Quem cresceu em Bauru antes dos anos 2000 sabe que muita coisa mudou na cidade. Com a expansão do município, novos comércios, lojas, restaurantes e shoppings aterrissaram por aqui. Entre eles, um dos mais esperados, principalmente pela criançada: a famosa lanchonete fast food do palhaço vermelho e amarelo.

Contudo, antes disso, quem gostava do lanche tinha que se virar para consegui-lo. O bauruense Nélio Lima Daniel Junior, por exemplo, relembra da ansiedade envolvida quando seu pai retornava de São Paulo, já que sempre vinha acompanhado do tão esperado lanche. 

Os anos passaram, mas a lembrança afetiva relacionada ao hambúrguer se manteve muito viva dentro de Nélio. Tanto que, em julho deste ano, inaugurou o Nellito’s Burger, uma hamburgueria especializada em ultra smashed burger que alcança seu principal objetivo: resgatar o gostinho de infância. 

ultra smashed burguer - Nellitos's Burguer Bauru
Não para menos, a imagem escolhida para ilustrar o restaurante é uma foto do proprietário ainda criança. “Escolhi uma imagem do baú de fotos da minha mãe, e na idade que eu tinha nessa foto, meu pai trazia de São Paulo os cheeseburger do Mc Donald’s para mim”, relembra. 

Paixão pelo prato 

Apaixonado desde de sempre por lanches, Nélio relembra que começou sua carreira no ramo de eventos muito jovem, o que permitiu que viajasse para muitos lugares. “Eu gostava de ficar indo atrás de comer os melhores lanches. Ficava vendo o ranking dos top 10 melhores lanches de São Paulo e, por curiosidade, ia provar”, conta

Assim, em 2016, apostou em um projeto em sua própria casa, no qual atendia o público com hambúrgueres grelhados na churrasqueira. No entanto, na época também administrava uma empresa de eventos, o que o forçou a descontinuar a empreitada.  

Foi apenas no ano passado que, por acaso, provou uma receita que fez seus olhos brilharem. Ao visitar a hamburgueria Patties, em São Paulo, conheceu o formato de lanches ultra smashed, um novo estilo de preparar o hambúrguer, no qual a carne é tão prensada que fica bem fininha e extremamente crocante. 

Eu vi que o restaurante tinha fila dobrando esquina e pensei que teria algo de bom. Quando eu provei, estava igual ao McDonald’s que eu comia quando era moleque, que meu pai trazia”, pontua. 

Frutos da pandemia 

Somado à receita perfeita, a eclosão da crise causada pelo coronavírus causou a paralisação do setor de eventos, ao qual Nélio faz parte. Isso acelerou o plano de inaugurar sua própria hamburgueria aqui na cidade. 

“Eu voltei para Bauru e chegou uma hora que eu estava há três meses parado aqui em casa, esperando a volta do show business. Quando eu vi que não adiantava, decidi voltar, arregaçar as mangas e virar o jogo. A pandemia veio pra mostrar que, por mais estável que você possa estar, tudo pode mudar. Então, a gente tem que se reinventar, não pode ficar parado”, explica

Assim, principalmente por conta das restrições de público nos estabelecimentos, Nélio optou pelo formato de dark kitchen. O termo significa que a hamburgueria atuará apenas com delivery, inclusive, sem opção de retirada. Sendo assim, já que o público não frequentará o espaço, não haverá acesso à cozinha; por isso, o conceito de “cozinha às escuras”, na tradução livre da expressão. 

Hambúrguer prensado 

Inaugurado no mês passado, o Nellito’s tem todos os lanches com dois hambúrgueres de 40 gramas no formato ultra smashed burger. De acordo com Nélio, essa configuração altera totalmente o sabor, devido à crocância da carne. 

“Colocamos manteiga clarificada na chapa, colocamos a ‘bolinha’ de carne e depois a prensamos, então, forma uma crostinha muito interessante. Além disso, como a carne é bem esmagada, acaba ficando com bastante espaçamento, aí o queijo derrete e preenche ela, deixando-a bem saborosa”, detalha. 

Ainda, o proprietário do espaço pontua que optou por um cardápio mais reduzido, para que o público pudesse provar todos os sabores. Inclusive, como o sistema de prensar a carne deixa o hambúrguer mais enxuto, sua recomendação é que os clientes peçam mais de um lanche. Até por isso, manteve os valores das cinco opções entre R$13 e R$16 reais.

  • Chesseburger: Pão quentinho, dois ultra smashed de 40g cada e queijo especial;

ultra smashed burguer - Nellitos's Burguer Bauru

  • Original: Pão quentinho, dois ultra smashed de 40g cada, queijo especial, picles, cebola, ketchup e mostarda;

ultra smashed burguer - Nellitos's Burguer Bauru

  • Cheesesalada: Pão quentinho, dois ultra smashed de 40g cada, queijo especial, cebola, alface e molho especial;

  • Cheesebacon: Pão quentinho, dois ultra smashed de 40g cada, queijo especial, ketchup rústico e bacon crocante.

Todas as versões, com exceção do chessebacon, também estão disponíveis na versão vegetariana, com hambúrgueres da Fazenda do Futuro. O cardápio completo e os pedidos podem ser feitos aqui: www.goomer.app/nellitosburger/menu.

Futuro promissor

Recém-inaugurada, a hamburgueria já se mostra próspera. Nélio conta que, graças a sua ocupação anterior, possui contatos em várias partes do país, que, por sinal, interessaram-se pela proposta da hamburgueria. 

“Eu acabei fazendo amizades pelo Brasil todo, então, tenho vários amigos querendo abrir um Nellito’s, cada um em sua cidade, o que está me motivando muito”, celebra. 

Além disso, a empreitada continua fazendo seu coração bater mais forte pois o lanche tem se mostrado um novo vínculo entre as famílias bauruenses. Especialmente neste momento, em que muitas pessoas que moram fora da cidade tiveram que retornar por conta da pandemia. 

“Eu recebi muitas mensagens de famílias e até amigos meus, falando que o lanche relembrou a época em que seus pais também traziam lanche de São Paulo. Então, o Nellito’s virou uma reconexão. Eles se juntaram em suas casas de novo, e estavam fazendo o que faziam há 15, 20 anos atrás”, finaliza Nélio, orgulhoso. 

ultra smashed burguer - Nellitos's Burguer Bauru

Serviço 

Nellito’s Burger 

Facebook: www.facebook.com/nellitosburger
Instagram: @nellitosburger
Cardápio e pedidos: www.goomer.app/nellitosburger/menu

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com novo método de avaliação, Prêmio Impera 2024 abre inscrições para estabelecimentos da região

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Impera de Gastronomia, evento que c…