A “Feira USP e as Profissões” é um dos maiores e mais tradicionais eventos da Universidade de São Paulo na área de extensão e relacionamento com a sociedade. Há 19 anos vem sendo marcada por uma intensa participação de jovens em busca do futuro profissional.

A cada edição, o público tem contato com professores e pesquisadores, além de estudantes universitários, possibilitando conhecer de perto os cursos e carreiras, tirar dúvidas e ampliar horizontes. Também são oferecidas atividades culturais, exibições de acervos, orientação vocacional e informações de políticas de acesso e permanência estudantil.

Em 2019, mais de 100 mil jovens participaram das duas edições anuais do evento – uma na capital e outra em um dos campi do interior do Estado – em uma ação de democratização do ensino público e de redução da evasão escolar. Diante da atual pandemia de Covid-19, a Universidade se viu diante do desafio de preparar um evento com os mesmos conteúdos, porém de forma digital.

Formato digital da feira de profissões

Por não ser presencial, a Feira USP e as Profissões deste ano ocorrerá em edição única, abrangendo todos os campi da USP. Nos dias 3 e 4 de setembro, todas as unidades de ensino e pesquisa, museus e institutos estarão compondo uma programação dinâmica e interativa.

Serão lives, bate-papos, vídeos exclusivos e conteúdos culturais, sempre oferecendo ao público informações e atividades elaboradas pelas equipes de seus 142 cursos, em oito campi, além dos museus e órgãos de cultura.

A participação no evento é totalmente gratuita e não demanda inscrições prévias, bastando acessar o site uspprofissoes.usp.br.

Atingindo mais alunos

Para a professora Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, trata-se de uma oportunidade de ampliar o alcance da feira e democratizar ainda mais seus conteúdos. “Se já existe uma grande procura pelas nossas feiras na versão presencial, imaginamos que a edição digital vai possibilitar que um público bem maior possa acessar nosso evento, uma vez que eliminam-se os custos e as dificuldades logísticas de deslocamento. Isso nos permite dialogar com estudantes de todo o Brasil, e até mesmo de fora, o que é de suma importância para uma universidade pública, gratuita e de excelência como é a USP”, afirma.

A pró-reitora ressalta ainda o trabalho da equipe e das unidades de ensino para garantir a qualidade e o dinamismo da Feira. “Não se trata apenas de um mero site com textos e vídeos. Todo o conteúdo está sendo montado de forma específica para o evento, com uma grande quantidade de horas de transmissões ao vivo, interações, vídeos e atividades produzidos exclusivamente para esta edição”, ressalta.

Confira algumas atividades da Feira USP e as Profissões

  • “Os bastidores das Ciências do Mar: curiosidades biológicas e experiências” – palestra;
  • “A arte no preparo de medicamentos: o papel da farmacotécnica e nanotecnologia” – palestra;
  • “Energia, mudanças climáticas e gestão” – palestra;
  • “Experiências matemáticas” – palestra;
  • “A carreira do internacionalista – palestra”

Assim, a programação completa de todas as áreas estará disponível no site a partir do dia 3 de setembro. As atividades culturais também estarão contempladas. Os participantes poderão fazer um passeio virtual no Parque CienTec, incluindo planetário e trilha ecológica.

Haverá Preparação Vocal com Coralusp e um programa de exposições do Museu do Ipiranga. E ainda bate-papos sobre música com a Osusp, entre diversas outras atrações.

Por fim, entre as atrações mais procuradas nas edições anteriores, o “Show da Física” e a Orientação Vocacional do Instituto de Psicologia (IP) da USP também estarão na edição digital. O primeiro traz experimentos lúdicos há mais de 25 anos de forma descomplicada para os estudantes. Já a orientação vocacional terá estande virtual próprio para auxiliar os jovens na procura de sua profissão.

Serviço

Feira USP e as Profissões 2020 – Edição Digital
Data: 3 e 4 de setembro de 2020, das 10h às 16h
Site: uspprofissoes.usp.br
Evento on-line gratuito, sem necessidade de inscrição

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Colégio Chaminade em Bauru abre concurso de bolsa para o Ensino Médio

A educação constitui-se como uma das mais poderosas ferramentas para transformar o mundo e…