Sabemos que todos os setores da sociedade estão em constante atualização, alguns de forma mais dinâmica que outros. A educação, por exemplo, por conta da tecnologia e novas formas de aprendizado, vem sofrendo transformações expressiva nos últimos tempos com o  objetivo de ser cada vez mais eficiente. 

“O ensino se transformou acompanhando as rápidas mudanças no mundo do trabalho, em que se valoriza não apenas um conhecimento estático, mas a capacidade de adquirir novas competências que vão surgindo”, pontua Claudia Kawasaki, gestora do Colégio Interativo Bauru

Neste ano, por conta da pandemia, esse campo precisou se reinventar mais uma vez e de forma muito rápida. Isso foi necessário para respeitar o distanciamento social sem afetar o aprendizado dos alunos. 

Assim, Claudia destaca que o Interativo, há mais de 35 anos em Bauru, acompanha as inevitáveis mudanças que ocorreram no ensino, visando sempre capacitar seus alunos para estarem prontos para enfrentar os desafios da vida profissional. 

Conversamos com a gestora, que conta um pouco mais sobre as diretrizes da instituição e como tem se mantido atualizada ao longo das décadas. Confira o resultado a seguir. 

Experiência que ultrapassa gerações 

A proposta do Interativo surgiu há mais de três décadas, a partir da reunião de um grupo de professores com longa experiência. O objetivo de educar de forma eficiente e diferenciada logo fez com que a equipe crescesse, integrando professores mais jovens ao time de educadores. 

A expansão foi essencial para consolidar uma das principais propostas da escola: a união entre experiência e inovação. Hoje, já na 2ª geração de sua gestão e corpo docente, o colégio conta com a parceria entre profissionais veteranos e contemporâneos na elaboração e atualização do currículo escolar de acordo com as diretrizes estabelecidas.

Focamos em um trabalho que envolve uma série de fatores, como a evolução curricular. E entendemos o currículo no seu sentido mais amplo, não só como um conteúdo programático, e sim como algo que envolve todo um desenvolvimento de valores amplos, como a crença na Ciência, o respeito a todos os seres humanos e a educação ambiental. Com isso, desenvolvemos atitudes concretas por meio de um trabalho coordenado entre gestores, professores, alunos e familiares”, explica Claudia. 

Dessa forma, o colégio produz um material didático próprio. De acordo com Claudia, essa é uma forma de ter maior flexibilidade para acompanhar as novidades no ensino

“Esse é um material que estimula a participação mais ativa do aluno, desenvolvendo sua autonomia como aprendiz, uma outra competência exigida. Com a pandemia, ampliamos essa característica, com a criação de novos materiais em um trabalho colaborativo dos professores”, acrescenta a diretora. 

Ensino a distância  

Mesmo com os desafios do distanciamento social, Claudia pontua que a escola focou no cumprimento o conteúdo programático por meio de aulas a distância. 

Ainda, neste momento em que os pequenos tiveram que reestruturar sua rotina de aprendizado, Claudia também destaca a importância do trabalho em conjunto entre a escola, a família e os próprios alunos. 

“Um ano tem um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e psicológico de crianças e adolescentes. Muito mais do que na vida de um adulto. Por isso, com a pandemia e a necessidade do ensino a distância, é importante que alunos e familiares compreendam que, neste momento, essa é a única forma de educar. Por isso, deve ser aproveitada ao máximo. Quando esse trabalho é bem executado, as aulas a distância podem sim ser muito eficazes”, complementa a dirigente.

Assim, para isso seja possível, o Interativo preza pelo trabalho com um número limitado de alunos. Dessa forma, é possível que os professores conheçam todos os estudantes e os gestores tenham contato direto com suas famílias.

Superando o momento

Com um futuro de incertezas, o Interativo mostra-se preparado para as inúmeras possibilidades à frente. Até porque, com a expertise de décadas, a instituição tem uma única certeza: a educação é transformadora do futuro, sendo capaz de mudar, para melhor, a vida de pessoas, do país e até do mundo.

Assim, Claudia pretende colher aprendizados da pandemia e aplicá-los no futuro: “Vamos aproveitar a nossa experiência, e a do mundo nesse momento de crise, para criar uma escola ainda melhor, adaptada às novas condições, quaisquer que se sejam elas. Se a convivência puder voltar ao normal antigo, vamos valorizá-la com as lições da crise. Se o novo normal exigir restrições nessa convivência, saberemos mesclar ensino presencial e a distância no novo ensino híbrido”, finaliza Claudia.
publieditorial
Serviço 

Colégio Interativo Bauru 

Local: Rua Antonio dos Reis, 8-43, Higienópolis
Telefone: (14) 3223-6791
Site: interativoeducacao.com.br/v2/
Facebook: www.facebook.com/ColegioInterativoBauru
Instagram:  @colegiointerativobauru

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Paula Borim
Carregar mais em Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

UNISAGRADO lança música que inspira esperança em um futuro melhor

Investir em uma graduação pode ser, além da realização de um sonho, sinônimo de novas opor…