Sem poder realizar eventos presenciais, os artistas e produtores culturais bauruenses encontraram na internet uma forma de manter o contato com o público. Uma dessas iniciativas é o Festival de Cultura Independente Fuzuê 014 – Edição Tropikali.

O evento gratuito acontece nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, sempre das 17h às 22h, com lives transmitidas no canal no Youtube da Fuzuê 014. Ao todo, a programação do festival tem a participação de mais de 60 artistas, divididos em 30 apresentações e em seis eixos temáticos.

No primeiro dia do evento, 26/2, as atrações serão: Maracatu Abayomi; Batuque das Marias; Lizze e Isa (música); Ariane Souza e Bayo (poesia); Ticanica e Pedro Blanc (circo); e Dose de Arte (teatro).

Batuque das Marias (foto: Fabiano Zacarias)

Já no dia 27/2, o público confere as apresentações de Quarta Ócio; Zandare e Red Skywalker Sounds (música); Guilherme Afonso e Renato RapNobre (poesia); Núcleo Solar de Teatro (teatro); e Filhos da Terra (performance).

Renato RAPNobre (foto: Arquivo Pessoal)

E no domingo, 28/2, encerrando o festival, sobem ao palco: Dom Black e convidados (Jady, Fhael e Bag MC); Yastana e convidados (Julia Parra, Emana e Dj Ding); DAVID MC e convidados (Marlon, Laura Soul e David RS), e Vivência.REC (música); Cia Sigma Sheng, com a participação de Paula Souza, Marcos Rodrigues, Marco Araújo, Leonardo Aciole, Gabriela Pereira, Fran Manson, Thiago Brandao, Filipe Junqueira e Tiago Oliveira (dança); e Depark e Santina (poesia). 

Dom Black (foto: Freak Ape Films)

Além dessas atrações, o evento ainda conta com a participação de DJ Rato e Tita, na função de mestres de cerimônia.

O que o público pode esperar do festival?

Criado em 2020, durante a pandemia, o Festival Fuzuê 014 é o resultado da reunião de um grupo de artistas e produtores culturais de Bauru. A primeira edição contou com cerca de 300 artistas da região, em apresentações, debates e oficinas entre março e agosto.

Para este ano, o festival deve ser ainda melhor. O evento foi aprovado no edital do Programa de Ação Cultural (ProAC Expresso LAB), do Governo de SP, e, com os recursos, vai conseguir montar palcos temáticos para receber os artistas.

Na segunda edição, denominada Tropikali, a ideia é trazer novamente os artistas que participaram no ano passado, e também agregar novas perspectivas artísticas e performances diferentes, como explica Isabela Morales, diretora artística do festival.

“Teremos muito Brasil, muita cultura do interior, muito Bauru. E, criativamente, está muito lindo, tanto na parte artística, da forma como construímos o enredo para contar essa história “Tropikali”, quanto na parte cenográfica e audiovisual. Nós queremos trazer novidades, uma nova forma de visualizar e de experienciar a arte. Só assistindo para saber como será esse Fuzuê todo!”, finaliza.

A importância dos artistas locais independentes

Uma das premissas do festival é dar visibilidade aos artistas independentes de Bauru e região, principalmente minorias.  “O trabalho que o Fuzuê está fazendo de entrar em algumas bolhas, juntar diferentes tribos e divulgá-las, tem me chamado muita atenção, me fazendo entrar em contato com muitos trabalhos que não conhecia”, avalia Ana Evaristo, produtora artística do evento.

Ana Evaristo (foto: Arquivo Pessoal)

Por isso, um dos focos do Fuzuê 014 é abrir espaço para a diversidade da arte independente produzida na região central do estado de São Paulo, composta por 39 municípios. O evento é organizado de forma voluntária por artistas e produtores culturais de Bauru.

Serviço
Fuzuê 014 – Edição Tropikali
Quando: de 26 a 28 de fevereiro
Onde: /fuzue014
Classificação indicativa: Livre
Instagram: @fuzue014
Site: linkme.bio/Fuzue014/

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Espetáculo gratuito valoriza música instrumental passando por gêneros de todas as partes da América

Nesta sexta-feira (26), Bauru recebe o espetáculo gratuito “Rente América”, ap…