Muitas vezes, o sonho de tocar um instrumento musical precisa ser adiado, ou por falta de orçamento ou pela dificuldade de encontrar aulas acessíveis. No entanto, os pais de Bauru terão a oportunidade de inscrever seus filhos em cursos gratuitos graças à iniciativa do Projeto Guri

O projeto oferece 29 vagas para aulas gratuitas de clarinete, flauta transversal, iniciação musical, percussão, saxofone, trompa, trompete, viola, violino e violoncelo. As inscrições podem ser feitas online, neste link, e vão até o dia 30 de setembro. 

Após inscrito, a coordenação do polo escolhido entrará em contato com o responsável, confirmará a matrícula no curso indicado e fornecerá instruções para o envio dos documentos.

Podem participar crianças e adolescentes de 6 a 18 anos incompletos, que estejam regularmente matriculados na escola. Além disso, não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem possuir instrumentos ou realizar testes seletivos.

Retorno presencial 

O início das aulas presenciais está previsto para o dia 7 de outubro, conforme calendário proposto pelo governo no Plano São Paulo. Porém, isso só ocorrerá se todas as regiões do Estado se encontrarem na fase amarela nos 28 dias que antecedem essa data.

A volta às aulas presenciais também terá que ser autorizada pelo poder público de cada cidade. Dessa forma, quando ocorrer, o retorno será realizado de forma gradual e em cinco fases, a fim de estabelecer o distanciamento mínimo de 2 metros entre alunos/alunas e educadores/educadoras.

Cada polo trabalhará com, no máximo, quatro cursos. As primeiras turmas convidadas a voltar aos polos serão, de preferência, as de nível avançado, em seguida as de nível intermediário e por fim as turmas iniciantes. Os primeiros cursos que devem retornar são: percussão, teclas (teclado, acordeom, piano), cordas dedilhadas e luteria.

Já os polos que contam com outras formações, poderão iniciar por outros cursos. Os demais cursos não contemplados para o retorno continuarão a receber atividades enviadas pelos educadores e educadoras por meio do WhatsApp.

Ainda, todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, visando a saúde e o bem-estar de todos os envolvidos. Você pode conferir todos os cuidados que o projeto está tomando aqui, no Protocolo de Retorno das Atividades Presenciais.

Sobre o Projeto Guri

Com mais de 500 vagas ofertadas em 17 cidades do centro-oeste paulista, o projeto é mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Assim, é considerado o maior programa sociocultural brasileiro. 

Ele oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos.

Mais de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo.

Serviço

Projeto Guri oferece aulas de música gratuita 

Inscrições: www.projetoguri.org.br/matricula2020/
Endereço: Rua Anhanguera, 5-60, Higienópolis, Bauru/SP
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 13h30 às 18h30
Telefone: (14) 3239-6709

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Tarsila Prado destaca borboletas de todas as cores na exposição ‘Divina Transformação’

Símbolo de beleza e mudança, borboletas de várias cores e tamanhos podem ser apreciadas de…