Neste ano de 2020, apesar da pandemia, o Jardim Botânico continuou seus trabalhos voltados à conservação do meio ambiente. Ainda, acaba de lançar um novo projeto, o “De volta para casa: restauração e conservação da nossa flora”. 

Seu principal objetivo é a conservação da flora regional por meio de três linhas de atuação. São elas, o enriquecimento de espécies da flora em fragmentos florestais; o enriquecimento de projetos de restauração já existentes e elaboração de novos projetos de restauração florestal.

Para isso, o Jardim Botânico já atua há três anos na demarcação de árvores matrizes, encontradas em fragmentos florestais selecionados em um raio de 100 quilômetros. 

Ademais, essa ação ocorre por meio de outro projeto denominado “Floresta solidária: sementes do futuro”. A proposta permitiu que o Jardim Botânico mapeasse vários fragmentos. Dessa forma, atua tanto na coleta de sementes quanto na produção de mudas para o projeto “De volta para a casa”.

Sobre a novidade, o diretor do Jardim Botânico, Luiz Carlos de Almeida Neto, pontua: “É um projeto de longo prazo. Portanto, o Jardim Botânico estará atuando de maneira crescente e contínua na inclusão de espécies de interesse para a conservação no município de Bauru”, explica

Neste início de projeto, o Botânico está trabalhando com diferentes espécies como: peroba-rosa, cabreúva, ipê-tabaco, palmito-jussara, pau-marfim, jequitibá-branco, cedro-rosa, aroeira e ipê-roxo.

Dessa forma, cumpre um importante papel na conservação de forma integrada, ou seja, conservando a sua reserva natural de cerrado, mantendo plantas em coleções, mantendo banco de sementes, produzindo mudas e reintroduzindo-as na natureza.

A iniciativa é uma realização da Prefeitura Municipal de Bauru, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Jardim Botânico Municipal de Bauru e tem como parceria as Empresas Amigas da Natureza.

Serviço

Jardim Botânico de Bauru
Horário de funcionamento: diariamente, das 08h às 16h, inclusive sábados, domingos e feriados
Local: Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), com entrada pelo Zoológico Municipal
Telefone: (14) 3281-3358
Mais informações: www.jardimbotanicobauru.com.br
Entrada gratuita

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …