Não é raro encontrar empreendedores que são verdadeiros “faz tudo” dentro da sua empresa, seja ela pequena ou média. Além de atuar no trabalho de fato, administrar e pensar no futuro do negócio também fazem parte do dia a dia. Para aqueles que não têm proximidade com o gerenciamento, a tarefa fica ainda mais desafiadora, sendo passível até de erros.

Entretanto, a saúde destas empresas é fundamental para o mercado como um todo, já que as micro e pequenas empresas (MPEs) correspondem a 30% do valor adicionado ao PIB do país, segundo estudo elaborado pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Diante de dados como este, o contador de Bauru, Juliano Serotini, resolveu focar em serviços específicos para estes empreendedores. No ramo da contabilidade desde 1994, sua experiência perpassa por gigantes do mercado, mas foi com o olhar voltado para negócios menores que ele consolidou a Serotini Contabilidade, há 17 anos no mercado.

A tecnologia a favor da contabilidade

Além da contabilidade, o bauruense ainda agrega todo tipo de tecnologia como ferramenta de auxílio. Isso porque, desde quando começou, como office boy em um escritório contábil, ele já flertava com a informatização dos processos.

“De 1994 a 1998 foi quando teve o ‘boom’ na parte de informática no Brasil. Então o escritório já vinha usando computadores em algumas rotinas naquele momento e passou a usar a parte de informática também”, afirma Juliano.

Interessado no assunto, ele começou a estudar informática e conta com inúmeros cursos e até formação técnica no currículo. Hoje em dia, esse conhecimento é fundamental no seu trabalho, já que com a tecnologia e a digitalização é possível concentrar esforços no que a máquina não consegue fazer.

Na orientação tributária e contábil, por exemplo, se leva muito tempo para fazer os relatórios e balanços manualmente, resultando no encarecimento do serviço. Com determinados processos automatizados, o tempo do contador é investido de uma melhor forma.

“Nada melhor do que investir meu tempo em análises e orientações para o cliente tomar decisões e, cada vez mais, ter um resultado melhor e crescer. A tecnologia só precisa ser implementada e usada nos pontos adequados para que o empresário tenha mais assertividade. É uma ferramenta”, destaca o contador.

A contabilidade consultiva

Dessa forma, a contabilidade pode ser usada para avaliar informações e nortear o futuro da empresa. Então, por meio desses indicadores, números e relatórios, dá para ver se ela está no caminho certo, se proteger ou melhorar onde há maior potencial.

Por outro lado, se a empresa está indo mal, a contabilidade também auxilia mostrando onde os números estão negativos, para que o empresário tome decisões mais assertivas. Assim, a contabilidade consultiva traz a visão especializada do contador sobre a empresa.

“Ajudamos o micro e pequeno empresário a ter uma visão de negócio um pouco mais ajustada, complementando na administração da empresa. A nossa função é ajudá-los a entender os números e essa realidade de forma que eles possam ter um suporte para crescer, continuar o negócio dele e a gente se complementar em um trabalho administrativo”, aponta Juliano.

Contabilidade digital

Nesse sentido, a contabilidade digital vem como viabilizadora da coleta de tais informações. Facilitando a gestão da empresa, ela faz integração bancária, processos financeiros, folha de pagamento, automação de inclusão de notas, entre outros procedimentos.     

Dada a importância da contabilidade digital, a Serotini investiu em treinamentos e ferramentas para oferecer suporte em sistemas, na gestão de caixa e no planejamento financeiro, estendendo sua atuação à área financeira e de gestão. Com essa parte organizada, o fechamento contábil vem como uma consequência do trabalho bem realizado.

Serotini Serviços

Com o objetivo de suprir todas as necessidades iniciais de um empreendedor, a Serotini buscou parceiros em diversas áreas, aumentando o rol de serviços. Com isso, o escritório consegue ajudar os empreendedores prestes a abrir o próprio negócio.

Portanto, alguns dos serviços oferecidos são: abertura de empresa; constituição do quadro societário; como a empresa vai trabalhar; alvará; registro de marcas e patentes. Para cada tipo de serviço, a Serotini conta com um parceiro, entre eles, o Software Omie com sistema de gestão online e escritórios de advocacia que cuidam da parte tributária e da recuperação de crédito.

Por fim, a proposta da Serotini é trabalhar tanto a parte organizacional quanto tributária e contábil, utilizando a tecnologia a fim de tornar esses serviços mais acessíveis ao micro e pequeno empresário. 

“O que incentivou a gente a pensar nisso foi o que podíamos oferecer para o empresário sair daqui praticamente para cuidar do negócio dele. Para que os empreendedores tenham acesso a isso, nós fizemos parcerias com empresas que oferecem um melhor custo-benefício. Estes investimentos evitam dor de cabeça com detalhes que, às vezes, é um know-how que a gente já tem, com muita experiência”, ressalta o diretor da Serotini.

publieditorial

Serviço
Serotini Contabilidade Consultiva
Local: R. Antônio Alves, 34-77 – Vila Aeroporto
Telefone: (14) 3042-5050 (WhatsApp)
Site: www.serotini.com.br
Instagram: @serotini
Facebook: www.facebook.com/serotinicontabilidade

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…