Após um ano de ensino remoto, os alunos do Preve Objetivo estão de volta às salas de aula. Para marcar o retorno, o colégio lança uma nova marca para representar o novo momento na área da educação. 

A ideia é simbolizar os 48 anos de história e tradição de ensino do Colégio e Pré-vestibular em Bauru com a capacidade de se adaptar ao novo cenário, comprovada na implantação antecipada de métodos que hoje são essenciais, como o pensamento socioemocional e a visão tecnológica do ensino. 

Nesse sentido, a logo continua sendo representada por um aluno em movimento, o que mostra dinamicidade, porém em uma nova direção, acompanhado de seis traços que significam os pilares da educação: criatividade, sensibilidade, responsabilidade, pensamento crítico, ética e inteligência.

“As gerações mudam. A de hoje não é a de 48 anos atrás. E nós precisamos acompanhar essa mudança. Então a transformação da marca foi exatamente por isso. Adaptação às novas gerações e às novas exigências do mundo atual”, comenta a diretora do Ensino Fundamental II do colégio, Aline Garcia.

Portanto, a marca e a volta às aulas vêm em conjunto com o novo posicionamento: dinamicidade, conhecimento e evolução. Para o retorno, a estrutura conta com grandes salas e espaços que permitem a circulação maior do ar. Ademais, seguindo as normas, apenas 35% dos alunos participam das aulas presenciais, em dias alternados e a partir da escolha dos pais.

Somado a isso, diversas medidas de segurança foram tomadas pelo Colégio. Os professores e alunos ficam o tempo todo de máscara, e todos os trabalhadores da escola usam também um escudo facial. A escola providenciou cartazes de conscientização com informações, adesivos para indicar as cadeiras permitidas, indicadores de distância no chão para evitar aglomeração e dispensers de álcool gel por toda a escola.

O Colégio – que está com matrículas abertas – tem turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Médio e  Cursinho Pré-vestibular. Além das duas unidades em Bauru (Centro e Estoril), o Grupo Preve tem divisões em Agudos, Jaú, Lins, Marília, Pederneiras e Paranaíba-MS.

Preparados para o futuro da educação

Uma das áreas mais afetadas pela pandemia em 2020 foi a educação. Com as escolas fechadas e alunos acompanhando as aulas em casa, os educadores tiveram que remodelar os métodos de ensino.

Durante esse período, duas questões foram importantes: os cuidados com o socioemocional dos alunos e da família e a adaptação ao uso de tecnologias e de novas práticas, visando continuar as aulas em casa de modo remoto. 

Antes mesmo da pandemia, o Grupo Preve já vinha trabalhando os aspectos socioemocionais dos alunos, bem como a introdução de novas tecnologias complementares de ensino. Sendo assim, quando o ensino remoto obrigatório surgiu como alternativa para a educação, a escola já tinha recursos necessários para seguir em seu trabalho com todas as categorias de ensino, Infantil, Fundamental, Médio e Pré-vestibular.

Conscientização, diálogo e preparação emocional

O senso de segurança e responsabilidade presentes na nova logo fortalecem o que afirma a diretora do Ensino Fundamental II, Aline Garcia, sobre o trabalho contínuo de conscientizar e reforçar os assuntos do cotidiano para crianças e jovens. 

O diálogo também é uma ferramenta importante para educação. Por isso, Aline destaca a importância da volta dos alunos à convivência com amigos e professores. “É difícil estar em casa há tanto tempo. O jovem e a criança precisam disso, estar em convívio com outras pessoas em um ambiente seguro e cuidadoso”. 

Segundo a direção do Grupo Preve, a doação e o comprometimento com a educação e a história do Colégio foram fundamentais para o retorno às salas de aula, além do trabalho de todos os colaboradores. É um momento de superação para todos.

Escola da Inteligência

Desde 2012, o Grupo Preve começou a implantação desse pensamento, por meio da Escola de Inteligência, método do Dr. Augusto Cury.

O conceito tem o objetivo de aumentar a abertura dos alunos para outras pessoas, tornando-os mais sociáveis e respeitosos. Com isso, reduz-se a indisciplina, aumenta a aprendizagem e facilita o diálogo dos jovens com os pais, incluindo a família no processo educacional. Na prática, a metodologia – instalada com ajuda do criador – é percebida nas disciplinas e em eventos.

Além da melhor convivência com outras pessoas, o conceito também visa o autoconhecimento. Uma ação realizada pela escola é o apoio na escolha da profissão pelos alunos do Ensino Médio. É feito um processo de reflexão sobre essa decisão, buscando entender as razões para as preferências. “Muitos querem ser médicos por causa dos pais, mas nem sempre é o melhor caminho para eles. Quanto mais você se conhece, é mais fácil enxergar a sua própria realidade e escolher com mais assertividade”, comenta Aline. 

Tecnologia complementar de ensino em parceria com Google

Além do lado socioemocional, a pandemia foi também um período de adaptações tecnológicas na educação, o que também culminou para o processo de modernização da marca. Nesse momento, o Colégio e Cursinho Pré-vestibular  tiveram que colocar em prática o treinamento de 2019 do Google for Education.

Nessa capacitação, os professores e funcionários aprenderam a usar e combinar as diversas ferramentas do Google para as atividades, como as aulas online no Meet ou o compartilhamento de documentos. Com as ferramentas em mãos, começaram a pensar metodologias digitais de ensino, como o desenvolvimento de jogos relacionados aos conteúdos das disciplinas. 

Portanto, segundo o professor de redação, Emerson Mendes, essa aceleração é um processo natural de adaptação tecnológica, pois cada vez mais os educadores vão ter que se aproximar das ferramentas digitais. “A escola não será mais a mesma. Nós sempre iremos complementar o conteúdo com um vídeo, um exercício no computador. Os textos serão todos digitados. Na prática, a vida já é assim, com todos escrevendo no celular e os programas corrigindo as palavras. Para mim, vamos ganhar com isso”, complementa.

Para garantir o funcionamento, o Grupo Preve investiu em tecnologia com a compra de Chromebooks e a adaptação da estrutura para o ensino híbrido, no qual parte dos alunos está em sala de aula e outra parte acompanha em casa. 

publieditorial

Serviço
Preve Objetivo
Endereço: Rua Cussy Jr, 4-55. Centro
Contato: (14) 4009-8800

Objetivo Estoril
Endereço: Rua 13 de maio, 22-55, Jardim Estoril IV
Contato: (14) 3245-2100

Site: www.grupopreve.com.br
Instagram: @preveobjetivo
Facebook: /PreveObjetivo

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…