Em abril deste ano, o Social Bauru noticiou o trabalho de conscientização do Banco de Leite Humano de Bauru buscando novas doadoras. Com a pandemia do novo coronavírus, o local estava com um estoque suficiente para duas semanas, sendo que o ideal é para três meses.

A boa notícia é que este cenário mudou e, entre os meses de maio e junho, o Banco registrou um aumento de 50% no estoque de leite. Os estoques saltaram de 51 litros, doados em janeiro, para 84,5 litros de leite em maio. Já em junho, a quantidade subiu para 98,5 litros. Se comparado ao início do ano, Bauru teve aumento de 50% nas doações.

Entretanto, a comemoração é em dobro, já que o Banco de Leite Humano de Bauru completou 36 anos no dia 1° de agosto. Parte da equipe desde o começo, Maria Nereida Panichi é coordenadora do local e celebra a alta dos estoques.

“Já tivemos períodos de altas significativas no número de doações, com quantidades grandes de leite estocado, mas igual a que estamos vivendo agora, não. É uma vitória muito boa, em meio a tanta coisa ruim acontecendo, de tantas perdas e tantas famílias enlutadas, as mulheres continuam doando para ajudar outras famílias”, aponta.

Para fazer parte desta história

Toda mulher lactante, ou seja, em fase de amamentação é uma possível doadora. Para doar basta estar saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. A equipe do Banco de Leite cuida de todo o processo, desde a triagem e orientação da doadora, até a busca do leite coletado na residência da mulher e o armazenamento adequado.

Sobre as doações, a coordenadora ainda ressalta: “O importante é que as mulheres tenham em mente que elas vão doar o leite que sobrar, o excedente dos seus bebês, e pelo tempo que esse leite estiver excedendo. Muitas mulheres se envolvem nessa causa com vontade de ajudar, mas nem sempre elas vão ter essa quantidade excedente”, aponta Maria.

Programação do Agosto Dourado

Além da comemoração dos 36 anos do Banco de Leite Humano de Bauru, agosto é o mês escolhido para a conscientização do aleitamento materno. Sendo assim, o Agosto Dourado é um mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Por isso, a Prefeitura de Bauru, por meio do Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde, promove atividades gratuitas durante o mês de agosto.

A campanha busca incentivar o aleitamento e conscientizar sobre a importância do apoio familiar à mãe e à criança. O tema deste ano é “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável” e se concentra no impacto da alimentação infantil no meio ambiente, na mudança climática e no imperativo de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta e de seu povo.

Em Bauru, as atividades serão realizadas pelo Banco de Leite Humano e pelo Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (GAAME). Por conta da pandemia do coronavírus, as atividades serão de forma virtual e para participar, basta fazer a inscrição pelo link: forms.gle/218NLy1Cvdtg42in8.

  • Confira a programação:

    As atividades ocorrerão nos dias 05, 07, 10, 11, 12, 13 e 14 de agosto. Acompanhe pelo Facebook da Prefeitura de Bauru.

    05/08 – 19h30
    ABERTURA OFICIAL – Apresentação do tema
    Com Maria Nereida Panichi e Ana Moraes

    06/08 – 9h30
    Roda de mães: as alegrias e angustias da amamentação
    Com Maria Nereida Panichi, Rita Cristina Chaim, Celma Godoy Araújo e Carolina Daniel Montanhaur, Ariany Borges Carvalho e Maria Terezinha Mucheroni

    07/08 – 19h30
    Aspectos psicológicos da amamentação Celma Godoy Araujo e Carolina Daniel Montanhaur

    10/08 – 19h30
    Amamentação: uma janela de oportunidades
    Com Maria Nereida Panichi e Rita Cristina Chaim

    11/08 – 19h30
    Língua presa, até que ponto interfere na amamentação: mitos e verdades
    Com Maria Terezinha Mucheroni e Ariany Borges Carvalho

    12/08 – 19h30
    Chegamos aos 6 meses… e agora?
    Com Maria Nereida Panichi e Rita Cristina Chaim

    13/08 – 19:30
    Manejo da lactação: abordagem interdisciplinar
    Com Maria Nereida Panichi, Celma Godoy Araújo e Maria Terezinha Mucheroni

    14/08 – 19:30
    Cine GAAME: debate sobre o filme TIGERS
    Com Maria Nereida Panichi

Serviço
Banco de Leite Humano de Bauru
Endereço: Praça das Cerejeiras, 1-40, Vila Noemy (em frente ao Palácio das Cerejeiras, sede da Prefeitura)
Horário: de segunda à sexta-feira, das 07h às 19h
Telefone: 3226-3227

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…