Apesar de existirem, no Brasil, mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual – de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – o ensino do ensino de Braille ainda não é tão comum. 

Ciente disso, a empresária e moradora de Duartina, Daniela Reis Frontera, que atualmente possui 20% de sua visão, idealizou o projeto “Enxergando o futuro na ponta dos dedos”. 

Para a idealizadora do projeto, poder ler é também uma forma de inclusão e o Braille é o caminho para isso. A iniciativa, gratuita e que, desde o começo da pandemia, está acontecendo online, já está presente em 16 estados brasileiros.

Ainda, neste mês, o projeto completa um ano! Para comemorar a data, será realizada uma live, nesta sexta-feira (27), às 19h30, no canal do projeto no Youtube. O encontro receberá todos os alunos como convidados especiais para um bate-papo descontraído. 

Além disso, durante a live haverá sorteio de brindes entre os alunos do projeto e público em geral, tendo como prêmio principal da noite o chapéu autografado doado pelo cantor Daniel! 

Democratizando o acesso 

O ensino de Braille, que antes da pandemia ocorria de forma presencial em Duartina (SP), sofreu alterações devido à necessidade do distanciamento social. Em busca de uma solução que fosse capaz de dar continuidade ao ensino, Daniela se uniu ao amigo Ricardo Barreiros e à sua professora, especialista em deficiência visual e madrinha técnica do projeto, Grasiele de Moraes.

Juntos, eles lançaram uma plataforma digital que possibilita ao interessado acessar o treinamento e material educativo, assim como receber orientação. “A aceitação dos alunos foi imediata e os resultados começaram a aparecer rapidamente. Tenho alunos de todo canto do Brasil”, conta Daniela.

Dessa forma, o curso passou a acontecer de forma on-line e saltou de dez alunos para cerca de cem espalhados por várias localidades do país. 

Serviço

Live 1 ano do projeto Enxergando o futuro na ponta dos dedos

Data: 27 de novembro, às 19h30
Link: www.youtube.com/watch?v=gRKRNgkIsVg&feature=youtu.be 

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha de Dia das Mães e dos Namorados sorteará carro elétrico em Bauru

O Bauru Shopping irá premiar os clientes com um BYD Mini Dolphin 2024, carro elétrico lanç…