A história de Diego Santana com a tecnologia se inicia ainda na infância. Seu primeiro emprego, aos nove anos, foi como professor de informática. Naquela época começava a digitalização das pessoas e em Itanhém, onde ele morava no interior da Bahia, não tinham muitos profissionais para preencher o cargo.

Logo, Diego começou a ensinar seus colegas de sala, alunos de outras séries e até professores a mexerem no computador.

“Meu pai trabalhava em uma cidade fora, porque onde a gente morava não tinha oportunidades. Um dia ele me ligou e falou ‘conversei com um rapaz e amanhã você vai começar seu trabalho’. Aí ele me contou que a prefeitura abriu uma solicitação para dar aulas de informática na cidade, porque as pessoas não sabiam mexer no computador”, relembra.

Diego com seu crachá de professor de informática (Foto: arquivo pessoal) 

Inclusive, foi neste período que também descobriu seu lado empreendedor. Ao perceber que suas professoras não se sentiam à vontade como alunas, Diego resolveu oferecer aulas particulares. Segundo ele, “foram minhas primeiras mentorias individuais. Eu ia no sábado na casa delas e dava aulas particulares para que elas não precisassem ter aula junto com os outros alunos.”

Daí em diante Diego não largou mais o ofício, de uma forma ou de outra, sempre trabalhava com algo relacionado à tecnologia; de ser dono de e-commerce ao que é hoje: gestor de tráfego, palestrante, professor e mentor.

A decisão de seguir estas carreiras também o influenciou a se mudar para Bauru. Mesmo há muito tempo em São Paulo, ele conta que ali nunca foi o seu lugar, sentimento que se evidenciou ainda mais na pandemia, quando veio para o interior ficar com os pais. Procurando um município com boa estrutura ele achou a cidade sem limites.

Ajudando negócios locais

Mesmo que a localização não seja um empecilho para realizar seu trabalho, Diego ressalta que quer ajudar os empresários da cidade. Como especialista em tráfego, ele sabe gerenciar os anúncios pagos que vão atrair pessoas para negócios locais ou online. Em resumo, o gestor de tráfego ajuda o empreendedor definir qual o melhor conteúdo para atrair clientes, cada um direcionado para o público específico.

Sobre a importância dos anúncios, Diego é enfático: “Hoje existem dois tipos de negócio, os que estão na internet e os que estão morrendo. O anúncio é um caminho para a diferenciação e para conseguir trazer resultados que façam o negócio crescer.”

Além do destaque, os anúncios também podem desenvolver a empresa a ponto de atrair um mercado nacional. Outro benefício é a chance de tornar o negócio escalável, ou seja, ampliar as vendas mantendo a estrutura. Portanto, um profissional especializado poderá realizar os anúncios da forma mais assertiva possível, trazendo o retorno financeiro.

Para exemplificar, Diego cita a história de um dos seus primeiros mentorados, que comprava carteiras para revender na internet. “Começamos a montar os processos de vendas e logo no segundo, terceiro mês ele já estava faturando 25 mil reais. A gente percebeu que aquilo ia dar muito certo pra ele. Preparamos a loja virtual, deixando mais profissional, e de lá pra cá ele decolou, conta animado.

Melhor profissional de 2020

A fim de continuar ajudando as pessoas, Diego criou a E-commerce Rocket, uma aceleradora de e-commerce. Utilizando estratégias comerciais, de marketing e ferramentas, desde o planejamento até o pós-venda, o objetivo é aumentar o faturamento das empresas.

Atualmente, o profissional se destaca não só por gerenciar mais de R$ 1 milhão em anúncios por mês, como também por ser premiado. Em 2020, Diego Santana foi eleito o Melhor Profissional de Marketing Digital do ano, pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM).

Feliz com a conquista, ele ressalva que o prêmio veio como o resultado da construção do seu trabalho. “O prêmio é um incentivo para o profissional, mas foi o fruto do trabalho aplicado. Tanto que em 2018 eu não existia na lista, em 2019 fui indicado e em 2020 eu ganhei em primeiro lugar. Então foi uma sequência de trabalhos plantados e chegou a hora de colher um pouco dos resultados”, declara.

Aprender sobre tráfego é fundamental

Mesmo com um profissional voltado para a gestão dos anúncios, Diego ainda revela que é importante o empresário saber sobre a ferramenta, pois é preciso entender para cobrar resultados. Nesse sentido, o gestor criou quatro formas de ensinar as pessoas sobre tráfego pago.

Um curso para aprender na prática e acompanhar a evolução das campanhas, entendendo como agir desde o planejamento, criação e otimização até a escala. O curso tem em torno de 85 horas de aulas gravadas, sendo que o nome faz alusão à plataforma Netflix.

“Eu não explico tudo em um dia, dou a primeira aula em uma semana e na outra semana mostro o que aconteceu com aquilo que eu fiz. Então a pessoa que assistiu o episódio dois vê o resultado. Quem termina uma aula, fica muito ansioso querendo assistir a próxima”, esclarece Diego.

Com apenas dez vagas, os alunos aprendem as principais técnicas utilizadas em e-commerce e todas estratégias do tráfego pago, como Facebook Ads e Google Ads. As aulas são ao vivo pela internet e todos os encontros são gravados para assistir posteriormente.

Uma forma mais personalizada de aprender as técnicas e estratégias utilizados pelo próprio Diego, pois tudo é aplicado no negócio do aluno. Portanto é indicada para quem já tem uma loja virtual e faz anúncios com o objetivo de aumentar o faturamento.

Voltado para profissionais de marketing, este curso, na verdade, é uma especialização junto com a mentoria. O intuito é formar pessoas que querem seguir a carreira de gestor de tráfego. Assim, Diego ministra aulas semanais onde os alunos têm proximidade com o professor e podem tirar dúvidas. Além disso, ainda foi criado um grupo de acompanhamento para troca de ideias.

Muita gente que me segue é profissional de marketing, gestor ou aspirante a gestor de tráfego e quer aprender mais. Eu refleti sobre toda minha vida e minha carreira como gestor e criei uma especialização em cima disso, desde onde eu saí, passando por tudo o que eu fiz”, esclarece.

Diego Santana

Gestor de Performance, mentor e especialista em anúncios, Diego está morando em Bauru há pouco tempo e já demonstra o amor pela cidade. Aliás, reforça o fato de que veio para ficar e quer ajudar os bauruenses com o que mais gosta de fazer.

“Amo fazer o que eu faço, amo anúncios, amo marketing, e o que eu mais gosto é saber que eu ajudei as pessoas. Que eu consegui fazer aquela pessoa crescer e que também consegui ajudar, de certa forma, as pessoas que compraram naquela loja, por eu ter feito elas descobrirem aquela loja. Acho que é o que mais me motiva e me deixa mais feliz, saber que eu estou conseguindo ajudar muitas empresas e muitos sonhos”, finaliza.

Acompanhe o trabalho de Diego pelo Instagram @dihsantanabr e saiba mais sobre os cursos em ecommercerocket.com.br.

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