Neste ano, em sua 9ª edição, o FACE Bauru (Festival de Artes Cênicas) será realizado virtualmente. Além da programação com 17 atrações artísticas, o festival ainda traz atividades gratuitas. Serão 13 oficinas destinadas a estudantes de artes cênicas e ao público interessado.

Para participar, é necessário realizar uma inscrição prévia pelo site: www.facebauru.art.br/oficinas.

Confira a programação completa de oficinas do 9° FACE

  • Narrativas sensoriais

Oficina com o objetivo de debater e criar dispositivos cinematográficos através de imagens e sons que despertem os sentidos para além da trama. Com Rogério Borges | Rio Claro-SP.

Data: 19, 21 e 26 de outubro, das 16h30 às 18h30 pelo Google Meet
Público-alvo: Artistas participantes do Performing Project

  • Desafios do Teatro Infantojuvenil

O Grupo Pavilhão da Magnólia acredita que o Teatro Infantil tem um papel importante como um dos mediadores desse processo da cultura na infância e traz a reafirmação e a importância de conhecer e discutir sobre o fazer teatral voltado para o público infantojuvenil, mostrando sua importância artística, educacional e social. O workshop visa compartilhar procedimentos utilizados pelo grupo. Com Pavilhão da Magnólia | Ministrante: Nelson Albuquerque | Fortaleza-CE​.

Data: 20 de outubro, das 20h às 21h pelo Google Meet
Público-alvo: Artistas e interessados em geral

  • Práticas de Criações Imagéticas

Reconhecendo a performatividade da imagem, a oficina apresenta metodologias de criação de quadros vivos e fotografias a partir de trechos dramatúrgicos, que quando combinados em determinados ritmos e intencionalidades produzem relações entre corpos e espaços com sugestões criativas. Serão compartilhados os registros dessas práticas, abordando o procedimento em formato virtual. Com Teatro das Cabras | Ministrantes: Heloisa Souza e Fernanda Cunha | Natal-RN.

Data: 21 de outubro, das 20h às 21h pelo Google Meet
Público-alvo: Artistas, estudantes, professores, pesquisadores de teatro e público em geral (espectadores) que se interessem pela cena contemporânea e suas elaborações sobre a imagem
Faixa Etária: Indicado para pessoas acima de 16 anos

  • Corpo transbordante

Serão propostos exercícios que buscam alterar e provocar diferentes estados corporais a partir da fricção entre normal/anormal, humano/monstro, realidade/ficção, natural/artificial, corpo/máquina, objeto/coisa. Para tal, o trabalho apoia-se na discussão sobre ciborgue e grotesco a partir da junção de materiais dissonantes em um mesmo organismo. Com Selvática Ações Artísticas | Ministrante: Gabriel Machado | Curitiba-PR.

Data: 24 de outubro, das 15h às 16h pelo Google Meet
Público-alvo: Adulto, pessoas interessadas na dança em suas diferentes interfaces

  • Sobre a Dança de 1

Um encontro virtual onde será realizado um workshop sobre as possibilidades de adquirir e explorar a autoconsciência corporal na criação de improvisos autocoreografados. A intenção é compreender como um trabalho solo, onde o intérprete é seu próprio coreógrafo, pode desenvolver maior consciência do seu movimento, de modo que consiga definir seus improvisos durante seus ensaios. Com Nalini Cia de Dança | Ministrante: Valeska Vaishnavi | Goiânia-GO.

Data: 25 de outubro, das 15h às 16h pelo Google Meet
Público alvo: Artistas e/ou estudiosos do corpo interessados no assunto que será abordado

  • Sobre a flor, sobre o ofício

Roda de conversa sobre o ofício de atriz, o treinamento, a construção da cena e os desafios de fazer teatro no Brasil. Com Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz | Ministrante: Tânia Faria | Porto Alegre-RS.

Data: 26 de outubro, das 20h às 21h pelo Google Meet
Público-alvo: Pesquisadores, atrizes, estudantes de teatro

  • Auto-Retrato de um Reflexo Nebuloso: Entre a escrita biográfica e a imagem do corpo confinado

A oficina visa o desenvolvimento de exercícios para uma pequena composição multimídia, partindo da escrita biográfica e autobiográfica, assim como também de imagens referência (pessoais ou públicas). Os ministrantes trabalharão com o grupo considerando a circunstância atual do corpo em confinamento e na relação de imagens produzidas atravessadas pela história de vida dos participantes. Com Daniel Moutinho e Samara Azevedo | Ministrante: Daniel Moutinho e Samara Azevedo | Lisboa – Portugal.

Data: 26 e 28 de outubro, das 15h às 17h30 pelo Google Meet
Público-alvo: Pessoas interessadas em composição de imagens e escrita, sem necessariamente experiência anterior

  • Lugar memória e dramaturgia da lembrança

Nesta oficina o grupo abordará possibilidades poéticas através de uma perspectiva documental. Visa compartilhar a pesquisa do grupo em suas últimas montagens. Abordará exercícios dramatúrgicos, a escrita criativa, a memória estética, lugares memórias e pesquisa de campo. Com Protótipo Tópico | Ministrante: Andressa Francelino e Fábio Valério | Bauru-SP.​

Data: 27 de outubro, das 20h às 21h pelo Google Meet
Público-alvo: Público em geral

  • ​O conceito de “masculinidade” nas obras da Cia Para Pessoas Solitárias

Através de uma transmissão live em plataforma digital, os integrantes falarão a respeito da abordagem acerca do conceito de masculinidade, tanto em seu aspecto pessoal, dos 5 integrantes homens, quanto da articulação da linguagem cômica acerca do conceito. Para tanto, a oficina abordará as duas peças da Cia: WAR (2014) e Máfia (2020), nas quais a figura masculina aparece sempre vinculada a hipérboles e outras abordagens satíricas tanto na construção das personagens, quanto nas referências contemporâneas da masculinidade tóxica que tanto cresce no país. Com Cia Para Pessoas Solitárias | Ministrante: Alexandre Manchini Jr., Luis Fernando Lopes, Bruno Cavalcante e Ronaldo Celeguini | São José do Rio Preto-SP.

Data: 29 de outubro, das 20h às 21h pelo Google Meet
​Público-alvo: Público em geral

  • O Fazer Teatral

O diretor e o ator discutem com os inscritos todas as formas do fazer teatral, desde o seu desejo, pessoal ou não, até a apresentação final da sua ideia. A importância e os caminhos para transformar uma ideia em um projeto de vida. Com NÃO Cia de Teatro | Ministrante: Samuel de Assis e Marcio Macena | São Paulo-SP.

Data: 30 de outubro, das 19h às 20h pelo Google Meet
​Público-alvo: Público em geral

  • Balé Clássico com a São Paulo Companhia de Dança

Esta oficina é voltada para estudantes de dança com mais de 15 anos. Nela, os interessados poderão se aprofundar um pouco mais na técnica que faz parte da rotina diária dos bailarinos profissionais a partir de uma aula com um professor-ensaiador da Companhia. Com São Paulo Cia de Dança – Criada e mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e dirigida por Inês Bogéa – diretora da São Paulo Cia de Dança.

Data: 03 de novembro, das 10h às 11h15, presencialmente*
Público-alvo: Bailarinos nível intermediário

*Todos os alunos deverão usar máscara durante a aula e respeitar os protocolos sanitários estabelecidos pelo festival

  • Palestra da São Paulo Companhia de Dança

Ao lado dos bailarinos Diego de Paula e Carolina Pegurelli, a diretora da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa, comenta o programa que será apresentado em Bauru e fala sobre os desafios, curiosidades e segredos por trás das três obras, além das adaptações pelas quais elas precisaram passar para chegarem ao palco no atual contexto do distanciamento social. Com São Paulo Cia de dança – Criada e mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e dirigida por Inês Bogéa – diretora da São Paulo Cia de Dança.

Data: 03 de novembro, das 10h às 11h15, pelo Google Meet
Público-alvo: Público em geral

  • Procedimentos artísticos da Karstein Solli Productions

O grupo norueguês compartilhará com interessados no fazer teatral os procedimentos técnicos e estéticos da obra StemmeStammen – teatro para bebês. Com Karstein Solli Productions | Noruega.

​Data: 07 de novembro, das 17h30 às 18h30, pelo Google Meet
Público-alvo: Interessados em artes no geral

  • Bate-papo sobre “Hibridismo de Linguagens e Processo Criativo”

O autor do espetáculo “Nuvem” conversa com o público sobre a sua trajetória e os caminhos que o levaram à pesquisa de linguagens: por que misturar cinema com teatro, com dança, com performances etc.? Passando por várias obras construídas desde 2006, Jef Telles expõe o seu processo criativo e a engrenagem de produção do Agrupamento Núcleo 2. Com Agrupamento Núcleo 2 | Ministrante: Jef Telles | São José do Rio Preto-SP.

​​Data: 14 de novembro, das 14h às 15h, pelo Google Meet
Público-alvo: participantes do Festival e interessados em artes em geral

Serviço
9º Festival de Artes Cênicas de Bauru (FACE)
Data: a partir do dia 1º de novembro / oficinas a partir de 20 de outubro
Site: www.facebauru.art.br
Canal no Youtube: Face Bauru
Toda a programação é gratuita e online

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Caso Ajax: documentário sobre caso de poluição ambiental em Bauru será exibido neste sábado (20)

Neste sábado (20), às 10h, o Cine’n Fun, no Alameda Rodoserv Center, exibe o documen…