Você sabia que um psicólogo pode trabalhar na área esportiva, escolar, hospitalar, de trânsito, jurídica, e até de neurociência? Sua atuação, assim como muitos outros profissionais, vem mudando e se expandindo significativamente ao longo dos anos. 

Isso ocorre porque estamos compreendendo a importância desse campo que zela pelas questões humanas. No entanto, para isso, é necessário que esses psicólogos busquem especializações nos ramos em que desejam atuar, para além da graduação. 

Pensando em facilitar o acesso de profissionais bauruenses a esse tipo de capacitação, as psicólogas Carmen Maria Bueno Neme e Cristiane Araújo Dameto se uniram na fundação do Instituto Ampliatta.  

Com cursos acessíveis, o centro especializado tem como objetivo contribuir com a qualificação, a formação e a prática do psicólogo e de seus parceiros profissionais. 

Fugindo à regra

Cristiane conta que seu encontro com Carmem, também conhecida como Pilé – que é doutora e livre-docente na área da Psicologia Clínica -, ocorreu há vários anos, por conta da eventos e iniciativas ligados à saúde mental pública em Bauru.

Posteriormente, surgiu a oportunidade de Cristiane ser orientanda de Pilé no mestrado que cursou na UNESP, dando início a uma próspera parceria. Com a convivência, as duas psicólogas, que compartilham a pela paixão pela docência, viram nessa afinidade uma oportunidade de preencher uma lacuna na cidade: a de capacitar profissionais da área de Psicologia de maneira acessível. 

“Eu fiz a minha especialização em Campinas, e a Pilé fez a dela em São Paulo. Então, nós percebíamos que não existia uma oferta de cursos, de formação, depois de especialização, aqui em Bauru e região. Como sempre gostamos de dar aula, acabamos trazendo para cá formações nas áreas em que temos especialidade”, pontua Cristiane. 

Dessa forma, em 1995, passaram a lecionar cursos de especialização. No entanto, foi apenas em 2005, com a aposentadoria de Pilé, que as psicólogas viram a oportunidade de consolidar o projeto, dando origem ao Instituto Ampliatta, que, como o próprio nome já diz – em tradução do latim – visa a “ampliação” do conhecimento.

Atuação do Instituto

Apesar de não ser obrigatório, Cristiane destaca que é importante que psicólogos obtenham a especialização. “Ele [o curso] é interessante para ter um domínio e conhecimento maior de uma determinada área para atuar. Isso é válido também para quem deseja prestar concurso, porque conta pontos”, explica.  

Dessa forma, o Instituto oferece cursos de especialização, que têm o reconhecimento do MEC, voltados exclusivamente para profissionais da área já formados. Além disso, também oferta cursos de formação, extensão e atualização, voltados tanto para alunos quanto para profissionais. 

Ainda, Cristiane, que tem formação em psicanalítica, e Pilé, especialista em fenomenologia, seguem lecionando. Porém, isso não significa que essas são as únicas linhas das aulas; muito pelo contrário.  

“Nós temos professores convidados – todos com especialização, mestrado e/ou doutorado. Então, por exemplo, temos a especialização em Psicoterapia Breve, que tem a base psicanalítica, mas tem módulos com professores especialistas em outras abordagens também”, pontua a administradora do instituto. 

Novas turmas a distância

Todos os cursos possuem apenas uma aula no mês, aos sábados, e a carga horária é complementada com atividades e materiais. No entanto, com a pandemia, o formato de ensino teve que ser adaptado.

Por isso, em setembro, iniciam novas turmas de cinco cursos; três de especialização e dois de extensão, no formato online

“Os cursos de especialização vão até fevereiro com aulas online. Vamos puxar o conteúdo mais teórico nesse primeiro momento e deixar o conteúdo mais prático e técnico para um segundo momento que, se der tudo certo, será presencial. Os de extensão, que são muito bons para que os estudantes conheçam mais sobre as diversas áreas, também começarão em setembro e vão até fevereiro, exclusivamente com aulas online”, explica Cristiane. 

Por fim, Cristiane reflete sobre a relevância do Instituto para profissionais da região: “Vemos que existe uma demanda grande em busca dessas especializações e também uma carência de pessoas formadas nessas áreas. São cursos de campos que se abriram muito, e buscar capacitar-se é uma ótima aposta para profissionais da área destacarem-se”, finaliza. 

publieditorial

Serviço 

Instituto Ampliatta 

Local: R. Dr. Fuas de Mattos Sabino, 12 – Jardim America
Telefone: (14) 3011-1259/(14) 3879-6739
Site: www.ampliatta.com.br/
Facebook: www.facebook.com/ampliatta
Instagram: @ampliatta_bauru

Instituto Ampliatta – Registrado no CRP/06 sob n. 4535/J. Especialistas: Dra. Carmen Maria Bueno Neme – Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta (CRP 06/2577) e Ms. Cristiane Araújo Dameto – Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta (CRP: 06/43697). 

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Paula Borim
Carregar mais em Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Empresa bauruense destaca-se como uma das 10 maiores gestoras de energia do Brasil

A energia está presente na casa e nos estabelecimentos de grande parte dos brasileiros. Se…