Devido à pandemia do coronavírus, as aulas presenciais em todo o Brasil foram paralisadas. Dessa forma, as alternativas online e a distância têm sido uma forma de o ensino não parar. 

Sendo assim, o acesso à internet tornou-se necessário para que essas conexões possam ocorrer. Tendo isso em vista, o Cursinho Primeiro de Maio, vinculado à Unesp de Bauru, disponibilizará pacotes de internet a estudantes de escola pública de Bauru e região. 

A instituição foi contemplada pela campanha “4G para estudar” e até 200 estudantes receberão o acesso à internet por três meses. 

A iniciativa

Você sabia que, de acordo com o TIC Domicílios – índice que mapeia o acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação nos domicílios urbanos e rurais do país -, mais de um terço das casas brasileiras ainda não têm nenhuma forma de acesso à internet? 

Além disso, em 2017, o índice de residências sem acesso era ainda maior nas classes D e E, alcançando 70%. Dessa forma, o laboratório de ativismo Nossas idealizou a campanha “4G para estudar”. 

O público-alvo da iniciativa foram os alunos que tiveram a preparação para o Enem prejudicada devido à paralisação das aulas presenciais e à impossibilidade de estudar de forma online.

A campanha  bateu a última meta em julho e arrecadou 600 mil reais para a compra de pacotes de internet por três meses para 4625 alunos de 31 cursinhos populares de 10 estados do Brasil.  

Cursinho bauruense 

Assim, entre os cursinhos contemplados, destaca-se o Primeiro de Maio, vinculado à Unesp de Bauru. De acordo com a assessora da instituição, Camila Araújo, o coletivo “Nossas” disponibilizou um formulário para que os cursinhos interessados se inscrevessem. 

O Primeiro de Maio tem capacidade de oferecer a internet para 200 cursistas matriculados. No entanto, muitos desses estudantes já possuem acesso a uma boa internet. Desse modo, as vagas remanescentes serão ofertadas aos estudantes da rede pública de Bauru e região que prestarão vestibular este ano.  Os interessados devem solicitar o pacote de internet pelo formulário:  forms.gle/rZyZwwgLnoP6Pbi7A 

O Cursinho Primeiro de Maio, enquanto um projeto de extensão vinculado à universidade pública, tem o compromisso de atuar junto à comunidade e democratizar o acesso ao conhecimento. 

Serviço 

Cursinho Primeiro de Maio 

Local: Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube, 14-01 – Vargem Limpa
Telefone: (14) 3103-6000
Facebook: www.facebook.com/cursinhoprimeirodemaio
Instagram: @cursinhoprimeirodemaio/ 

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …