De forma gratuita e colaborativa, a Cinemateca Digital Bauruense tem reunido, em uma plataforma, as produções audiovisuais da cidade. No site, é possível encontrar documentários, longas-metragens, curtas, animações, videoclipes, webséries e outras obras de diversas classificações indicativas e gêneros.

Entre os títulos mais curtidos da Cinemateca, vale destacar: “Sobre os Trilhos da História”, “Dafnes” e “Fluxo014: os rolês da quebrada”.

A ideia da plataforma surgiu da necessidade de criar uma articulação entre os produtores audiovisuais da cidade. Além de assistir o que já está catalogado, os produtores independentes, empresas produtoras ou estudantes universitários podem cadastrar suas obras na plataforma. Vale ressalta que, para isso, alguma das etapas de produção tenha sido feita em Bauru.

O objetivo do projeto também se estende para a pesquisa, com o intuito de entender o potencial do audiovisual no desenvolvimento de Bauru. Depois da fase de cadastro, os realizadores disponibilizam uma planilha e um relatório com dados das obras catalogadas e “indicadores sociais e econômicos que avaliem as interseções entre políticas culturais e o mercado audiovisual local”, segundo informações da Cinemateca.

Confira os 162 filmes disponíveis pelo site: cinematecabauru.com.br.

O projeto é realizado por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio de um edital para implantação de bibliotecas digitais. O programa também possui editais para fomento à cultura em outras áreas, como para realização de mostras, produção de longas e séries.

Acompanhe o projeto também em @cinematecabauru e no facebook.com/cinematecabauru. Para saber mais entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Série Alma, de Juliana Alvarez, está em exposição em Bauru

De 17 de abril a 17 de maio, o Espaço Cultural Leônidas Simonetti recebe a série Alma. O t…