
  • Desenvolvimentos de cardápio reduzido privilegiando a utilização de fornecedores locais; 
  • Utilização de materiais descartáveis sempre que recomendável;
  • Intensificação dos cuidados em relação às boas práticas de manipulação de alimentos;
  • Acompanhamento do sistema de refrigeração com a aplicação de bactericidas e realização de laudos da qualidade do ar; 
  • Acompanhamento frequente da qualidade da água, garantindo os níveis de cloro adequados; 
  • Realização de análise físico-químico e bacteriológica de água;
  • Manutenção do sistema de água quente a 60 graus;
  • Troca dos elementos filtrantes da entrada de água do hotel e dos pontos de consumo (bebedouros, máquinas de café, máquinas de gelo etc.); 
  • Colaboradores treinados para lidar com a situação, tendo em mãos os principais contatos para suporte e orientação; 
  • Processo de higienização específica em casos de confirmação de COVID-19.

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Serviço 

Ibis Styles Bauru
Local: Av. Nações Unidas, 29-20
Telefone: (14) 4009-1111 ou (14) 99616-8874
Facebook: www.facebook.com/ibisstylesbauru
Instagram: @ibisstylesbauru

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