No final de 2019, a Secretaria de Saúde de Bauru inaugurou a Casa da Mulher. Você talvez até tenha notado a nova fachada do espaço, que fica na quadra 27 da Nações, mas sabe ao certo quais são os serviços oferecidos lá? 

Como o próprio nome sugere, é um centro especializado na área da saúde feminina, ou seja, reúne todos os serviços destinados às mulheres em um só lugar. Assim, seu principal objetivo é agilizar e ampliar a oferta de assistência médica para esse público. 

Inclusive, a iniciativa tem se mostrado um grande sucesso. Apesar de só ter ganhado sua sede própria no ano passado, a Casa da Mulher está em funcionamento desde 2018. Dessa forma, de acordo com a Diretora das Unidades de Referência, Lucila Bacci, nesse período já foram realizados mais 30 mil atendimentos, procedimentos e exames pelo espaço

Reunimos cinco fatos sobre a Casa da Mulher e seus serviços que todas as bauruenses precisam conhecer. Confira: 

1. Cuidado especializado para mulheres

Você sabia que até pouco tempo atrás, a saúde da mulher não era parte das políticas nacionais de saúde? E, no início, limitava-se a abordar questões relacionadas à gestação e ao parto. 

Felizmente, após 1983, esse panorama mudou, já que o Ministério da Saúde expandiu sua atuação. Assim, foram incluídas pautas relacionadas à promoção da melhoria das condições de vida e da saúde das brasileiras por meio de ações que ampliam o acesso aos serviços prevenção, assistência e recuperação da saúde. 

No caso de Bauru, Lucila pontua que a Casa da Mulher é um projeto do atual governo municipal. A iniciativa baseou-se nas Políticas Públicas criadas para atendimento às mulheres. 

Assim, a Secretaria de Saúde apresentou a proposta de oferecer um conjunto de serviços e procedimentos especializados para atender às diversas demandas das mulheres bauruenses. 

“Destacamos que a finalidade não é de centralizar os serviços hoje ofertados em toda a Rede Municipal de Saúde, mas sim criar uma porta que possa ampliar o acesso das mulheres nas suas diversas necessidades de saúde”, frisa a Diretora das Unidades de Referência.

2. Agendamento facilitado 

Todas as vagas ofertadas pela Casa da Mulher são agendadas pelos serviços de saúde da Rede Municipal (Unidades Básicas e outros serviços de referências), via Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde – CROSS

Esse sistema monitora a disponibilidade de vagas em atendimento especializado e de leitos, tornando mais ágil a marcação de consultas e exames, por exemplo. No entanto, no caso de atendimento de mulheres em situação de violência a Unidade também atua nos atendimentos espontâneos

3. Atenção à acessibilidade

Pensando em universalizar o acesso para, de fato, todas as mulheres, o espaço conta com uma cadeira adaptada para o atendimento inclusivo de pacientes com deficiência ou mobilidade reduzida. 

Assim, disponibiliza, com livre demanda, atendimentos como coleta de papanicolau e avaliação de mamas. 

4. Atendimento a vítimas de violência 

Ainda, para mulheres em situação de violência, a Casa da Mulher presta acolhimento humanizado. Isso inclui assistência médica ginecológica, enfermagem, psicológica, social e jurídica.

Assim, oferece protocolo pós exposição, com testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, além de ofertar contracepção de emergência, se necessário. Também encaminha as vítimas de violência de acordo com a necessidade às unidades de Pronto Atendimento, Maternidade Santa Isabel, Centro de Referência em Moléstias Infecciosas (CRMI) e outros.

Além disso, os profissionais do espaço auxiliam vítimas que necessitam abrigamento e/ou medidas protetivas. Todos esses serviços são oferecidos em conjunto com a Secretaria de Bem Estar Social (SEBES) e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

A Casa da Mulher também oferta atendimentos presenciais por advogadas inscritas na iniciativa OAB POR ELAS, com objetivo de realizar orientação jurídica para as mulheres em situação de violência.

5. Confira todos os serviços oferecidos

    • Planejamento familiar

Grupo de orientações com equipe multidisciplinar e interdisciplinar abordando temas como métodos contraceptivos reversíveis e irreversíveis – eficácia, efeitos colaterais, contraindicações, esclarecimento dos procedimentos, quebra de mitos e orientações gerais; avalia as usuárias quanto à implantação de Dispositivo Intra Uterino (DIU); aconselhamento com equipe multidisciplinar nos casos de métodos contraceptivos irreversíveis; atuar como referência aos encaminhamentos das UBS / USF; atua junto ao público adolescente de acordo com indicadores de saúde por território, quanto ao aconselhamento referente a saúde sexual do adolescente; prevenção da gravidez na adolescência e infecções sexualmente transmissíveis.
    • Gestação de alto risco

 Atenção obstétrica de alto risco, através do acompanhamento do pré-natal qualificado e humanizado com equipe especializada; grupo de gestantes com orientações de equipe multidisciplinar abordando temas como modificações que ocorrem no organismo da mulher durante a gestação e cuidados nessa fase, exames complementares durante o pré-natal, o risco do uso de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, alimentação saudável, hipertensão, diabetes mellitus e gestacional, eventos específicos da gestação, sinais de parto, emergências obstétricas, procedimentos necessários para internação, cuidados com o bebê, aleitamento materno, direito e acesso ao benefício salário-maternidade. Ações conjuntas com a Coordenação da Saúde da Mulher e da Saúde Criança.Realizar exames de cardiotocografia para contribuir no diagnóstico da gestante de risco habitual com agendamento prévio via UBS/ USF.
  • Endocrinologia para gestação de risco habitual e alto risco

Consultas médicas para avaliação especializada às mulheres gestantes da Rede Municipal de Saúde conforme protocolo de referência e contra-referência estabelecido entre o serviço e Unidades Básicas de Saúde. Encontros com médicos da rede básica para capacitação e troca de experiências.
  • Serviço de nutrição

Consultas e orientações nutricionais com enfoque em alimentação saudável para gestantes de alto risco. (Média de consultas ofertadas por mês: 33).  
  • Serviço de ultrassonografia e mamografia

Oferta de ultrassom obstétrico para gestantes de risco habitual de Bauru, encaminhadas pelas UBS/USF e oferta de ultrassons especiais para as gestantes em acompanhamento no ambulatório de Gestação de Alto Risco (Translucência nucal -TN, Morfológico e Doppler).  Oferta de mamografias para mulheres encaminhadas pela Rede Municipal de Saúde, de acordo com avaliações clínicias e em conformidade com o protocolo Ministerial de Rastreamento
  • Saúde ginecológica e saúde ginecológica da mulher com deficiência

Coleta de papanicolau e avaliação de mamas executados pelas enfermeiras do serviço – segundas e quartas-feiras – das 14 as 16 hs – livre demanda. Coleta de papanicolau e avaliação de mamas para mulheres com deficiência física executados pelas enfermeiras do serviço – quartas-feiras – das 14 as 16 hs – livre demanda. Ambulatório de Avaliação de Cirurgias Ginecológicas referenciadas pela Rede Municipal de Saúde via CROSS e oferta de agenda para atendimento ginecológico com estrutura adaptada para atendimento às Mulheres com Deficiência
  • Cirurgia ginecológica

 Atendimento ambulatorial na especialidade de cirurgia ginecológica com avaliação dos casos identificados e encaminhados pelas UBS/USF, com posterior encaminhamento aos serviços hospitalares quando necessário procedimento cirúrgico.
  • Testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites para mulheres

Disponíveis às segundas e quartas-feiras, das 13 às 16 hs.
  • Palestras educativas

Voltadas para mulheres e adolescentes na Casa da Mulher e atividades extra-murais nas escolas, trabalhando temas como métodos contraceptivos, saúde da mulher, saúde do adolescente, Infecções Sexualmente Transmissíveis.
  • Exames de mamografias

Direcionados às mulheres da Rede Municipal de Saúde, em especial das que se enquadram na faixa etária de rastreamento de 50 à 69 anos;
  • Orientação Jurídica

Parceria realizada com OAB por ELAS, viabilizando a orientação jurídica às mulheres assistidas na CASA DA MULHER.
  • Atenção à saúde das mulheres em situação de violência

  • Atenção Saúde Bucal; 

A Unidade ainda está em processo de implementação da linha de cuidado em mastologia, que deverá funcionar em conjunto com a Rede de Atenção Primária à Saúde, Centro de Diagnóstico e Serviço de Orientação e Prevenção ao Câncer.

Cuidados na pandemia

De acordo com Lucilla, neste período que requer distanciamento social, os atendimentos foram mantidos. Contudo, estão sendo realizados com horário previamente agendado, a fim de garantir o distanciamento entre usuários durante todo o tempo de sua permanência na Unidade. 

Em relação aos atendimentos relacionados às mulheres em situação de violência, não houve nenhum tipo de modificação. Assim, continuará sendo possível o agendamento pelos serviços da Rede de Saúde e Rede de Proteção, bem como de maneira espontânea. 

Lucila, por fim, pontua sobre a importância de espaços como este em Bauru: “A equipe da Casa da Mulher, em conjunto com os diversos serviços da Rede, tem a missão de discutir as Políticas Públicas que vão ao encontro das necessidades de saúde da mulher no município. Podendo inclusive apontar necessidade de implantação de novos serviços, bem como rever ações já executadas a fim de garantir o melhor atendimento e de maneira humanizada a todas”, finaliza. 

Serviço 

Casa da Mulher 

Local: Avenida Nações Unidas 27-28, Jd. Panorama
Horário de funcionamento: das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira
Telefone:  (14) 3104-1468/ (14) 3234-3968

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …