Ao chegar para a entrevista na Pub Store, a recepção da dupla de amigos e sócios Paulo Garcia e Bruno Braitt é com um “Querem uma cerveja?”. O banco e a mesa alta lembram um bar, e o batepapo desenrola naturalmente. Essa é a experiência desejada por eles para a loja de “moda cervejeira”, como eles definem.

“O ambiente e a experiência são partes cruciais. Se eu abro uma loja chamada Pub, que tem esse conceito, só para vender camiseta, seria igual a outras lojas. A ideia era dar a experiência de pub, até a decoração é voltada para isso. Desde que a gente começou, esse lado é um dos mais importantes”, comenta Paulo. 

Portanto, a loja conta com um frigobar onde o cliente pode beber uma cerveja, por conta da casa, enquanto escolhe as peças e bate um papo descontraído.

Além disso, a experiência é complementada pelo amendoim, pela música e pelo espaço com cadeiras nos cantos e uma grande mesa no centro. Vira um ambiente para beber cerveja e conversar com os donos, ou se reunir com um grupo de amigos.

Segundo Paulo, a inspiração veio do que as barbearias começaram a fazer há uns 5, 6 anos, e do que as lojas femininas, como boutiques, já fazem há tempos. “Acho que o cliente ficou mais exigente, e a experiência, para ele, é muito importante. Não só a compra, mas todo o processo em si”, diz.

“Então é isso que nós tentamos fazer. Não é só uma venda. Tem cliente que chega aqui, toma uma porque está calor, e fica impressionado por ser de graça. É legal isso, dos clientes gostarem de estar aqui”, complementa Bruno.

Ademais, a moda cervejeira é percebida da decoração aos produtos. A loja, na Galeria Trianon (Rua Eng. Alpheu José Ribas Sampaio), chama a atenção já na entrada. As peças variam de bonés a shorts praia, embora a especialidade da casa seja mesmo as camisetas com estampas sobre cerveja.

Moda cervejeira

Resumidamente, Paulo diz que o forte da Pub Store é “moda churrasco, boteco e happy hour”. As estampas remetem aos lugares onde as pessoas bebem cerveja, como as camisetas ‘Bar doce Lar’, a ‘Modão, Churrasco e Cerveja’ ou a com um desenho de um copinho de cerveja escrito ‘Bora?’.

Como parte da loja, a dupla lançou a marca Pub. Quem desenvolve as estampas é o Paulo. “É um processo criativo bem natural, de gostar de cerveja. E sem muita regra de data. Quando tenho a inspiração, penso uns 3, 4 modelos e lanço uma coleção”, comenta.

São mais de 30 opções, somando com a marca Unibutec, com o mesmo tema e que eles revendem. Os preços variam de R$ 49,90 a R$ 99,90. Além disso, eles vendem também produtos de outras marcas, como TNG e Dzarm, calça jeans, bermudas casuais e jeans, shorts praia, moletom, boné e cueca.

No Dia dos Pais, eles lançaram o Kit Pub, uma caixa composta de uma camiseta de moda cervejeira, quatro porta-copos e uma cerveja definida pelo cliente, mas que eles ajudam a escolher. O kit custa R$ 99,90 com a camiseta da marca própria, e 119,90 com uma da Unibutec. 

Além da loja, quem quiser também pode comprar pela internet. Eles não têm site de vendas, mas atendem pelo WhatsApp ou Instagram, enviando fotos do catálogo, tirando dúvidas e entregando em casa.

Amizade e parceria nos negócios

A história da Pub Store é contada na amizade de mais de 15 anos dos bauruenses Paulo e Bruno. “Amigo desde a adolescência, de futebol, de negócios, de faculdade, de ‘virote’. Então é assim, amigo de todos os momentos”, resume Garcia.

Eles contam que a amizade virou parceria comercial pelos interesses em comum. Ambos têm formações na área de marketing e administração, e começaram, há quatro anos, a vender vestuário de marcas famosas pelas redes sociais. 

Juntos, ampliaram as vendas para diferentes públicos e começaram a moldar o processo de compra. Na época, levavam as roupas para a casa do interessado, reuniam um grupo de pessoas, bebiam cerveja, batiam papo e deixavam os clientes à vontade para comprar os produtos.

Com o conceito na cabeça, a loja veio naturalmente. Para se diferenciar, pensaram no gosto pessoal e focaram na moda cervejeira.

Além da loja, a temática da Pub Store revela a força da relação. A amizade dos dois também é de bar, dos rolês, dos churrascos. Inclusive, segundo Bruno, muitas ideias de estampas e sugestões para a empresa surgem das conversas com cerveja nas madrugadas. 

Uma parceria baseada no equilíbrio. “O Paulo tem um milhão de ideias, sempre pensando lá na frente. Já eu, sou mais pé no chão. Por exemplo, quando nós começamos a estruturar a loja, eu comecei a pensar no que íamos precisar, questões legais, etc. Ele falava ‘vamos!’”,  comenta Bruno.

“É bom assim, pois são ideais semelhantes, mas com temperamentos diferentes. Nós damos certo por causa disso. Às vezes nós discordamos, mas nunca teve falta de respeito. E sempre teve confiança, eu confio 100% nele”, completa o empresário.

Um ano de aprendizado

A Pub Store completou um ano no início do mês. Um período atípico e que os obrigou a ficar fechado em seis dos 12 meses. Nesse tempo, alguns projetos foram interrompidos e ideias ficaram no papel. 

Apesar das adversidades, Braitt está feliz por terem “apanhado de pé”, ou seja, conseguiram reabrir a loja em outubro após o início da quarentena em março. Agora, a fase é de colocar os planos em prática, reinvestir onde for necessário, consolidar a marca e buscar parcerias.

“Estamos estudando, trabalhando e nos esforçando ao máximo. Na esperança de recuperação, mas preparados para o que aconteça. Otimistas, mas com o pé no chão”, completa Paulo. 

Projetos em pauta

Com um ano completo, a dupla agora projeta o crescimento da loja. Além de aumentar o número de estampas da própria Pub, a ideia é encontrar novas lojas de moda cervejeira para revender. Nesse sentido, eles já estão em contato com algumas marcas.

Além disso, os sócios querem fortalecer a relação com Bauru. O kit pub, por exemplo, terá mais opções de cervejas produzidas por bauruenses. As parcerias podem ser estendidas para qualquer comércio ligado à cerveja, incluindo ações com influenciadores digitais relacionados ao tema.

Nos bares, a intenção é conseguir se promover mutuamente com, por exemplo, um vale desconto em produtos da loja e dos estabelecimentos. Outra ideia é combinar estampas para a marca com assinaturas dos bares.

Pelo clima da conversa na loja, uma coisa fica clara. Enquanto eles tiverem a geladeira cheia e uma mesa para bater papo, o que não vai faltar são ideias para o futuro da Pub Store.

publieditorial

Serviço
Pub Store
Endereço: Rua Engenheiro Alpheu José Ribas Sampaio, 3-40. Galeria Trianon Center.
Horário de funcionamento: Segunda à sexta, das 15h às 21h. Sábado, das 11h às 15h. Dias 24/12 e 31/12, das 9h às 17h.
WhatsApp: (14) 99799-8989
Instagram: @pubstorebauru/
Facebook: /pubstorebauru/

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…