A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza a partir da próxima terça (14) uma série de apresentações ao vivo pela Internet com artistas locais. Sessenta músicos, cantores, atores, poetas, produtores audiovisuais e artistas plásticos foram selecionados por meio do edital do projeto “Viva a Cultura”, com objetivo de dar continuidade à difusão cultural na cidade nesse período de quarentena.

“Os artistas que dependem de público ao vivo foram uma das classes mais atingidas pela pandemia. A maioria está sem trabalho e cabe à da Secretaria de Cultura nesse momento encontrar formas de proporcionar oportunidades de essas pessoas exercerem sua profissão”, afirma o secretário de Cultura, Rick Ferreira.

As apresentações serão transmitidas pelo canal do YouTube da Secretaria Municipal de Cultura, sempre às terças e quintas-feiras, a partir das 18h. Em agosto, mês de aniversário da cidade, as performances também acontecerão aos finais de semana. A programação será divulgada semanalmente.

Apoio financeiro

Cada artista ou grupo receberá R$ 500,00 de cachê pelas apresentações de até 30 minutos. A captação e transmissão será de responsabilidade da Prefeitura. Os recursos para realização do projeto vêm da parceria da Prefeitura de Bauru com o Grupo Zopone, que manifestou interesse em patrocinar as “lives” através de edital público.

Os artistas tiveram uma semana para se inscrever no projeto e foram selecionados por uma comissão formada por agentes culturais da Secretaria Municipal de Cultura. Foram levados em conta critérios objetivos, como portfólio do artista, criatividade da proposta e originalidade.

Entre os selecionados estão compositores, cantores, intérpretes, DJs, bandas autorais e bandas-tributo, atores, contadores de histórias, grafiteiros e bailarinos, todos com atuação há pelo menos seis meses na vida cultural bauruense. A lista dos selecionados foi republicada no Diário Oficial de Bauru desta quinta-feira, 9/7.

Programação da semana

  • Terça-feira (14/07)

A programação começa na terça-feira (14), às 18h, com a apresentação musical do Projeto Junho. O duo formado por Isabel Balderramas e Gah Góes vai mostrar canções autorais, cada um  tocando até mais de dois instrumentos simultaneamente, no melhor estilo “one man show”.

Na sequência, a artista visual Gaúcha fará a criação de uma obra ao vivo no estilo grafite, com técnicas variadas envolvendo desde o clássico spray até pincel e tinta acrílica. Ao final, a obra será rifada e parte do valor será convertido em alimentos para projeto social.

Depois, é a vez de Julian Tatsuo apresentará ao violão e voz grandes hits da música internacional e clássicos de artistas como Elton John, Michael Jackson, Aldele, The Police, entre outros.

A cantora e compositora Manu Saggioro encerra a noite com o show do álbum “Clarões”, lançado no ano passado, com canções autorais e parcerias.

  • Quinta-feira  (16/07)

Na quinta (16), também a partir das 18h, quem abre a sequência de apresentações é trio comandado pelo contrabaixista Adriano Martins. Ele apresentará temas instrumentais que farão parte de seu primeiro álbum autoral.

Em seguida, a atriz Mariza Basso fará a leitura dramática do texto “O Menino e a Bacia”. A obra é do poeta bauruense Luiz Victor Martinello. Mariza utilizará o livro, pequenos adereços e objetos na dramatização.

A programação segue com o show de Genaro Magri, apresentando canções autorais do álbum “Isso Também Passa” ao violão e voz. E a noite se encerra com o pianista Paulo Maia trazendo o show “Projeto Jazzcob”, com releituras do compositor Jacob do Bandolin, em novos arranjos e improvisações ao piano.

As informações são da assessoria de comunicação da Prefeitura de Bauru.
Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Josiel Rusmont lança música ‘Eu Quero Ser Cerrado’ com clipe de cordel

O artista de Bauru, Josiel Rusmont, segue na exploração de diferentes vertentes artísticas…