Tá, eu sei que você pode não ter entendido termo “Astroturfing” e até foi dar um Google para sintonizar com o que eu estou falando. Mas fique tranquilo, porque até um tempo atrás eu também não sabia o que significava, embora visse ações deste tipo a todo momento e com uma crescente em algumas marcas/empresas que eu acompanho.

De acordo com uma matéria publicada no Observatório da Imprensa, Astroturfing consiste em dar a impressão de que algum produto, serviço ou pessoa tem prestígio público e grande aceitação. E como isso é feito? Pagando pessoas pra fingir todo esse apoio e aceitação.

Traduzindo pra nossa realidade, hoje tem virado prática comum esse tipo de “engajamento” aí pelas redes, inclusive no Instagram. Eu mesmo já abri posts de empresas com inúmeros comentários dos próprios funcionários elogiando o produto/serviço e algumas ações que dão na cara que rolou grana pra pessoa comentar.

Aí você me pergunta: O que isso impacta de ruim pra minha marca?

O fato de endossar um produto ou serviço com a famosa “prova real” fake (é até engraçado de dizer rsrsrs) não leva sua marca a concretizar resultados consideráveis dentro da rede social, uma vez que não será possível metrificar que tipo de público realmente foi impactado com o seu anúncio.

Outra coisa chata é que alguns comentários deste tipo vêm acompanhados das eternas “marcações” de pessoas/possíveis clientes. E aí que mora o perigo de perder seguidores e, consequentemente, potenciais clientes.

Assim, o que de fato precisamos fazer para gerar engajamento e vender é sempre ser o mais transparente possível e facilitar o caminho para gerar interações REAIS e valorosas pra sua marca.

E agora com tudo explicado por aqui, você acha que tem feito Astroturfing? Fica a reflexão…
Espero que tenha gostado do tema.
Este mês fico por aqui, até mais!

Confira mais textos da colunista: www.socialbauru.com.br/author/isabelagaspar.

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