Uma pesquisa realizada em 2018 pelo Datafolha mostra que atualmente os jovens são os principais interessados em participar da política. Porém, esse assunto é amplo e abrange diversas temas, como por exemplo, de que forma podemos atuar, como funciona, quais são as divisões de poderes. Neste cenário uma Organização da Sociedade Civil (OSC) surge com o intuito de oferecer ferramentas de conhecimento político aos jovens.

O Politize! foi criado em 2015 com o objetivo de formar uma geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia. Pra isso, a organização trabalha a fim de levar conhecimento aos brasileiros, a fim de entenderem como a política funciona e dar ferramentas de participação para que possam mudar realidades, principalmente a nível local.

Inclusive, foi a possibilidade de aprender mais sobre o assunto que chamou a atenção de Gabriela Ferreira de 25 anos. Mesmo sem gostar muito de política, ela sempre teve vontade de melhorar a realidade ao seu redor ainda quando morava aqui em Bauru. Ao se mudar para Florianópolis para cursar Relações Internacionais, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ela conheceu o Politize!, ingressando no projeto em julho de 2019.

Gabriela Ferreira morou em Bauru dos três aos 20 anos (Foto: divulgação)

“O que mais me chamou a atenção foi o fato de existir uma organização que atua no Brasil inteiro ensinando as pessoas como a política funciona. O Politize! atua de forma suprapartidária expondo visão de todos os espectros políticos e ideológicos”, conta.

Hoje em dia, Gabriela é coordenadora de Multiplicadores no Programa Embaixadores Politize!. Sobre a vivência nestes anos dentro da organização, ela conta que seu conhecimento sobre política avançou de forma intensa. Sendo assim, ela destaca três principais habilidades pessoais que desenvolveu.  

“Agora eu realmente entendo quais as funções dos meus representantes, como eu posso me movimentar para participar das transformações que eu quero ver acontecendo. Além do networking e o próprio desenvolvimento pessoal, desde habilidades de oratória, comunicação não violenta, liderança e gestão, por exemplo”, relata. 

Para os jovens bauruenses

Gostando de política ou não é muito importante entender sobre o assunto a fim de ter uma participação ativa como cidadão. Dessa forma, é possível adquirir conhecimento para mudar e melhorar aspectos da cidade.

“A gente entende que as pessoas não sabem exercer a cidadania no dia a dia. O que eu faço além do voto? Posso participar de um conselho municipal? Posso ajudar a elaborar um projeto de lei e enviá-lo para o Senado? Enfim, são diversas formas de atuação que ensinamos para os jovens serem lideranças cidadãs na comunidade”, aponta Gabriela.

A fim de formar uma geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia, o Politize! abre inscrições para o curso online e gratuito “Programa Embaixadores“. Assim, os jovens tem ferramentas para atuar como protagonistas na elaboração de soluções aos mais diversos problemas da cidade.

O Embaixadores Politize! já está na 3ª edição e já formou mais de 860 jovens no país, sendo dividido em três etapas: multiplicadores, embaixadores e líderes.

Para se inscrever no Programa Embaixadores Politize!

Embora o programa seja nacional, a organização abre 30 vagas exclusivas para os bauruenses participarem do curso. Quem se inscrever e for selecionado terá a formação como multiplicador, sendo possível avançar para as outras etapas ao longo do tempo.

O programa vai de abril a novembro de 2021 e possui seis módulos abordando conteúdos como história política e democracia, três poderes e eleições, políticas públicas, entre outros.

Se interessou? Para se inscrever no processo seletivo, basta ser maior de 16 anos. As inscrições vão até o dia 28 de março de forma gratuita: www.politize.com.br/embaixadores. O resultado da seleção será divulgado até o dia 16/04/2021.

Confira todas as regras do Programa Embaixadores Politize! aqui.

Saiba mais sobre o Politize!

A organização atua em três diferentes eixos.

  • Divulgação de conteúdos: por meio do blog, das redes sociais e do Youtube, a organização cria conteúdos sobre política de maneira fácil e descomplicada;
  • Escolas públicas: atua escolas, diante de parcerias com a Secretaria de Educação Estadual, e oferece aulas de cidadania e política. Portanto jovens do ensino médio podem escolher cursar uma eletiva do Politize! nas escolas públicas dos estados que têm acordo de cooperação;
  • Lideranças: por fim, o terceiro eixo é formar uma nova geração de lideranças jovens por meio de programas como o Embaixadores.

“Acredito que a política é discutida pelos jovens hoje de uma maneira que eles não se sentem confortáveis. Falamos sobre política, nos sentimentos insatisfeitos, mas não conversamos de maneira construtiva. O Politize! é um espaço seguro, não precisa ter conhecimento prévio. Estamos aqui para dar os primeiros passos e ensinar pra quem nunca teve contato com a política e com a cidadania”, finaliza Gabriela.

Registro do evento que reuniu os jovens do Politize! antes da pandemia de coronavírus (Foto: divulgação)

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha de Dia das Mães e dos Namorados sorteará carro elétrico em Bauru

O Bauru Shopping irá premiar os clientes com um BYD Mini Dolphin 2024, carro elétrico lanç…