A chegada de um bebê traz inúmeras alegrias à vida de uma família, assim como mudanças na rotina. Ainda, parte das mamães, após a licença-maternidade, precisa retornar ao trabalho. Portanto, começa a busca por um berçário para acolher os pequenos nesse tempo longe. 

Apesar do receio que muitos têm, é importante tranquilizar-se quanto a essa nova etapa. Até porque, é no berçário que os bebês mais desenvolvem sua socialização, autonomia, comunicação, formam sua personalidade e têm um maior desenvolvimento cognitivo, acadêmico e afetivo.

Portanto, escolher um espaço que estimule, brinque e ensine pode tornar o processo mais tranquilo para os pais e benéfico para as crianças. Aqui em Bauru, o Colégio Espaço Criança já atua há 19 anos com educação focada na infância

A pedagoga e orientadora educacional da escola, Acemira Pagan, explica como funciona a rotina dos bebês que frequentam o berçário e quais os benefícios de um espaço estimulante para os pais que ainda estão em dúvida. Confira a seguir. 

Atenção aos pequenos 

Para os papais que precisam retornar ao trabalho, Acemira pontua que a escola recebe crianças a partir dos seis meses. Neste caso, as atividades desenvolvidas buscam aproveitar esse período privilegiado, já que é quando as crianças têm seu momento de maior desenvolvimento, principalmente, emocional. 

“Os bebês aprendem de um universo muito particular principalmente pelos mecanismos de repetição, imitação e exploração sensorial, por meio do brincar. Além disso, penso eu que a interação social é a maior habilidade que a criança pode aprender desde cedo. Isso determinará como ela se comporta com outras pessoas para o resto de sua vida”, acrescenta a profissional. 

Esse desenvolvimento emocional, com bons estímulos, também impacta positivamente no aprendizado a longo prazo.

Dessa forma, a pedagoga elenca outros cuidados, para além dos físicos, que o Espaço Criança preza. “Temos que observar que cada criança tem um jeito de se portar, e que precisamos estar atentos a isso. Assim, oferecemos situações educativas e coletivas para que cada uma possa ter seus hábitos e preferências respeitadas”, explica Acemira.

Rotina no berçário 

Com esse objetivo de estimular diversos aspectos dos pequenos, a rotina de uma criança em período integral na escola envolve as seguintes atividades:  

  • Solário (banho de sol);
  • Musicalização (som ou cantada);
  • Lanche;
  • Banho;
  • Sesta (cochilo);
  • Estimulação; atividades lúdicas e psicomotricidade;
  • Almoço/Jantar;
  • Banho;
  • Soninho/hora da despedida.

“A música é um instrumento pedagógico que encanta, estimula e favorece o desenvolvimento de competências sensoriais, sociais e cognitivas dos bebês. Além disso, é por meio das atividades lúdicas [ato de brincar] que a criança desenvolve não só a imaginação, mas também fundamenta afetos, elabora conflitos e ansiedade, explora habilidades. Assim, ela vai estruturando e construindo seu mundo interior e exterior”, descreve a pedagoga sobre os benefícios de algumas das atividades oferecidas. 

Dessa forma, são realizadas atividades de estimulação sensorial, visual, tátil, verbal e motora, incentivando um pleno desenvolvimento físico, emocional e social.

E, se você ficou curioso para acompanhar todas as atividades de perto, a escola é monitorada e gravada 24 horas. Assim, os pais têm acesso à gravação quando necessitam.

Ampliando o espaço

A procura de bauruenses pelo trabalho oferecido pela escola, que envolve muita atenção, dedicação e cuidados, levou a uma ampliação do espaço. Acemira conta que agora oferecem um local próprio e seguro aos alunos de berçário I e II. 

“Sentimos que  Bauru necessitava de um espaço onde o verde é preservado à infância. Um local de estudos amplo, arejado, com ventilação natural, muito verde e estrutura sustentável. Afinal, a vida atual nos leva a este formato. Além disso, a idade dos pequenos requer cuidados especiais, higienização específica e aconchego com gosto de colinho materno. Conseguimos isso e agora estamos propiciando aos mesmos um local aconchegante e prazeroso”, celebra

Ainda, entre as vantagens da expansão também estão: 

  • Acomodação de um maior número de alunos;
  • Um parque em meio a uma área verde totalmente arborizada e preservada; 
  • Salas amplas e arejadas com iluminação natural;
  • Benefícios sustentáveis, como água de poço artesiano, energia fotovoltaica e horta própria.

Retorno seguro 

Apesar das aulas presenciais ainda não terem retornado, a escola oferta acolhimento sócio-emocional e reforço para os pequenos. Isso, é claro, atendendo às legislações vigentes no Estado de São Paulo e às ordens municipais. 

Em Bauru, o Decreto Municipal nº 15.000 de Setembro de 2020 determinou o atendimento por três horas diárias e apenas a partir dos quatro anos. Neste primeiro momento, ainda que com o número de alunos reduzido, Acemira pontua que todos os protocolos de biossegurança estão sendo seguidos. 

“[Estão sendo seguidas] as orientações técnicas para gestores de instituições de ensino da prefeitura municipal de Bauru e do plano São Paulo. Assim, visamos a preservação da saúde de todos os envolvidos no processo de retorno”, acrescenta

Ainda, as aulas remotas dos alunos seguem normalmente. E, mesmo que o retorno de todos seja liberado, Acemira explica que as famílias poderão optar pelo formato presencial ou pela continuidades das atividades não presenciais nos domicílios. Ademais, neste momento tão adverso, ela também pontua a relevância de manter os estudos em dia. 

“A grande e maior importância de se manter a continuidade dos estudos, em meu ponto de vista, é, e sempre será, a de crer num futuro melhor e manter viva e acesa a chama do saber e a do gosto às descobertas e ao estudo. Essa é a grande alavanca para o crescimento  do ser humano num todo”, finaliza a pedagoga. 

publieditorial

Serviço

Colégio Espaço Criança

Local: Rua Felicíssimo Antônio Pereira, 18-58, Vila Santista
Telefone: (14) 3236-2727
Site: www.colegioespacocrianca.com.br
Facebook: www.facebook.com/ColegioEspacoCrianca

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Paula Borim
Carregar mais em Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Em fase de lançamento, imobiliária apresenta Piemonte, apartamento de 1 dormitório com lazer completo

Um espaço integrado traz mais mobilidade para os ambientes de um apartamento, por exemplo,…