Nesta segunda (30), o Sesc Bauru promove a estreia do documentário “Cartografias Possíveis”. O curta-metragem estará disponível simultaneamente em seu canal do YouTube e na grade da TV Unesp, a partir das 18h30!

A produção, fruto do projeto de mesmo nome realizado pelo Sesc Bauru, traz cinco iniciativas como protagonistas. São elas, a Casa do Hip Hop (Bauru), Raízes do Baobá (Jaú), Pachamama (Bauru), CSA  Demétria (Botucatu) e Instituto Shanti (Bauru).  

Ainda, o foco da produção audiovisual são as perspectivas das iniciativas regionais sobre temáticas como comunidade, transformações, saúde e lugar. O projeto foi conduzido pelo Coletivo Plano Conjunto, coletivo de produtores de Bauru, e começou a ser pensado ainda em julho. 

Sesc Bauru - documentário “Cartografias Possíveis”
Foto: Divulgação/Coletivo Plano Conjunto 

“O objetivo do roteiro foi trabalhar perguntas sobre esses temas que instigassem  respostas completas, mais profundas e abstratas, menos focadas na rotina do fazer e mais ligadas à visão de mundo e saber dessas experiências diversas”, contam os  produtores. 

Ademais, filmada durante o período de pandemia, a produção seguiu protocolos de segurança. Isso exigiu que a equipe se reinventasse para conduzir o trabalho.

“É sempre um pouco difícil falar com as pessoas sem nenhum tipo de contato físico, especialmente no final das entrevistas. Depois de algumas entrevistas, a gente sente vontade de abraçar as pessoas. Porém, mantivemos o distanciamento para que ninguém fosse colocado em risco”, lembra a produtora Mariana Vita. 

Projeto homônimo  

O projeto Cartografias Possíveis surgiu há cerca de quatro meses com o objetivo de mapear iniciativas e agentes socioculturais de Bauru e cidades da região. O resultado? Mais de 90 grupos e coletivos colaboraram com a fase de pesquisa e levantamento de  informações!

Dessa forma, os dados resultaram em um fórum virtual temático, na produção do documentário Cartografias Possíveis e em uma publicação que será lançada em breve. 

A iniciativa busca motivar a criação de novos espaços para a construção de propostas colaborativas em Bauru e nas cidades vizinhas. Assim, objetiva, a partir de formas de ser, conviver e se expressar, traçar reflexões para as demandas do agora.

Trata-se de um chamamento para o exercício coletivo de invenção de possibilidades  para cenários posteriores à pandemia. 

Profissionais envolvidos

Trabalharam na produção: André Turtelli Poles, Videografismo e Assistência de Edição, Bruno Jareta, Roteiro, Conrado Dacax, Operação de Câmera e Imagens aéreas, Denis Augusto, Direção de Fotografia e Operação de Câmera, Liene Saddi, Produção Executiva e Montagem, Mariana Vita, Produção Geral, Paula Marques,, Roteiro e Rene Lopez, Direção de Entrevistas, Operação de Câmera, captação de som direto, Mixagem e Trilha Original. 

Serviço

Lançamento documentário Cartografias Possíveis

Data: 30 de novembro, às 18h30
Onde assistir: Canal do Sesc Bauru no Youtube ou TV Unesp  

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Capital Inicial abre Facilpa 2024 na quinta-feira (25); Confira programação

Nesta quinta-feira (25), a banda Capital Inicial abre a 44ª edição da @facilpa (Feira Agro…