Seja na correria do dia a dia, no almoço do trabalho ou só por conta daquela falta de ânimo para cozinhar, comer fora é um agrado que muitas vezes nos damos de presente. E, a melhor parte – além de não precisar lavar a louça – é que podemos reunir em um único prato várias opções de alimentos. 

O Restaurante Girassol, há mais de 17 anos em Bauru, trabalha pensando justamente em satisfazer o gosto de todos os clientes. Por isso, com um cardápio novo todos os dias, serve cerca de 20 pratos frios e 25 quentes, sem contar os grelhados!

Para os amantes das carnes, que são preparadas na hora, o espaço traz uma novidade: seu famoso angus na parrilla voltou, e estará presente todos os dias no self service. Além disso, agora também é possível pedir e aproveitar as opções caseiras e fresquinhas do Girassol em casa, graças ao serviço de delivery

Conheça mais sobre o restaurante e como ele tem se reinventado nessas quase duas décadas de operação em Bauru.  

Apostando na gastronomia 

Fundado pelos bauruenses Isabel Cristina Rodrigues Pena e Lauro Dias Pena, casados há 40 anos, o Girassol nasceu em 2003. Apesar de já serem comerciantes, o casal compartilhava a vontade de ter um negócio próprio que operasse durante o dia. 


Fachada do restaurante antes das reformas de expansão (Foto: Arquivo pessoal)

Dessa forma, a ideia de um restaurante que servisse apenas almoço caiu como uma luva; e deu muito certo! Isabel comenta que, antes da paralisação das atividades por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, atendiam cerca de 300 clientes por dia. 

Porém, para acompanhar as inovações no ramo e também poder crescer, o casal trabalhou em mudanças graduais no espaço. 

“Aqui era bem pequenininho, tinha só 15 mesinhas, e fomos expandindo. Os clientes foram aumentando e não cabia mais, e a gente até ficava chateado, porque tinha comida. A cozinha sempre foi grande, mas o salão não comportava o público, então ampliamos e agora acabamos de finalizar nossa terceira reforma”, pontua a proprietária. 

Cardápio para todos 

Mesmo após quase duas décadas, tanto Isabel quanto Lauro continuam trabalhando todos os dias na rotina do restaurante. Ele, no caixa, e ela, dentro da cozinha, ao lado do chef, onde acompanha todos os processos. 


Foto: Restaurante Girassol/Divulgação 

“Eu, particularmente, gosto muito de legumes. Então, trabalho bastante em cima disso, tanto é que muita gente pensa até que o restaurante é vegetariano. Mas eu gosto disso porque se, por exemplo, vem um casal que o marido gosta muito de carne, mas, para sua esposa só um pedacinho basta, ela ainda tem muitas opções. Tem uma quantidade equilibrada de pratos quentes e frios, o que é bom porque ninguém enjoa”, explica Isabel. 


Foto: Restaurante Girassol/Divulgação 

Além disso, o espaço serve uma extensa variedade de frango, além de peixes, como salmão e bacalhau. Sem falar nos cortes de carne, como maminha, lagarto recheado, fraldinha, picanha e muito mais.

Ainda, pensando em facilitar a rotina dos clientes, o restaurante passou a oferecer muitas das opções servidas no self service na versão congelada. Dessa forma, é possível comprar os pratos prontos tanto no estabelecimento quanto pelo delivery. Entre as opções, estão massas, caldinhos, carnes, tortas e salgadinhos. 

Paixão pelo angus 

Uma das estrelas servidas no restaurante é o angus na parrilla. A raça foi apresentada ao casal pelo seu filho, Rodrigo Pena, e, assim que passou a ser servida, virou uma queridinha dos clientes. 

O sucesso foi tamanho que Rodrigo, que auxiliava os pais na gestão do restaurante, tornou-se fornecedor direto dos clientes e inaugurou o Bison BBQ

“O Rodrigo sempre quis colocar o angus aqui, e eu achava muita loucura porque pensei que não teria público. Então, ele que idealizou e organizou tudo, e foi um sucesso. Essa carne é uma loucura, todo mundo ama. Ela é macia e muito boa”, explica Isabel. 

Dessa forma, a carne é servida diariamente no self service, e, para que esteja sempre fresquinha, o churrasqueiro está sempre atento a quem entra no estabelecimento. “O olho dele está na porta. Entrou uma pessoa, ele coloca uma peça, porque o cliente vai pegar um pedaço daquela carne, com certeza”, destaca. 


Foto: Moretto Produções

Consolidação de um sonho 

Com uma equipe e clientela de anos, Isabel e Lauro declaram-se apaixonados pelo empreendimento. “Quando começamos, há 17 anos, nunca imaginávamos esse sucesso. Eu acho esse lugar muito abençoado. Estamos perto da USP, de médicos, advogados e muitos alunos daqui da região”, celebram

Restaurante Girassol Bauru

E, assim como muitos estabelecimentos, também enfrentaram dificuldades por conta da necessidade de fechar as portas por quase sete meses, devido à pandemia. Contudo, aproveitaram o momento para colocar em prática um plano antigo: o delivery. Agora, estão presentes no iFood, oferecendo opções de marmitex. 

“Se pudéssemos resumir o Girassol em uma palavra seria vitória. Já tivemos tantas adversidades aqui, incluindo essa última, a pandemia. Ela não nos deixou trabalhar, mesmo que nós quiséssemos. Foi uma coisa que mudou nossas vidas do dia para a noite e achamos até que reverteríamos isso. Mas agora está gostoso de trabalhar, porque estamos voltando com um ânimo novo outra vez, principalmente por conta do angus”, comenta Isabel. 

Restaurante Girassol Bauru

Com a rotina voltando ao normal aos poucos, todas as medidas de segurança estão sendo tomadas para receber os clientes novamente. Além disso, o casal também comenta que tem planos de inaugurar uma área kids, deixando o espaço completo para toda a família. 

“Nós somos avós, e crianças são uma delícia. Amamos atender elas, colocamos batata sorriso, pastel, e muito mais, e eles amam. O bom é que aqui temos comida para as crianças, para os pais e para as mamães também”, finalizam orgulhosos.

publieditorial

Serviço 

Restaurante Girassol 

Local: Rua Maria José, 9-75 – Vila Universitária
Telefone: (14) 32345209 | 99685-3990
Horário de funcionamento: Das 11h às 14h de segunda a sábado
Facebook: www.facebook.com/GirassolBauru
Instagram: @girassolbauru

Compartilhe!
Carregar mais em Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com novo método de avaliação, Prêmio Impera 2024 abre inscrições para estabelecimentos da região

Estão abertas as inscrições para a 4ª edição do Prêmio Impera de Gastronomia, evento que c…