Há anos, os pets já fazem parte de muitas famílias brasileiras, sendo considerados verdadeiros membros devido ao carinho trocado. De acordo com o IBGE, em 2018, havia 139,3 milhões de animais de estimação no Brasil, que vão desde cães e gatos até peixes e aves. 

Responsáveis por partilhar um amor incondicional pelos humanos, os pets ganharam muito espaço na nossa rotina. Todos esses “mimos” também foram responsáveis pelo aumento de sua expectativa de vida, que dobrou nos últimos 30 anos

À frente da clínica veterinária Pet Hero Animal Care as médicas veterinárias Lúcia Giglio Veltri Stamato e Isabella de Barros Barboza, explicam que isso é decorrente da intensificação de cuidados e atenção à rotina dos animais. 

“Antes, o animal vivia no quintal e, se ficava quieto, parava de comer, tudo era porque estava ‘velhinho’. No entanto, nem humanos morrem de velhice, e sim de complicações decorrentes da idade. Por isso, é importante que os tutores façam esse acompanhamento”, complementa Lucia

Com isso, os serviços relacionados a eles também crescem, uma vez que há a necessidade de resguardá-los de quaisquer doenças ou complicações de saúde.

A Pet Hero funciona dentro do mesmo prédio da Cobasi há dois anos, atendendo animais domésticos e silvestres. Entre os serviços estão consultas, clínica geral, vacinas e até cirurgias.

Conversamos com as médicas veterinárias para conhecer um pouco mais sobre a importância de manter a saúde dos pets em dia e com um profissional de confiança. O resultado você pode conferir a seguir. 

Especialistas para todos os casos 

Você sabia que, similar à medicina humana, a veterinária também possui inúmeras especialidades? Isabella, por exemplo, é especialista em oftalmologia, e Lucia, em clínica cirúrgica e acupuntura. 

Assim, elas realizam tanto o atendimento referente à clínica geral quanto às especialidades. Contudo, para oferecer um serviço completo, trabalham em parceria com outros veterinários especialistas, como: 

  • Acupunturista
  • Oftalmologista;
  • Cardiologista;
  • Anestesista;
  • Animais exóticos e silvestres;
  • Ultrassonografista;
  • Endoscopista;
  • Oncologista;
  • Neurologista;
  • Raio-x;
  • Fisioterapia;
  • Dermatologia;
  • Terapia integrativa (ozonioterapia e laser).

“Preferimos não dar andamento em casos muito graves ou específicos. Por isso, fazemos um diagnóstico inicial para conseguir encaminhar para um especialista. Temos pacientes que são acompanhados por quatro veterinários, cada um na sua área. Mas todo mundo trabalhando junto. Eu acho que, cada vez mais, esse é o futuro da veterinária”, explica Isabella. 

Atuação responsável 

A parceria com a Cobasi é decorrente da preocupação e dedicação reconhecidas durante o processo de aprovação para locação de espaço. Esse mesmo processo se deu com os profissionais do centro de estética Pet Vip, que também se tornaram grandes parceiros da clínica. 

Além disso, as veterinárias não deixam de lado suas convicções profissionais durante a atuação. “Na faculdade a gente trabalha muito em cima de trabalhos científicos. Então, é difícil fazermos algo que não tem comprovação”, pontua Lucia. 

A adoção desse posicionamento, além de ético, também garante mais segurança para os animais quando são submetidos a quaisquer procedimentos. Até porque, os tutores devem levar em consideração, na hora de escolher um profissional, que a inexperiência ou imprudência médica pode custar a vida de seu pet.

“Quando fazemos tudo certinho, as chances de acontecer algum problema é muito pequena, mas pode ocorrer. No entanto, não será por negligência, e sim por algum fator externo ou individual do animal. Aqui ficamos tranquilas porque fazemos o procedimento com a melhor segurança cirúrgica e anestésica”, acrescenta a profissional. 

Cuidados com os pets 

Dessa forma, para manter a saúde dos pets em dia, o ideal é manter consultas regulares. Lucia recomenda que o intervalo de tempo varie de acordo com a idade e patologia do animal. 

“A regra é que eles venham no mínimo uma vez ao ano para fazermos um check up geral e exame físico. Nisso, vemos se o animal está bem e fazemos toda a parte de prevenção, com vacinas, vermifugação e prevenção de leishmaniose, por exemplo”, acrescenta a profissional. 

Além da periodicidade, a prevenção é essencial para evitar sustos. Ademais, a atenção à alimentação – assim como nós humanos – também é necessária. 

“Tem gente que viola muito a alimentação do animal. Então, um problema que temos muito são animais obesos. Apesar de serem bonitinhos, consideramos isso uma doença, não uma característica, porque prejudica muitas coisas”, pontua Isabella. 

Oportunidade em Bauru 

A parceria, que começou durante a residência médica que realizaram juntas, foi formalizada graças à chegada da Cobasi em Bauru. Após a seletiva, a dupla foi aprovada e inaugurou a Pet Hero, uma clínica terceirizada, no mesmo espaço do pet shop. 

Para as profissionais, a mudança definitiva para Bauru e a possibilidade de atuarem como autônomas foi melhor que as expectativas. 

“Para nós foi uma alegria, porque hoje trabalhamos para nós mesmas. Apesar de ter toda a responsabilidade burocrática, administrativa e dos casos serem nossos mesmo, temos um raciocínio clínico muito parecido, por termos nos formado no mesmo lugar. A gente se dá muito bem como sócias, discutimos casos, então, ficou muito mais leve”, reflete Lucia.

Por fim, as veterinárias destacam que o exercício da profissão as realiza e, justamente por isso, o executam com a maior responsabilidade, oferecendo o melhor para seus pacientes.

“Temos uma capacitação diferenciada das demais clínicas, uma experiência hospitalar intensa. Além disso, temos uma preocupação muito grande tanto em relação aos tutores, que muitas vezes acolhemos, quanto em relação aos pets”, finalizam. 

Pet Hero Animal Care Bauru - animais

publieditorial

Serviço

Pet Hero Animal Care

Endereço: R. São Gonçalo, Quadra, 1-0 – Vila Altinópolis
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 19h, sábado das 10h às 16h e domingo e feriados, das 12h às 16h.
Telefone: (14)3214-1515 e (14)99868-2283
Facebook: www.facebook.com/petherobauru
Instagram: @petherobauru/ 

Pet Hero Animal Care Bauru - animais

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Paula Borim
Carregar mais em Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Em fase de lançamento, imobiliária apresenta Piemonte, apartamento de 1 dormitório com lazer completo

Um espaço integrado traz mais mobilidade para os ambientes de um apartamento, por exemplo,…