Na última semana, a notícia sobre a possível existência de vida em Vênus agitou o meio astronômico. Apesar de estar longe do estereótipo de um alienígena, a detecção de quantidades expressivas de fosfina na atmosfera do planeta reacendeu o debate.

Isso, porque, até onde se sabe, essas moléculas são produzidas apenas em laboratório ou são resultado do metabolismo de seres vivos aqui da Terra. 

Contudo, é importante levar em consideração que, por conta de um efeito estufa massivo, a superfície de Vênus é quente demais para a vida como conhecemos, com uma temperatura de 400 °C.

No entanto, nas camadas superiores, onde foi detectada a fosfina, as temperaturas são mais amenas, entre 20ºC e 30ºC. Como isso é possível? Afinal, como e por que Vênus se tornou tão quente? E efeito estufa venusiano pode estar se repetindo aqui na Terra? E o que isso pode ter a ver com a vida microbiana na atmosfera do planeta?

Esses são os temas da live “Bate-papo astronômico – Atmosfera de Vênus e mudanças climáticas“, realizada pelo Observatório de Astronomia de Bauru. O evento será realizado nesta quarta (23), às 19h, pelo canal do Observatório no YouTube

Participará da live o meteorologista Luiz Felippe Gozzo, mestre e doutor em ciências atmosféricas pela Universidade de São Paulo (USP), professor do curso de Meteorologia da FC-UNESP de Bauru e pesquisador associado ao IPMET. 

O profissional possui atuação nas áreas de climatologia, meteorologia dinâmica e sinótica. Ainda, a mediação será feita pela monitora e educadora Mariella Patti.

Eventos online

O Observatório de Astronomia lançou seu canal no Youtube no final de julho. O objetivo da iniciativa é educar e divulgar a Astronomia por meio da troca de conhecimentos e comunicação de igual pra igual. 

As lives não serão no tradicional formato de palestras, pelo contrário! A intenção é oferecer ao público um bate-papo interativo e divertido. Por isso, pedem que os participantes dos encontros façam perguntas e conversem entre si no chat. Também vale mandar dúvidas e questões pelas redes sociais do Observatório nos dias que antecedem o evento. 

Para não perder a live desta quarta, basta acionar o lembrete pelo seguinte link: youtu.be/x17YoLf-TwU

Serviço 

Live “Bate-papo astronômico – Atmosfera de Vênus e mudanças climáticas”

Data: 23 de setembro, às 19h
Link:
 www.youtube.com/observatoriodidaticodeastronomiaunespbauru
Site: www.observatoriobauru.com.br
Facebook: www.facebook.com/obsbauru
Instagram: @obsbauru

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Tarsila Prado destaca borboletas de todas as cores na exposição ‘Divina Transformação’

Símbolo de beleza e mudança, borboletas de várias cores e tamanhos podem ser apreciadas de…