Um dos mais tradicionais centros de ensino da cidade, o Colégio São Francisco, está completando 65 anos de atuação em Bauru! Neste ano, a instituição, que já formou inúmeros bauruenses, também anuncia novos projetos para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, em 2021. 

Conversamos com a atual gestora pedagógica do colégio, Irmã Ana Gabriela de Oliveira para saber mais sobre como tem sido se adaptar ao novo formato de ensino que o distanciamento social exigiu, as novidades pedagógicas e sobre as matrículas para o ano que vem, que já estão abertas. Confira tudo isso na matéria a seguir. 

Tradição da cidade

A escola, reconhecida por adotar a Instituição Educacional Católica, tem o suporte de sua mantenedora, a Sagrado – Rede de Educação, que atua há mais de 125 anos no Brasil. 

Dessa forma, com toda a experiência e comprometimento com a educação, o colégio celebra a sólida relação de confiança que criou com as famílias da cidade. Esse vínculo, inclusive, é responsável pela passagem de várias gerações pela instituição. 

“É muito lindo e especial acompanhar as gerações que passam pelo colégio. Às vezes, encontramos pais que nos contam como foi estudar aqui. Assim, a gente percebe que essas pessoas sempre tiveram experiências muito lindas, junto das irmãs, dos professores e dos colaboradores. É muito gratificante ver o trabalho que podemos desenvolver na vida dessas pessoas. Marca tanto que eles voltam para colocar seus próprios filhos”, celebra Irmã Ana Gabriela. 

Novidades pedagógicas 

Sem deixar de lado sua tradição, em 2021, a escola investirá em novidades pedagógicas focadas em tecnologia, formação integral e metodologias ativas. Dessa forma, adotará um novo material didático, já utilizado em outras unidades da rede, para a Educação Infantil e até o 5° ano do Ensino Fundamental, o SAE Digital. 

O sistema concilia o que há de mais moderno no ensino – como realidades aumentadas -, com a qualidade, o cuidado e os princípios já reconhecidos pela sociedade bauruense.

“Já estávamos buscando um material que agregasse mais, tanto na parte tecnológica quanto nas práticas e vivências para os alunos. Então, nesse ano, com a situação da pandemia, toda essa vivência tecnológica precisou ser intensificada”, destaca a religiosa.

Além disso, também haverá a inclusão de matérias eletivas, que permitirão o aprofundamento em temas de interesse dos alunos, como Educação Financeira. Com isso, a instituição objetiva oferecer, além de uma preparação educacional, uma formação pessoal. 

“Recentemente, vimos o Papa Francisco propor um pacto educativo global. Ali, ele coloca que a escola precisa ir além do conteúdo e realmente formar um ser humano para o mundo e para a vida. Então, temos esse de objetivo de inserir a educação socioemocional, financeira e ambiental para, junto à grade curricular, promover uma formação integral” , afirma Irmã Ana Gabriela. 

Ainda, o corpo docente do colégio, um dos pilares fundamentais da educação, também está preparado para esse novo momento. 

“Desde maio, os professores começaram a ter aprofundamentos e formações, tanto no sentido pedagógico quanto do tecnológico da ferramenta. Dessa forma, conseguimos compreender sua funcionalidade para os conteúdos que são abordados ou para as competências que precisam ser desenvolvidas. E eles se dedicaram muito nessa tarefa e estão fazendo um trabalho realmente maravilhoso”, celebra a gestora pedagógica. 

Acolhimento dos pequenos 

Ainda que as matérias eletivas sejam uma certeza, antes de disponibilizar os conteúdos a serem estudados, Irmã Ana Gabriela explica que, primeiramente, outras questões estão sendo analisadas. 

“A gente entende 2021 como um primeiro momento estabilizador. Portanto, estamos fazendo avaliações diagnósticas com os alunos para conseguir identificar o que esse ano causou na vida de cada um. Até porque sabemos que a distância entre as crianças causa prejuízos. Então, no próximo ano priorizamos a retomada de conteúdos, de habilidades e competências essenciais para o aluno. A partir disso, queremos começar a traçar esse projeto de eletivas”, afirma a Irmã. 

Ainda, pensando no melhor para seus estudantes, o Colégio São Francisco promoverá um projeto socioemocional, desenvolvido pela psicóloga escolar. Apesar de já ser um pedido da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a instituição reconhece que, em um momento pós-pandemia, a habilidade precisará ser ainda mais desenvolvida pelos alunos. 

Matrículas 2021 

O colégio, que celebra o sucesso de mais de meio século na cidade aliando uma formação acadêmica de excelência com uma formação humana baseada em valores sólidos, está preparado para 2021.

Dessa forma, já está com as matrículas abertas para turmas que vão desde o maternal até o 3° ano do Ensino Médio – com exceção do 1° ano do colegial. Os agendamentos para visitas ao colégio podem ser feitos online, por este link.

Ainda, seguindo uma deliberação do MEC e do Conselho Nacional de Educação, que desincentiva submeter os alunos ao stress e competição em um ano tão atípico, o colégio não realizará um concurso de bolsas. 

Contudo, a gestora administrativa do colégio, Irmã Terezinha, atende as famílias para tentar acolher todos da melhor forma. 

Preparação para o “novo normal” 

Preparados para retornar, de acordo com as medidas sanitárias permitidas, a escola já conta com sinalização indicando o distanciamento social necessário, assim como tapetes sanitizantes e totens de álcool em gel. 

Além disso, toda a equipe está participando de um treinamento para o retorno presencial. No entanto, a Irmã explica que, antes mesmo das revisões e retomadas de conteúdo, o foco é uma acolhida humana dos alunos e suas famílias.

“As nossas famílias tiveram perdas e dificuldades nesse tempo. Então, nossa equipe já está pensando e se organizando para que essa volta seja muito especial. Se, porventura, ela não puder ser logo no início de janeiro, por questões sanitárias ou por uma preferência dos pais, quando for possível realizá-la, ocorrerá com muito carinho em um dia muito especial”, afirma.  

publieditorial

Serviço

Colégio São Francisco

Local: Rua Santo Antônio, 6-56 – Bela Vista – Bauru/SP
Telefone: (14) 3102-2222
Matrículas: www.sagradoeducacao.com.br/sao-francisco
Horário de funcionamento: das 7h às 18h, de segunda a sexta
Facebook: www.facebook.com/colegiosaofrancisco.bauru
Instagram: @colegiosaofrancisco.bauru

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…