A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza a partir da próxima terça (14) uma série de apresentações ao vivo pela Internet com artistas locais. Sessenta músicos, cantores, atores, poetas, produtores audiovisuais e artistas plásticos foram selecionados por meio do edital do projeto “Viva a Cultura”, com objetivo de dar continuidade à difusão cultural na cidade nesse período de quarentena.

“Os artistas que dependem de público ao vivo foram uma das classes mais atingidas pela pandemia. A maioria está sem trabalho e cabe à da Secretaria de Cultura nesse momento encontrar formas de proporcionar oportunidades de essas pessoas exercerem sua profissão”, afirma o secretário de Cultura, Rick Ferreira.

As apresentações serão transmitidas pelo canal do YouTube da Secretaria Municipal de Cultura, sempre às terças e quintas-feiras, a partir das 18h. Em agosto, mês de aniversário da cidade, as performances também acontecerão aos finais de semana. A programação será divulgada semanalmente.

Apoio financeiro

Cada artista ou grupo receberá R$ 500,00 de cachê pelas apresentações de até 30 minutos. A captação e transmissão será de responsabilidade da Prefeitura. Os recursos para realização do projeto vêm da parceria da Prefeitura de Bauru com o Grupo Zopone, que manifestou interesse em patrocinar as “lives” através de edital público.

Os artistas tiveram uma semana para se inscrever no projeto e foram selecionados por uma comissão formada por agentes culturais da Secretaria Municipal de Cultura. Foram levados em conta critérios objetivos, como portfólio do artista, criatividade da proposta e originalidade.

Entre os selecionados estão compositores, cantores, intérpretes, DJs, bandas autorais e bandas-tributo, atores, contadores de histórias, grafiteiros e bailarinos, todos com atuação há pelo menos seis meses na vida cultural bauruense. A lista dos selecionados foi republicada no Diário Oficial de Bauru desta quinta-feira, 9/7.

Programação da semana

  • Terça-feira (14/07)

A programação começa na terça-feira (14), às 18h, com a apresentação musical do Projeto Junho. O duo formado por Isabel Balderramas e Gah Góes vai mostrar canções autorais, cada um  tocando até mais de dois instrumentos simultaneamente, no melhor estilo “one man show”.

Na sequência, a artista visual Gaúcha fará a criação de uma obra ao vivo no estilo grafite, com técnicas variadas envolvendo desde o clássico spray até pincel e tinta acrílica. Ao final, a obra será rifada e parte do valor será convertido em alimentos para projeto social.

Depois, é a vez de Julian Tatsuo apresentará ao violão e voz grandes hits da música internacional e clássicos de artistas como Elton John, Michael Jackson, Aldele, The Police, entre outros.

A cantora e compositora Manu Saggioro encerra a noite com o show do álbum “Clarões”, lançado no ano passado, com canções autorais e parcerias.

  • Quinta-feira  (16/07)

Na quinta (16), também a partir das 18h, quem abre a sequência de apresentações é trio comandado pelo contrabaixista Adriano Martins. Ele apresentará temas instrumentais que farão parte de seu primeiro álbum autoral.

Em seguida, a atriz Mariza Basso fará a leitura dramática do texto “O Menino e a Bacia”. A obra é do poeta bauruense Luiz Victor Martinello. Mariza utilizará o livro, pequenos adereços e objetos na dramatização.

A programação segue com o show de Genaro Magri, apresentando canções autorais do álbum “Isso Também Passa” ao violão e voz. E a noite se encerra com o pianista Paulo Maia trazendo o show “Projeto Jazzcob”, com releituras do compositor Jacob do Bandolin, em novos arranjos e improvisações ao piano.

As informações são da assessoria de comunicação da Prefeitura de Bauru.
Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Paula Borim
Carregar mais em Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Programação do Inova Bauru continua com atividades gratuitas neste mês de agosto

Inaugurado no dia 03 de agosto, o Inova Bauru, primeiro Espaço Municipal de Inovação da ci…