Você, provavelmente, já ouviu falar na Escola Adventista, tradicionalmente conhecida por ser vinculada à Igreja Adventista do Sétimo Dia. No entanto, sabia que a rede está presente em 165 países e conta com aproximadamente 2 milhões de alunos e 107 mil professores em todo o mundo? 

Aqui em Bauru, a unidade da escola já existe há 60 anos e conta com mais de 200 alunos, que atendem a séries que vão desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I e II. Conversamos com o diretor da escola, Carlos César Figueiredo Junior, que conta um pouco mais sobre as diretrizes da instituição, adaptação à novas medidas de segurança e condições especiais de matrículas para 2021. 

Formando cidadãos

Com um material didático elaborado pela CPB Educacional, o conteúdo ministrado em aula concilia requisitos do Ministério da Educação (MEC) com a filosofia bíblico-cristã.

Dessa forma, promovem a formação básica, por meio do aprendizado, por exemplo, da leitura, escrita e cálculo. Além disso, a instituição também proporciona a compreensão do ambiente natural e social; do sistema político; da tecnologia; das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.

“Desenvolvemos um trabalho para cada faixa etária de maneira a explorar o aprendizado de valores, a interação social, a aquisição da linguagem oral e escrita, a construção de conceitos matemáticos e as habilidades artísticas. Tudo isso considerando que a criança é um ser pensante e traz consigo experiências de vida e conhecimentos prévios”, explica o diretor. 

Ainda, Carlos César pontua que o trabalho é realizado com o apoio de um corpo docente qualificado e totalmente dedicado. “Nossos professores são empáticos com o desenvolvimento completo de cada aluno. Além disso, transmitem em suas ações, inclusive fora da sala de aula, princípios e valores que as crianças levarão por toda a vida. Prezamos que eles sejam comprometidos com cada aluno, em sua individualidade, e muito acolhedores também com as famílias”, acrescenta o dirigente. 

Ademais, a escola também oferta um programa de intercâmbio linguístico e cultural de 15 dias de duração, voltado para alunos a partir dos 12 anos. A viagem, totalmente monitorada e executada pela equipe da Educação Adventista, tem o objetivo de proporcionar uma experiência única em diferentes continentes.

Adaptando-se ao “novo normal”

Assim como todos os setores da sociedade, as escolas também precisaram se adaptar à necessidade do isolamento social. Para isso, o Adventista adotou aulas síncronas, nas quais os alunos e professores podem interagir diariamente.

Além disso, também conta com a plataforma de ensino E-class, desenvolvida pela CPB Educacional em parceria com o Instituto Adventista de Tecnologia (IATEC). A ferramenta possui inúmeros conteúdos de apoio e foi amplamente adotada pelos alunos, sendo considerada uma das plataformas digitais de ensino mais acessadas do país, com mais de 672.000 usuários ativos e mais de 580 bilhões de visualizações.

Inclusive, graças a essa adaptação, muitas atividades, como tarefas e avaliações, continuarão a ser desenvolvidas por meio dela, mesmo após o retorno presencial das aulas, em 2021.

Ainda, devido ao seu sucesso, em breve, o E-class estará disponível em forma de aplicativo. Além disso, também se tornará um streaming, ou seja, uma plataforma que conterá documentários, vídeos educativos, desenhos animados, revista digital, e-books e conteúdo para toda a família. O acesso será totalmente gratuito para os alunos da rede adventista.

“Devido ao momento delicado em que vivemos, é de extrema importância a adaptação do ensino para as crianças, mesmo porque não sabemos se enfrentaremos outra pandemia, ou até quando o isolamento social será mantido. O fato é que estamos preparados e capacitados para enfrentar essa situação, proporcionando aos nossos alunos um ensino de qualidade e minimizando os efeitos negativos causados pelo distanciamento”, acrescenta o diretor. 

Condições especiais para 2021

Cientes da crise financeira enfrentada pelo país, devido à pandemia, a escola preocupou-se em tornar mais acessível a matrícula dos alunos para o ano de 2021.  Portanto, desenvolveu três oportunidades nas quais os pais podem matricular seus filhos com desconto:

  • Special Day: até o dia 13 de outubro a escola oferece um desconto de 90% na taxa de matrícula;
  • Dia D: entre 14 de outubro a 22 de novembro a escola oferece um desconto de 70% na taxa de matrícula;
  • Período de rematrícula: a partir de 23 de novembro a escola  oferece um desconto de 50% na taxa de matrícula.

“As famílias que nos procurarem nessas datas terão descontos mais que especiais na taxa de matrícula, no valor do material didático, e na mensalidade que estará ‘congelada’. Isso significa que a mensalidade de 2021 terá o mesmo valor praticado em 2020”, explica o diretor. 

Graças a uma parceria com a Microsoft, todos os alunos que realizarem a matrícula ou rematrícula também terão acesso a cinco licenças do Pacote Office. 

Além dos descontos nas matrículas, a escola trabalha com um sistema de filantropia que oferta bolsas de estudo. O auxílio é concedido mediante análise de documentos socioeconômicos, seguindo o edital anualmente publicado, em períodos específicos, no site da instituição. 

Tradição consolidada na cidade 

Carlos César destaca um grande esforço da Rede de Educação Adventista em oferecer uma educação humanizada, de qualidade e atual aos alunos. Sem falar no incentivo à criação e desenvolvimento da cidadania, sem deixar de lado a organização e disciplina.

“O grande diferencial da educação adventista é a formação integral do aluno. O projeto pedagógico da rede de ensino aborda ensino teóricos e práticos no intuito de oferecer uma visão ampla do mundo. Além disso, o aluno é estimulado a ser um agente transformador que busca soluções para resolver problemas do seu cotidiano e da comunidade que ele pertence. Isso torna os alunos da Escola Adventista muito mais comprometidos com o bem-estar humano, relacionamento familiar e com a fé em Deus”, finaliza o dirigente. 

publieditorial

Serviço

Escola Adventista Bauru 

Local: Praça Itália, 3-9 – Centro
Telefone: (14) 3321-5100 | (14) 99849-9334
Site: bauru.educacaoadventista.org.br/
Facebook: facebook.com/EscolaAdventistaDeBauru/
Instagram: @ea_bauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…