O Rotary Club de Bauru Vitória Régia é o responsável pela idealização da campanha “DOE VIDA” que acontecerá entre os dias 8 e 12 de fevereiro no Hemonúcleo Bauru do Hospital Base.

A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população de Bauru e região sobre a importância de se tornar um doador de sangue e de integrar o Cadastro de Doadores de Medula Óssea.

Assim, a ação incentiva a doação voluntária de sangue a fim de manter níveis satisfatórios de estoque de sangue e hemocomponentes, especialmente neste momento de pandemia em que o número de doadores caiu.

Além disso, há o estímulo para que as pessoas participem da Captação de Cadastro de Doadores de Medula Óssea, a fim de se tornarem possíveis doadores futuramente.

A campanha conta com o apoio da EMDURB, de veículos de comunicação bauruenses e da FAMESP, atual administradora do Hemonúcleo do Hospital de Base.

A importância de doar

Doar sangue é uma ação voluntária que salva vidas. A cada doação são coletados 450 mL, volume que é reposto naturalmente pelo organismo após 24h da doação.

Apesar de parecer pequeno, esse volume tem uma grande importância para pacientes que precisam de transfusões para o tratamento de doenças do sangue, câncer, tumores, leucemias ou para a realização de cirurgias.

Já a doação de medula óssea é destinada para transplantes e beneficia no tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias, de acordo com informações do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Para saber mais sobre as doações de sangue e medula óssea, os interessados também podem consultar o site do Hospital de Base de Bauru, visto que ele possui um espaço apenas com informações para doadores.

Participando da campanha DOE VIDA

A campanha organizada pelo Rotary Club será realizada do dia 8 a 12 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30.

Para participar basta comparecer ao Hemonúcleo de Bauru do Hospital Base, localizado na Rua Monsenhor Claro, 8-88. É necessário levar documento de identificação com foto e corresponder aos requisitos para doar.

Durante a pandemia, para evitar aglomerações, também existe a opção de agendamento para doação de sangue, que pode ser realizado pelo telefone (14) 3231-4771.

O que é preciso para doar sangue?

Para ser um doador de sangue, as condições básicas são:

  • Sentir-se bem;
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (entre 16 e 17 anos, com a presença ou o consentimento formal dos pais e o limite para a primeira doação é de 60 anos);
  • Pesar acima de 50 kg.

Além disso, as principais recomendações a serem seguidas são: nunca vá doar sangue em jejum, faça repouso mínimo de seis horas na noite anterior, não consuma bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evite fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Quem não pode doar?

  • Pessoas que tiveram o diagnóstico de hepatite após 11 anos de idade;
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
  • Pessoas com doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas
  • Usuários de drogas;
  • Aqueles que tiveram relacionamento sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses;
  • Pessoas que fizeram tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva recentemente (nesses casos deve-se aguardar 12 meses após a realização).

Cadastro para doar medula óssea

Para se cadastrar no Redome o candidato a doador deve ter entre 18 e 55 anos de idade e boa saúde.

O cadastramento consiste na coleta de uma amostra de sangue (5 mL) para a tipagem das características genéticas.

Posteriormente, um sistema informatizado cruza as informações genéticas dos doadores voluntários cadastrados com as de pacientes que precisam de transplante, verificando a compatibilidade entre eles.

Se houver compatibilidade, o Redome entrará em contato com o voluntário para averiguar a possibilidade de doação.

Serviço
Campanha DOE VIDA
Data: 8 a 12 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30
Local: Hemonúcleo de Bauru do Hospital de Base (R. Monsenhor Claro, 8-88, Centro)
Telefone para agendamento: (14) 3231-4771
Facebook: www.facebook.com/hemhbb/

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…