Se você é daquelas pessoas que adoram passear por feiras de artesanato, vai adorar um lugar aqui em Bauru. A Casa Autoral surge como um espaço colaborativo, ou seja, que reúne diversas marcas que têm o fazer com as mãos e a identidade única como características em comum.

Tudo começou a partir de duas bauruenses: Roberta Marques, criadora da Rocochê, e Thaís Siqueira, criadora da SIQX Lingerie. A ideia delas era criar uma alternativa às feiras, que, muitas vezes, são trabalhosas para os artistas e dependem do clima para acontecer.

Bauru tem muitos artistas talentosíssimos e a gente realmente queria um espaço para mostrar esses artistas e trazer um pouco de conforto também para os clientes. Ir a feiras é gostoso, mas não é muito confortável, experimentar roupa, por exemplo, era super complicado, conta Roberta.

Thais ainda complementa explicando que, para muitos, a única vitrine para os produtos é a internet. “Geralmente os artesãos produzem em casa, não têm um ambiente acolhedor ou mais comercial. Então ter um ponto fixo, de fácil acesso facilita muito e traz visibilidade.”

Marcas bauruenses autorais

A casinha simpática da 11-53 na Avenida Nossa Senhora de Fátima, atualmente, abriga produtos de 33 artesãos. Cada marca possui um espaço para expor os produtos que pode ser personalizado de acordo com sua identidade visual.

Assim, de forma colaborativa e a um custo reduzido, a Casa Autoral é ponte entre artesão e consumidor. Portanto, cada pessoa que entra no espaço, inevitavelmente, têm contato com diferentes trabalhos. Entre os segmentos presentes na casa, estão:

  • Moda
  • Acessórios
  • Decoração
  • Bem-estar
  • Eco
  • Gastronomia
  • Papelaria
  • Infantil
  • Cosméticos naturais
  • Salão de cabelos cacheados e crespos
  • Estúdio de tatuagem

“O principal para estar aqui é ser um trabalho autoral. São todas marcas de pessoas que idealizaram o produto e estão com a mão na massa produzindo nos mínimos detalhes. A gente vê o carinho. Cada marca é muito especial, porque a pessoa está fazendo com o coração e com paixão. Então tudo fica muito legal, o autoral faz a diferença”, destaca Thais.

Um ano de loja colaborativa

Embora a Casa Autoral tenha nascido há um ano, a história de Roberta e Thaís é mais antiga. As duas se conheceram durante as feiras de artesanato, expondo cada uma sua marca. De forma inesperada e diante de uma necessidade em comum, elas acabaram se unindo.

“Existia o coletivo das meninas que faziam as feiras e nas reuniões eu perguntava qual era ideia do futuro das marcas. Nós fomos as duas únicas que queria um espaço colaborativo. A Roberta começou a procurar imóvel para montar esse espaço e eu também, só que sem falar com a outra. Do nada ela me mandou uma mensagem falando que achou uma casa e eu já estava vendo um espaço”, relembra Thais.

Foi quando as duas decidiram procurar um lugar juntas e criar uma loja colaborativa e um espaço para o ateliê das duas. Sobre o sentimento de ver uma ideia concretizada em um espaço que agrega tanto para os artistas quanto para os bauruenses, Roberta e Thais são enfáticas.

“Uma alegria e um desafio constante. A gente fica pensando em como fazer para ficar sempre melhor. Como mostrar melhor o que tem aqui, o valor do autoral e do trabalho manual. A gente respira o feito com a mão, com afeto e a arte, comentam.

Quero expor na Casa Autoral

Se você é artesão e tem um trabalho autoral aqui em Bauru, você já deu o primeiro passo para expor na loja. Por enquanto, a Casa Autoral está com fila de espera, mas os artesãos já podem preencher um formulário de interesse no link: forms.gle/s9JVPFV3ZkYWJkri8.

Após esse processo, o formulário é avaliado e passa por uma curadoria para analisar o segmento da marca ou do serviço. Assim, a Casa Autoral consegue trazer uma maior diversidade de propostas para a loja, a fim de não repetir os produtos.

publieditorial

Serviço
Casa Autoral
Local: Avenida Nossa Senhora de Fátima, 11-53
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 19h, sábado, das 10h às 18h
Contato: (14) 99181-8408
Facebook: /casaautoral
Instagram: @casa.autoral






Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha de Dia das Mães e dos Namorados sorteará carro elétrico em Bauru

O Bauru Shopping irá premiar os clientes com um BYD Mini Dolphin 2024, carro elétrico lanç…