Já parou para pensar quantos escritores Bauru tem que nem ao menos conhecemos? A produção literária na cidade é farta, porém, pouco divulgada, visto que o mercado editorial ainda é pouco acessível para alguns autores.

Procurando mudar essa situação e dar oportunidade de divulgação para escritores locais, o editor Thiago Augusto Corrêa criou o Bauru Literatura, uma plataforma para publicar e divulgar obras literárias dos bauruenses.

Como leitor, sentia que havia pouca divulgação dos autores de nossa cidade. Reconhecia que eles existiam, mas o acesso às suas obras era restrito, ou em páginas pessoais de redes sociais ou em publicações de livros físicos. Como editor, observei que a vontade de atrair leitores era uma demanda geral de todo escritor da cidade. Dessa forma, o portal surgiu como uma vitrine para que conheçamos nossos autores com maior amplitude, convidando o público a lê-los. Bauru tem grupos literários heterogêneos, ricos em conteúdo, e o público da cidade em geral, bem como da região, precisa conhecer isso melhor”, conta Thiago.

85 obras já publicadas

Embora tenha sido lançado este ano, o portal foi idealizado em 2020 e obteve o apoio da Lei Aldir Blanc, que incentivou a produção de projetos culturais durante a pandemia.

Beneficiando os escritores pela divulgação, mas também os leitores, que têm acesso a um amplo repertório cultural gratuito, o site já abriga 85 textos, de diferentes gêneros literários.

Atualmente são 19 escritores parceiros e colunistas participando do portal. Entre eles estão: Bruno Sanches, Patrícia Lima, Rebeca Almeida, João Correia Filho, José Carlos Brandão, Rosa Leda, Sônia Brandão e Ana Maria Barbosa Machado.

São nove autores publicados, dez autores engatilhados para publicação e estamos recebendo novos participantes. Como a intenção é destacar cada autor, a publicação é feita em grupos de cinco. Assim, todos os participantes estarão em destaque por ao menos uma semana em nossa página principal, além de serem divulgados um a um em nossas redes sociais”, explica Thiago.

Valorizando a literatura local

O bauruense ainda conta que, além de divulgar conteúdos já publicados, a plataforma também possui conteúdos novos, visto que os colunistas criam textos inéditos para a página toda semana.

Ademais, em um futuro próximo, o site também irá divulgar obras de autores que já faleceram, como uma forma de resgatar nossa história literária.

O intuito é valorizar de todas as maneiras possíveis a literatura local, pois de acordo com Thiago, Bauru é um pólo regional produtor de cultura e esses movimentos culturais refletem nossa identidade como sociedade.

Como participar?

Se você também tem vontade de divulgar suas produções literárias no Bauru Literatura, basta acessar o site e preencher um formulário com as seguintes informações:

Um texto contendo sua biografia; uma foto preferida que será utilizada tanto no perfil do autor quanto na divulgação das redes; os textos que deseja publicar em formato doc ou pdf e, caso tenha publicado algum material físico ou digital, que informe os títulos e as datas de lançamento para inserirmos nas informações do site”, enumera Thiago.

Qualquer tipo de obra literária é bem-vinda, sendo aceitos todos os tipos de gêneros literários, desde que não tenham nenhum tipo de discurso discriminatório.

Serviço
Bauru Literatura
Site: bauruliteratura.com.br/
Facebook: www.facebook.com/bauruliteratura/
Instagram: @bauruliteratura

 

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …