Em 2020, o Festival de Artes Cênicas (FACE) de Bauru chega à sua nona edição em meio a uma pandemia global. Diante da necessidade de distanciamento social, o evento, que faz parte do calendário cultural oficial da cidade, terá a sua primeira edição online. Dessa forma, mesmo que à distância, promoverá o encontro entre artistas, público e os questionamentos que apenas a arte é capaz de despertar.

“O FACE, desde sua primeira edição, caracteriza-se por ser um grande encontro; sempre foi nossa preocupação promover o intercâmbio entre artistas de múltiplas linguagens e público”, explica Andressa Francelino, diretora geral do festival. “Nossa trajetória é marcada por rupturas e muitos questionamentos e, agora, não é diferente”, pontua.

Segundo Andressa, a preocupação da organização do FACE sempre foi trazer, a cada edição, novas propostas capazes de provocar inquietações no público. “Este ano, com a pandemia, o festival acontece no formato online, o que também é uma provação, pois tanto o público quanto os artistas estarão em um ambiente ainda pouco explorado, mas cheio de possibilidades”, explica Andressa.

Andressa Francelino, Diretora Executiva do FACE (Foto: divulgação)

A programação dos espetáculos e ações cênicas do 9º FACE terá início no próximo dia 1º de novembro. Ao todo serão 17 atrações artísticas das mais diferentes linguagens, como teatro, dança, circo e performance. Seguindo a proposta de promover ações de formação, a edição deste ano também contará com 13 oficinas, destinadas a estudantes de artes cênicas e público interessado. Assim como nos anos anteriores, será necessário inscrição prévia para participar dessas atividades. A programação completa será divulgada em breve.

Toda a programação do festival é gratuita e será transmitida pela internet. Para isso, a organização do evento conta com um novo canal no Youtube (Face Bauru), além de utilizar outras plataformas online para a realização das oficinas. “Por isso, em 2020, com a programação do FACE online, poderemos atingir um público ainda maior, ampliando assim o consumo de arte”, explica Andressa.

Lugar Manifesto

Assim como nas edições anteriores, o 9º FACE também será temático. Para este ano, o tema será “Lugar Manifesto”. “Essa escolha vem da necessidade de criarmos um espaço de expressão para nos manifestarmos de alguma maneira, articulando artisticamente a dor e sofrimento desse momento”, explica Fábio Valério, diretor artístico do festival.

Espetáculo Preambulo apresentado no FACE 2018 (Foto: divulgação/ Bianca Britto)

Segundo ele, os espetáculos que farão parte da programação foram escolhidos a partir dessa premissa e, também, como uma resposta à complexidade do cotidiano atravessado por múltiplas crises. “O FACE, mais do que um festival ou mostra, é um momento para darmos voz a essa dor de forma artística, um convite para a reflexão diante de tantos acontecimentos”, afirmou.

Com isso, o FACE mantém o formato de mostra cênica não-competitiva de espetáculos, oficinas, workshops e bate-papos, com foco em pesquisas cênicas contemporâneas que estão sendo desenvolvidas em diversas localidades. Em 2020, além de contar com a participação de artistas e grupos de Bauru, o festival também receberá trabalhos de outros estados brasileiros, como Ceará (CE), Goiás (GO) Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS) e Rio Grande do Norte (RN). Além das atrações nacionais, também integra a programação do 9º FACE dois trabalhos vindos da Noruega e Portugal.

Histórico

O 9º FACE é um evento organizado pelo grupo teatral Protótipo Tópico. Ao longo de sua trajetória, foram mais 80 atrações nacionais e internacionais e mais de 40 oficinas voltadas para estudantes de artes cênicas e interessados em conhecer mais sobre processos artísticos. Além disso, em todas as edições, o FACE também promoveu debates sobre os mais variados temas, como: produção cultural, fazer artístico e as interlocuções entre arte e cotidiano. Segundo os organizadores do evento, as oito edições já realizadas totalizam o público de mais de 10 mil pessoas.

Espetáculo “Talvez isso não seja totalmente preciso, mas aqui está” apresentado no FACE 2019 (Foto: divulgação/ Hanna Queiroz)

A edição de 2020 do festival possui a direção geral de Andressa Francelino, direção artística de Fábio Valério e coordenação de José Vinagre. Ainda integram a equipe do festival os produtores João Folcato e Mariana Vita; e o jornalista Gabriel Duarte. E, assim como nas edições anteriores, o Coletivo Boitatá é o responsável pela identidade visual do evento.

Serviço
9º Festival de Artes Cênicas de Bauru (FACE)
Data: a partir do dia 1º de novembro / oficinas a partir de 20 de outubro.
Site: www.facebauru.art.br
Canal no Youtube: Face Bauru
Toda a programação é gratuita e online

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …