O Sesc Bauru deu início ao projeto “Cartografias Possíveis” que tem como objetivos fomentar o diálogo entre produtores e cidadãos, impulsionar a discussão sobre as estratégias culturais e sociais na cidade de Bauru e região. Além de promover um chamamento para o exercício coletivo e colaborativo de possibilidades para cenários posteriores à quarentena.

Dividido em etapas, o projeto pretende mapear as iniciativas e os agentes locais que atuam em ações artísticas, culturais, esportivas, sociais e de saúde. A pesquisa, primeira fase do projeto “Cartografias Possíveis”, irá colaborar para um mapeamento preliminar das iniciativas (individuais ou coletivas) que, atualmente, são desenvolvidas na região de Bauru, visando identificar possíveis realizações de interesse comum.

Com base nesse mapeamento, será articulada a realização de um Fórum temático dedicado a pensar a “Invenção de realidades socioculturais durante e após a Pandemia”. A intenção é que o fórum possa motivar a criação de novos espaços para a construção de propostas colaborativas, reforçando a composição de redes entre as iniciativas na cidade de Bauru e seu território.

Assim, o projeto pretende conhecer o que aproxima e distancia pessoas, grupos e coletivos que atuam em nosso território. O mapeamento irá destacar as interações que ainda não acontecem, mas que já habitam esse lugar em forma de potência. Sendo assim, uma cartografia dos possibilidades, na qual todos podem escutar e serem escutados.

Quem pode e como participar

Pessoas, coletivos e iniciativas que atuam em ações colaborativas, seja por meio de práticas educativas ou de pesquisas. Entre eles, estão: artesãos, artistas, profissionais da alimentação, assistência social, esporte, meio ambiente e saúde.

As pessoas envolvidas nessas iniciativas podem contribuir com a fase inicial do projeto respondendo a pesquisa online. Para responder a pesquisa, acesse o formulário clicando no link: bit.ly/cartografias_possiveis. O formulário estará disponível para preenchimento até o dia 7 de agosto. Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

+ Sesc Bauru na quarentena

Durante o distanciamento social, em que as unidades do Sesc no estado de São Paulo permanecem fechadas, um conjunto de iniciativas garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua.

Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita.

Programação do projeto Regionalidades

O projeto do Sesc Catanduva está sendo retransmitido pelo Sesc Bauru de 05 a 26 de agosto. Esse ano, as atividades são exclusivamente on-line, devido às medidas para evitar o contágio do novo coronavírus. A ideia do Regionalidades é a valorizar a cultura regional e sua divulgação por meio de linguagens culturais como a música e a literatura de cordel, disponibilizadas gratuitamente ao público por meio das redes sociais da unidade.

Uma das ações é o bate-papo entre artistas da música, ou como chamamos no interior, uma “roda de prosa”, costume típico de muitas regiões do Brasil que é resgatado na programação. Entretanto, dessa vez, em formato online, em uma plataforma digital que facilita o encontro e a troca de conhecimentos.

Acompanhe a programação do Projeto Regionalidades pelo Facebook do Sesc Bauru.

Confira a Programação

  • ERIK & CAIO

A dupla de irmãos Erik & Caio traz para esta apresentação um repertório que abrange grandes sucessos de duplas sertanejas também formadas por irmãos, como por exemplo: Tonico e Tinoco, Lourenço e Lourival, Chitãozinho e Xororó, Liu e Léo, entre outros. A formação do show será: Caio, viola, violão, acordeon e voz; Erik, violão e voz; Fransley, baixo.

Dia 12/8, quarta, às 20h30, no Facebook dos Sesc Catanduva e Sesc Bauru.

  • VOZES do SERTÃO

Naturais da região de Catanduva, o grupo VOZES DO SERTÃO com mais de 15 anos de estrada, trazem ao público o show “Velha Congonha”, no qual cantam e tocam grandes sucessos em homenagem às duplas Abel e Caim, Liu e Léu, Zico e Zeca e Vieira e Vieirinha, em um emocionante quarteto de vozes além de belos arranjos instrumentais. A formação do show será Ricardo Mota, voz e violão; Piovani, voz e baixo; Zé Bruno, voz e viola e Rafael, voz e violão.

Dia 19/8, quarta, às 20h30, Facebook dos Sesc Catanduva e Sesc Bauru.

  • CAIM e ZECA COLLARES

Bate-papo musical online com dois grandes representantes da música regional brasileira: Caim e Zeca Collares. Representante da música sertaneja raiz, Caim responde perguntas sobre a sua carreira, os festivais que participou, seus sucessos e muito mais. O músico Zeca Collares fala sobre a música regional brasileira, técnicas, afinações e arranjos de viola. Mediação feita pelo músico e historiador Thiago Righi.

Dia 26/8, quarta, às 20h30, na plataforma TEAMS com inscrições no link: bit.ly/InscriçãoCaimZecaCollares.

  • GRUPO CABRABÃO

Todos os integrantes do grupo Cabrabão – o Rafa, o Vine, a Maju e a Aline – diretamente de suas casas, contam histórias em cordel e cantam músicas de composição próprias que foram inspiradas nas culturas das regiões Sudeste,
Nordeste, Centro Oeste, Norte e Sul do Brasil.

De 4 a 25/8, terças, das 18h às 18h10. Facebook dos Sesc Catanduva e Sesc Bauru.

Sesc Digital

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação.

O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Saiba mais em: Sesc Digital.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Série Alma, de Juliana Alvarez, está em exposição em Bauru

De 17 de abril a 17 de maio, o Espaço Cultural Leônidas Simonetti recebe a série Alma. O t…