Bauru é uma cidade com inúmeros artistas e, muitos deles, dedicam-se à escrita. Além disso, a cidade também conta com mais de dez editoras, que ficam responsáveis pela produção literária de obras genuinamente bauruenses.

Assim, pensando nos profissionais envolvidos em todos esse processo, o SESC Bauru promove a segunda edição do EntreLivros. O evento é gratuito e on-line e o primeiro encontro ocorre neste sábado, 3 de outubro.

Ainda, ele será um ponto de articulação entre autores, editores e demais envolvidos na produção do livro ou no fomento à leitura de Bauru e região. Nos sete encontros, que serão realizados a distância, os convidados discutirão sobre edição, projeto gráfico, preparação e revisão, impressão e distribuição do livro.

As inscrições podem ser feitas por meio do link: inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao?unidades=80 até o dia 09 de outubro.

Conversas entre profissionais

O mediador do bate-papo e jornalista, João Correia Filho, explica que a ideia do evento surgiu a partir de uma iniciativa sua e de Bruno Sanches, um dos criadores do clube de leitura Cevadas Literárias.

“Em julho do ano passado, fizemos um evento lá no Museu do Café, em Piratininga, o ‘Com a Palavra, o Autor’. Ele pode ser considerado o embrião do EntreLivros. A ideia foi uma roda de conversa também, que teve a participação de pessoas de várias etapas de produção do livro”, comenta.  

Assim, a primeira edição do encontro foi composta, essencialmente por diálogos. Já esta segunda tem como objetivo a devida formação das pessoas ligadas ao universo literário.

“Temos o intuito de articular o mercado editorial em Bauru, já que a cidade conta com 12 editoras, muitos autores, têm muitos eventos ligados à literatura”, pontua.

Dessa forma, cada um dos sete encontros trará ensinamentos sobre um momento da produção do livro. Irá desde a edição, até a impressão, passando pelo projeto gráfico, distribuição e marketing cultural. Ainda, o jornalista considera que o maior ganho para os participantes é a aquisição de uma dimensão panorâmica de toda a produção literária do livro. 

“Acho que é importante para um autor saber como pensa o editor, é importante para um autor saber os critérios que a revisora e a preparadora usam, é importante para o autor saber como é na gráfica, que tipo de livro que se faz, como é a impressão, ou distribuição ou como fazer o marketing digital. É importante também para o editor, designer, e etc, ter contato com todas essas etapas”, finaliza. 

Confira a programação completa 

  1. Edição (03/10)

    Convidado: Carlos Fendel Formado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade. Iniciou sua escola editorial na EDUSC – Editora da Universidade do Sagrado Coração. É co-fundador e editor da Canal 6 Editora, que ao longo de seus 15 anos publicou centenas de obras nas mais diversas áreas; 

  2. Projeto gráfico: o designer de livros (10/10)

    Convidada: Denise Andrade Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Trabalhou por 15 anos na Editora Viena como diagramadora e revisora. Autora de diversos livros na área de informática e profissionalização, entre eles: InDesign CC, Illustrator CS5, CorelDRAW X5. Atualmente, trabalha como consultora e designer editorial para editoras e autores independentes;

  3. Preparação e revisão: Lapidando seu texto (17/10)

    Convidada: Fabiana Biscaro Formada em Jornalismo, foi repórter da extinta Gazeta Mercantil, fez parte da equipe de revisão da editora Trip Editora e colaborou com a Editora Moderna como preparadora de livros didáticos. Realizou serviços de texto para pesquisadores acadêmicos de várias áreas e para escritores independentes. É preparadora e revisora da Editora Mireveja;

  4. Impressão: Do texto ao objeto (24/10)

    Convidado: Wellington Rehder Bacharel em administração de empresas. Diretor da Gráfica e Editora Viena, localizada em Santa Cruz do Rio Pardo, atua no mercado há mais de duas décadas;

  5. Distribuição: Como chegar ao livreiro (31/10)

    Convidado: Rodrigo Coube Formado em Administração de Empresas. Foi executivo e sócio da Tilibra. Em 2000, fundou com um antigo sócio a Idea Editora, onde, desde 2006, trabalha exclusivamente, coordenando lançamentos e administrando a empresa;

  6. Marketing digital e e-comerce: Como chegar ao leitor (07/11)

    Convidado: Gustavo Candido Formado em Jornalismo. Atua como consultor de Marketing Digital e produção de conteúdo. Professor e autor de Trade Marketing, publicado pela Editora Senac; 

  7. Autopublicação: como lançar seu livro sozinho (14/11)

    Convidado: Renato Bueno Renato Bueno, vulgo RapNobre, é poeta, militante, arteeducador e agitador cultural, idealizou a ocupação poéticoliterária Sarau do Viaduto e integra o projeto Biblioteca Móvel Quinto Elemento, iniciativa que visa o incentivo à leitura. Autor independente do livro de poesias Palavra Oculpada, com 300 exemplares vendidos. 

Serviço 

EntreLivros 

Data: 03, 10, 17, 24 e 31 de outubro e 07 e 14 de novembro (sábados). Das 15h às 17h
Inscrições: Pelo site https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao?unidades=80, até o dia 09 de outubro. 

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Paula Borim
Carregar mais em Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Confira a programação completa do FACE Bauru, que começa neste domingo (1)

Esse ano, pela primeira vez na história do Festival de Artes Cênicas de Bauru (FACE), o pú…