Todo ano o Carnaval agita foliões, desfiles e blocos no país todo e, por isso, é considerado um de nossos principais feriados.

No entanto, em 2021 não está sendo bem assim. Devido à pandemia, o feriado de Carnaval foi cancelado em Bauru, assim como qualquer tipo de festa ou evento com aglomeração para comemorar a data.

Segundo João Paulo Poli, médico infectologista do do Grupo São Francisco/Sistema Hapvida, isso aconteceu porque a Covid-19 ainda está com um nível de contágio alto.

Houve um aumento exponencial nos índices de contágio desde o final do ano. Isso pode ser explicado pelo relaxamento das medidas de isolamento social (Natal, Ano Novo e viagens) e pelo surgimento de novas variantes virais, como a P1 de Manaus, que tem uma maior capacidade de transmissão e condição de escapar do nosso sistema imunológico. A variante P1 já foi confirmada no município de Jaú. E provavelmente se alastrou pelo interior”, explica o médico.

Nem aglomerações, nem viagens

Apesar do feriado cancelado, João Paulo afirma que a tendência é que o contágio aumente após o Carnaval.

O brasileiro considera esse feriado tradicional e acha que deve aproveitar de alguma forma. Então as pessoas tendem a fazer festas e eventos clandestinos aumentando o nível de contaminação. Sem falar daqueles que programaram viajar mesmo dessa forma”.

Portanto, o médico salienta que é necessário ter consciência e permanecer em casa, saindo apenas para o necessário, evitando também viagens e passeios neste momento.

A pandemia está em plena expansão. Ainda não vacinamos nem os grupos prioritários e várias cidades estão com o sistema de saúde colapsado. Por isso, para evitar a manutenção dos elevados índices de contágio pela Covid-19, devemos ficar em casa”, explica.

Programação do Carnaval online

Para suprir a folia este ano e comemorá-la em casa, diversos cantores e blocos estão realizando lives, transmissões ao vivo em suas redes sociais.

E, apesar do Carnaval já estar quase acabando, o mês de fevereiro inteiro terá atrações para matarmos a saudade da festa, confira algumas:

O evento faz parte do Projeto Correio Folia em Casa e homenageia Moraes Moreira com artistas como Daniela Mercury, Paulinho Boca de Cantor, Larissa Luz, Margareth Menezes e Márcio Victor.

  • Olodum Uma História dos Carnavais, 16/02, às 19h – Canal do Olodum no Youtube

Evento terá participações especiais de Margareth Menezes e Ilê Ayê.

  • CarnaTinder – até dia 16/02 – Cidade Alta do GTA e Youtube

Evento online promovido pelo Tinder utilizando o servidor Cidade Alta do GTA. O CarnaTinder, que também está sendo transmitido pelo Youtube, contará com apresentações musicais ao vivo de Luísa Sonza, Giulia Be e o Léo Santana. Além de participar de missões interativas, prêmios especiais e ativações surpresa, os participantes também terão acesso ao Tinder dentro do jogo, e poderão usar o aplicativo para dar match com outras pessoas no evento.

Show ao vivo virtual da Banda Eva com sucessos como “Eva”, “Me Abraça”, “Não Me Conte Seus Problemas” e “Não Precisa Mudar”.

  • Festival Minhoqueens – 20 e 27/02, às 16h e às 20h – neste link

O Festival MinhoQueens de Cultura Drag terá shows com as cantoras Pepita, Lia Clark, Kaya Conky e Danny Bond, DJs, performances de dança, dublagem e debate sobre a evolução da arte drag. Serão duas lives por sábado: às 16h e às 20h, com os DJs residentes do bloco.

  • Camarote Salvador com show do Vintage Culture – 20/02, às 16h – Youtube

  • Carnaval Tá On – 20/02, às 18h – Canal do Multibloco no Youtube

O evento contará com os cantores Ana Bispo, Xandy Carvalho, Priscila Barreto e Adriano Góes. Neste dia também será lançado o samba-enredo do Multibloco 2021.

  • Festival Tô me Guardando – até 28/02 – Programação completa aqui

Programação da Prefeitura de São Paulo com 380 atividades, entre instalações artísticas e lúdicas na cidade, apresentações online e atividades nos espaços culturais da Prefeitura, bem como apresentações nas redes sociais dos blocos e projetos. O Festival ocorre até 28 de fevereiro.

  • Glixaria Tá On – até dia 20/02 – no Instagram

Festa virtual com a temática LGBTQIPA+ promovida pelo Bloco Glixaria. A programação contará com lives de entrevistas, discotecagens, oficina de percussão, playlists exclusivas na plataforma Spotify e vídeos no IGTV.

Consultoria:

Infectologista João Paulo Poli – CRM 134.535 – Grupo São Francisco/Sistema Hapvida

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Caso Ajax: documentário sobre caso de poluição ambiental em Bauru será exibido neste sábado (20)

Neste sábado (20), às 10h, o Cine’n Fun, no Alameda Rodoserv Center, exibe o documen…