O “Curta” Boneco Gira Boneco – Festival Internacional de Teatro de Bonecos completa dez anos de história em 2021. Embora não seja possível fazer a 10ª edição presencial, a data não poderia deixar de ser comemorada. Sendo assim, o festival será realizado no período de 19 a 28 de março de forma virtual.

As inscrições estão abertas para grupos do Brasil e de outros países interessados em se apresentar. Portanto, basta acessar o site www.marizabasso.com.br e se cadastrar até o dia 10 de fevereiro. Por lá também é possível ter acesso ao regulamento.

No mesmo prazo, as companhias deverão enviar um vídeo (até 10 minutos de duração) com sua “cena” dentro do vasto universo do teatro de bonecos. As performances devem se encaixar na linguagem do teatro de bonecos/ animação, como dramaturgias curtas e/ou cenas que demonstrem a relação criativa entre o bonequeiro e seus bonecos ou formas animadas.

Festival de Bonecos pela internet

Aderindo ao formato digital, o Festival selecionará os trabalhos em duas categorias: inéditos e não-inéditos (que já foram estreados). Todos os vídeos serão analisados pela Curadoria do Festival e o resultado será divulgado no dia 18 de fevereiro no site oficial do evento e no blog www.bonecogiraboneco.blogspot.com.

Os Grupos e companhias selecionados receberão um cachê de participação e serão comunicados por e-mail, de acordo com as informações que constam no regulamento.

Apresentações

As apresentações gratuitas estão previstas para ocorrer em março em cronograma a ser definido pela coordenação do Festival e divulgado até o final de fevereiro.

Cinco cenas para cinco municípios. Esta foi a forma escolhida pelos organizadores para as apresentações que serão feitas em parceria com as secretarias municipais de cultura: Araraquara, Marília, Garça, Ribeirão Preto e Bertioga.

De acordo com a idealizadora do festival, a artista e produtora cultural Mariza Basso, “a linguagem e técnica das apresentações podem variar de acordo com cada localidade. Mas a ideia é fazer uma transmissão para grupos fechados, com debate ao final de cada apresentação, e outra transmissão livre para o público espontâneo. Vamos definir uma a uma após a seleção dos trabalhos”, explica.

O Festival

De caráter nacional e internacional, o intuito é estimular e difundir a produção bonequeira. Bem como promover o intercâmbio entre os artistas, grupos locais, de outros estados e países, apresentando em sua programação cenas curtas de teatro de bonecos/ animação, debates e oficinas.

O Boneco Gira Boneco é uma realização do Governo do Estado de São Paulo/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo Federal, PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC Nº 60/2020 e Mariza Basso Formas Animadas.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Caso Ajax: documentário sobre caso de poluição ambiental em Bauru será exibido neste sábado (20)

Neste sábado (20), às 10h, o Cine’n Fun, no Alameda Rodoserv Center, exibe o documen…