Oito alunos e ex-alunos da Banda Sinfônica de Bauru foram selecionados para a fase final do concurso International Orchestra Auditions Awards. A premiação é promovida pela Universidade de Música Samnium, na Itália.

Além de premiar com bolsas de estudo e diploma, a disputa selecionará músicos para integrar a equipe da Samnium Orquestra Sinfônica. Os escolhidos farão uma turnê programada para junho de 2021, com apresentações na Itália e na Áustria.

Na primeira fase, os músicos enviaram vídeos de apresentações que concorreram com inscrições de 60 países. Somente de Bauru, foram selecionados as flautistas Ana Carolina Barbosa Bueno e Gabriela Gaspar Mauricio, os trompetistas Felipe Aguiar de Paula e Victor Atanazio Pires, os clarinetistas Beatriz Esteves Marciano, Danilo Aguiar de Paula e Leonardo Espinar Moraes, e o trombonista Bruno Celso Aguiar de Paula.

Clarinetista Leonardo Espinar Moraes; Clarinetista Beatriz Esteves Marciano; Regente da Banda Devanildo Aparecido Balmant; Clarinetista Danilo Aguiar de Paula; e a Agente Cultural Minae Shirosaki Marçal de Souza

Agora, os alunos se preparam para enviar, até 31 de outubro, as performances em vídeo para a fase final. “Estamos muito felizes. Estamos torcendo para que todos consigam. Sabemos que a disputa é muito acirrada, então se tivermos um aluno, já vamos ficar muito felizes, mas torcemos para que todos consigam”, comenta o regente da Banda, Devanildo Aparecido Balmant.

Bauruenses selecionados

A clarinetista Beatriz Esteves Marciano conta que os alunos souberam da oportunidade por meio da divulgação feita pelo maestro Jean Reis, diretor artístico do Festival Internacional de Música de Bauru (Fimub) e integrante da banca de jurados do concurso. Ela estudou uma peça por cerca de um mês antes de enviar o vídeo que a levou para a final.

“Foi muito gratificante! Sinceramente, eu não esperava ter sido selecionada, pois eu já sabia da dimensão desse festival e já imaginava que seria muito concorrido”, diz Beatriz. A aluna ainda reitera que, para se preparar para a final, pretende estudar todos os dias até a gravação.

Para Danilo Aguiar de Paula, clarinetista, a música faz parte da família: ele e seus quatro irmãos fazem parte da Banda Sinfônica Municipal. Danilo destaca que a formação musical é importante para conhecer outras culturas e gêneros musicais. Além de ajudar no desenvolvimento humano e no convívio com as pessoas. “Aprendemos a respeitar o próximo e a trabalhar em grupo, já que aprendemos a tocar todos juntos.”

Já Leonardo Espinar Moraes, também estudante de clarinete, revela que tem estudado o excerto orquestral que vai apresentar, além de escutá-lo com frequência. Para ele, receber a notícia da aprovação “foi um misto de surpresa, mas, ao mesmo tempo, de ansiedade e expectativa para a final”.

O anúncio do resultado do concurso deverá ser feito no dia 15 de novembro.

Banda Sinfônica de Bauru

Para a Agente Cultural, Minae Shirosaki Marçal de Souza, o resultado é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Banda Sinfônica Municipal nos últimos 18 anos. Fundada em 2002, a banda incentiva os jovens de Bauru a aperfeiçoarem o seu conhecimento musical.

O objetivo é promover o estudo técnico musical e agregar valores fundamentais na formação dos integrantes. Bem como estimular o trabalho em grupo, cooperação, integração, autoafirmação, disciplina e respeito entre os componentes.

Os alunos recebem bolsas de estudo para frequentarem aulas gratuitas de teoria e prática musical. Os integrantes devem ter dedicação diária e estar matriculado no ensino regular da rede municipal, estadual ou particular. A Banda Sinfônica Municipal de Bauru foi fundada pela Lei nº 4.861, em 2 de julho de 2002. A Banda Sinfônica é gerenciada e coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e mantida pela Prefeitura Municipal de Bauru.

 

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Confira a programação completa do FACE Bauru, que começa neste domingo (1)

Esse ano, pela primeira vez na história do Festival de Artes Cênicas de Bauru (FACE), o pú…