Bauru é a 35ª melhor cidade brasileira para se empreender, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) realizado este ano.

O ICE é um mapeamento do empreendedorismo nas 100 principais cidades do país a fim de apontar quais locais possuem as melhores condições para o desenvolvimento de empresas.

Organizado pela Endeavor, rede de empreendedores dedicada ao fomento do tema, o estudo, que era realizado uma vez por ano, de 2014 a 2017, voltou a ser publicado em 2021.

Mudanças na realização da pesquisa

Algumas mudanças foram aplicadas na realização desta nova edição do ICE.

Para atender os pedidos de empreendedores e gestores públicos de cidades com grande cultura de abertura de negócios, o estudo, que antes analisava 30 locais, foi expandido, englobando agora as 100 principais cidades do país.

Além disso, o mapeamento contou com novos parceiros, como técnicos da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pesquisadores da Universidade de Brasília, auxiliando a equipe da Endeavor na coleta de dados.

A pesquisa avaliou 60 indicadores municipais, divididos em sete pilares para o crescimento de um negócio: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Disponibilidade de Crédito, Mercado, Formação da Mão de Obra, Inovação e Cultura Empreendedora.

Interior em destaque

Apesar de a cidade de São Paulo se manter em primeiro lugar, o estudo de 2021 traz dados muito positivos em relação a outros municípios que não são capitais, demonstrando seu potencial crescente em relação ao desenvolvimento e promoção de atividades empreendedoras.

Dessa forma, as cidades do interior foram um grande destaque nesta edição.

De acordo com o ICE, um dos grandes fatores para essa expansão de novos negócios foi a crise sanitária causada pela COVID-19. Isso porque o trabalho à distância e os desafios econômicos incentivaram o crescimento da cultura empreendedora no país.

Em Bauru, os microempreendedores locais contam com o suporte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), através da Casa do Empreendedor, que realiza desde a formalização até as declarações anuais necessárias. A pasta oferece ainda apoio nas áreas da indústria, comércio e serviços.

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…