Um grupo seleto de 30 cabeleireiros forma o Expert Team Club, dentre eles está a bauruense Marcia Gueller. Há quatro anos ela foi convidada pela Wella para fazer parte da turma e, desde então, integra o time de profissionais trazendo o selo de qualidade para o próprio salão, o MG Gueller.

Entre os maiores benefícios da exclusividade, Marcia destaca a atualização do conhecimento e o privilégio de receber todos os lançamentos e novidades antecipadamente. “Eu não paro de me graduar, não tem aquela estagnada, estamos sempre muito atualizados”, comenta.

Em entrevista exclusiva para o Social Bauru, Marcia conta como foram os estudos do Expert Team durante a pandemia e  comemora o título que carrega há quatro anos. Confira a entrevista a seguir.

– Marcia, o que é o Expert Team Club?

A Wella tem um time de 30 profissionais de diferentes regiões de todo o Brasil. Então a Wella vai desenvolvendo esses profissionais em tudo relacionado à nossa profissão. Temos aula de moda, empreendedorismo, visagismo, cromoterapia, terapia capilar, tricologia, cosmetologia, ou seja, capacidade de saber qual o princípio ativo do produto e o que é compatível com ele.

É como se fosse uma faculdade, eles têm um centro técnico em São Paulo para dar o curso com aulas práticas e teóricas. São etapas e formações que você vai passando e temos até um selo. A gente também recebe as informações em primeira mão, portanto tudo que é novo, que é lançamento, a gente recebe primeiro.

– E como você entrou nesse time?

Eu sempre fui da Wella, sempre fui consumidora dos produtos deles, por isso o salão começou a se destacar e crescer com esse formato mais intimista. Aí me chamaram para fazer parte do programa, então foi um convite da Wella. E agora esse título eu não perco mais, é um título vitalício. Em desfiles, lançamentos em São Paulo e Rio de Janeiro ou quando precisam de um profissional para participar da Revista Cabelo e Cia, eles sempre pegam alguém do Expert Team para representar a Wella. Te dá um conhecimento e autoridade para representar a marca. Inclusive, por causa do selo, o MG Gueller foi escolhido para fazer uma campanha para o Boticário em nível nacional.

– Então é um curso único e você vai fazendo atualizações?

É atualização o tempo todo. Por exemplo, se vamos falar sobre moda, no primeiro módulo vai ser sobre naturalidade, que é o que está em alta. No outro dia já fazemos a parte prática, então a gente faz uma mecha voltada para aquela tendência mais natural e o corte. Tudo o que a gente estudou sobre moda, a gente coloca em prática. Já no terceiro dia a gente entrega a modelo vestida com a tendência combinando com o cabelo dela, era bem complexo.

Então depende, mas na maioria das vezes, é sim uma especialização. Mas quando tem o lançamento de um produto, por exemplo, de uma coloração com uma nuance nova, temos que aplicar tudo o que a gente já tinha aprendido. Então não é uma coisa única, durante todo o ano a gente tem variáveis.

– E essas variáveis é o que acontece no dia a dia do salão, certo?

Total! A Wella faz um lançamento de produto uma vez por ano na Bahia, mas um mês antes o Expert Team já tinha recebido tudo o que ia rolar e até experimentado o lançamento. Então é uma antecipação de tudo o que vai acontecer.

– Durante todo esse tempo participando do Expert Team Club, qual foi a experiência mais marcante pra você?

Foi a formação do primeiro ano, porque foi muito bacana, deu um plus gigantesco na minha carreira, até por estar tão antenada e tão à frente de tudo. É uma vantagem, falando em nível internacional por exemplo, porque inevitavelmente tudo o que se refere à beleza, está muito ligado à moda. Embora nós estejamos em uma cidade do interior, hoje em dia, a mulherada chega com o celular e quer o cabelo de atriz de Hollywood. Então lá está rolando uma tendência que a gente já sabe fazer e sabe qual é a técnica.

– Para os clientes, quais são os benefícios de você participar desse time?

É uma delícia essa parte, é bem prazerosa mesmo, porque a gente sente na pele o reconhecimento. As pessoas falam “Eu vi que você fez o cabelo igual o da moça da novela”. Elas conseguem nitidamente identificar que o salão está antenado.

– Falando nisso, qual a tendência atual?

Nada mais é do que evidenciar a beleza natural. De uns dois anos pra cá, nunca esteve tão em alta aceitar os cabelos naturais. Quando a gente fala em naturalidade e aceitação, não significa desleixo, mas a ausência, cada vez mais, das escovas progressivas, do cabelo extremamente liso e chapado. Tinha uma época em que todas as mulheres eram iguais e isso está mudando. Então a gente vê a moda como um todo caminhar para a beleza mais natural.

– Como deixar o cabelo natural, ressaltando a saúde e a beleza dele?

Aqui no salão a gente sempre vai optar, principalmente quando a cliente é nova, pelo diagnóstico. Então eu vou ver qual é a rotina dela, como ela lida com o cabelo no dia a dia e quanto ela está disposta a gastar. Se ela faz atividade física, se trabalha muito, se tem filhos. São vários fatores que me ajudam a montar um estilo, um look. Se ela está sem tempo, eu não vou optar por um cabelo extremamente claro e loiro. Se o desejo é mudar e dar uma luminosidade para o cabelo, mas ela quer também continuar vivendo a vida dela, aí entra a naturalidade. Quando eu consigo realizar um procedimento para deixar iluminada, mas sem grandes alterações na rotina, ou seja, o cuidado faz parte, mas ele não toma muito tempo.

Muitas vezes a cliente não sabe, mas cabe ao profissional orientar e ver se o que ela deseja é o mais apropriado. Porque às vezes ela vem com o celular e mostra uma foto em que a atriz está produzida, não está mostrando o cabelo como ele é no dia a dia. O pulo do gato é construir um cabelo legal, antenado, moderno, saudável e que combine com ela.

– Como funciona esse diagnóstico?

Eu avalio tudo, desde a roupa que ela vestindo, como ela se comporta, se ela é tímida, se ela é mais retraída. Tudo isso é importante. Normalmente conversamos uns 40 minutos antes, porque eu quero conversar para saber até o shampoo que ela usa. Neste primeiro encontro, a primeira coisa que eu vou ver é a saúde do cabelo, que é super importante, pois sem saúde não dá para fazer absolutamente nada.

Depois eu organizo para ela comprar o shampoo e a máscara para ter em casa depois do procedimento químico. Aí ela me mostra a foto de inspiração e eu vou falar o que combina melhor pra ela. Todos os fatores são levados em consideração para criar um look. A gente tem essa preocupação de ensinar a lavar, desembaraçar, como prender para dormir, ensinamos tudo mesmo.

A gente não quer um cabelo bonito só quando sai do salão, a gente quer um cabelo bonito no dia a dia.

– Durante a pandemia, o Expert Team continuou com cursos e atualizações? Como foi?

Sim e foi estranho, por causa do centro técnico. Todos os ensinamentos têm a parte prática, às vezes, tinha teoria apenas pela manhã e o resto era rotina de salão. Então todo mês eu tenho aulas online e provas. Eu acabo fazendo a prática sozinha no salão, a gente tem a Juliete – head doll (risos).

– Quais são as novidades que a Wella está lançando?

A Wella teve dois lançamentos super importantes. Um foi o Blondor Plex, um divisor de águas na vida dos profissionais cabeleireiros, porque uma das coisas que mais danifica o cabelo hoje em dia é a descoloração, já que, quando despigmenta o fio, você retira algo. O Plex te ajuda a manter, a grosso modo, o aminoácido e a queratina, para não romper as ligações, então ele devolve aquilo que normalmente a gente só arrancava.

Antes e depois da utilização do Blondor Plex 

Antes, você misturava o Plex no pó descolorante e tinha que pesar a quantidade, era chatinho. Agora, o Blondor Plex é um kit pronto, então a indústria cosmética desenvolveu essa tecnologia em que você tem 60% a menos de danos.

O outro lançamento é a linha Dark Oil Sebastian, que são óleos para todos os tipos de cabelo. Além da linha solar para o verão que neutraliza os metais do cloro que acumula e esverdeia o cabelo. Então foram esses três lançamentos e recebemos todo o material didático para continuarmos atualizados.

– Qual a importância de ter uma profissional como você, com esse conhecimento, sendo uma representante da Wella na região de Bauru?

É bem legal, é um mérito estar há quatro anos dentro de uma indústria como a Wella. Se manter viva é muito importante como profissional, primeiro porque é como se eu tivesse fazendo uma pós-graduação o tempo todo. Eu não paro de me graduar, não tem aquela estagnada, estamos sempre muito atualizados.

Esse estudo e esse diferencial me capacita para lidar com todo e qualquer assunto, pessoas que passaram por terapia, que estão com depressão. Porque hoje em dia as doenças emocionais atingem diretamente o cabelo. Esse conhecimento me dá um direcionamento personalizado e exclusivo, o que eu vou falar é para você, porque cada um tem a sua identidade própria, a gente se inspira, mas tudo é levado em consideração.

Seguindo os passos de Marcia

Quem está sempre ao lado de Marcia é o filho, Lucas. Seguindo os passos da mãe, ele também trabalha no salão, trazendo um ar ainda mais intimista e familiar ao espaço. Lucas acompanha atento a entrevista e ainda revela o maior aprendizado que teve com sua mãe e professora.

“Acho que a naturalidade e a sinceridade com o cliente. Ser sincero o tempo todo é muito melhor, isso cativa o cliente. A maioria dos nossos clientes são de longa data. Então é isso, prezar pela qualidade mais do que a quantidade. Tenho convicção de que estamos no caminho certo e eu tive uma boa professora”, diz.

Orgulhosa, Marcia ainda complementa: “A sinceridade é legal, nem todo mundo faz isso e a gente só tem elogios, eu nunca tive um transtorno. O que leva você a passar por isso é não ouvir o cliente e tomar suas decisões baseadas na parte financeira. Muitas vezes a gente fala o que as clientes não querem ouvir, mas a gente tem o jeitinho certo de falar.”

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Serviço
MG Gueller
Local: Dr. Olímpio de Macedo, 3-44, Vila Universitária, próximo à USP
Horário de atendimento com hora marcada: de quarta-feira a sábado, das 10hs às 19hs
Telefone: (14) 99189-0688
Instagram: @mg_gueller
Facebook: www.facebook.com/mggueller
Site: www.mggueller.negocio.site
Canal no Youtube: youtube.com/channel/mggueller
LinkedIn: www.linkedin.com/in/m%C3%A1rcia-gueller-a3aa3b173/
Google: www.google.com/maps/place/Mg+Gueller

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