Do local ao nome, a padaria Dona Dolores foi pensada para Bauru. A principal avenida do tradicional conjunto Mary Dota, a Av. Marcos de Paulo Raphael, foi o local escolhido pelos irmãos Márcio Gomes (à direita na foto principal) e Elias Gomes para lançar o estabelecimento que levava o nome da avó deles, que passou a vida na cidade.

Criada em 2013, foram apenas sete anos e meio para consolidar a marca, chegando hoje a quatro unidades – sendo duas no Mary Dota, uma no São Geraldo e outra no Parque Vista Alegre – e alcançando uma produção de mais de 7 mil pães por dia.

Um dos motivos para esse crescimento é a exigência de qualidade do Márcio, começando pela escolha dos ingredientes. Segundo o empresário, a padaria adquire o que for necessário para garantir o melhor sabor. A mesma cobrança é estendida à produção, que começa na madrugada para possibilitar que todos os itens sejam frescos.

“Se o produto está ruim, tiramos da gôndola. Não vende”, garante Márcio. “E esse é um dos motivos que a Dona Dolores é o que é hoje, pode ter certeza. Eu sei que se o cliente comer algo ruim, ele não volta”.

Outra explicação é a vontade de sempre se aperfeiçoar, entre a criação de novos produtos e a elaboração constante de promoções, combos e kits. Algumas ideias foram trazidas do tempo em que os irmãos trabalharam na capital, outras foram concebidas com a experiência deles na Dona Dolores.

Nesse sentido, uma das missões é oferecer produtos para cada momento do dia. Além do pãozinho pela manhã, eles passaram a oferecer almoço, contam com a qualidade de salgados e pizzas para tarde e noite e da confeitaria e padaria para qualquer hora. 

Ademais, também reforçaram o domingo, no qual eles disponibilizam diversas opções de almoço com promoções e registram longas filas. Por isso, Márcio diz que a padaria virou referência do fim de semana nessa área de Bauru.

Ainda segundo o empresário, tudo é feito com objetivo de fortalecer a marca Dona Dolores. “Nós temos um estilo de trabalho. Então, podemos criar novos produtos. Mas mesmo que sejam produtos tradicionais, serão renovados aqui dentro, para ter a nossa cara”, finaliza. 

Aplicativo para delivery e notificações

Na linha de buscar inovações, a padaria Dona Dolores lançou um aplicativo. “É uma forma de atender nossos clientes fiéis da área e também alcançar aqueles mais distantes, que não costumam vir aqui ou só vêm aos finais de semana”, comenta o gestor de marketing da padaria, Sérgio Oliveira (à esquerda na foto principal), que está na empresa desde 2015.

No aplicativo, mais de 80% do cardápio está disponível e o cliente pode pedir para delivery ou retirada, incluindo encomendas, no qual indica a data e horário para receber o pedido. Para alguns locais de Bauru, a entrega é grátis.

Além de ter acesso ao cardápio, uma das vantagens de ter o aplicativo é ficar atento aos descontos. Toda vez que a padaria fizer promoções, montar combos ou lançar produtos, ele envia uma notificação. “Tudo o que acontece aqui, vai acontecer na loja virtual também”, diz Sérgio.

E dessa forma, conclui o gestor de marketing, facilita para o cliente. “Assim que aparecer a notificação, o cliente aperta e vai direto para a venda. É bem direto e prático”. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Pães, salgados, doces e almoço

Baixar o aplicativo é a forma mais fácil de conhecer tudo o que tem disponível por lá. Afinal, são mais de 500 produtos, entre padaria e confeitaria, além das opções de almoço.

Entre os principais, está o clássico e mais pedido pão francês, salgados como Coxinha (três por R$ 10) e esfirra, baguetes recheadas por R$ 9,90 (presunto, calabresa ou frango), pizza, sonho (três por R$ 10), bolos diversos e pães de todos os tipos.

Além desses, eles vendem também bolo inglês, caldo de mandioquinha, mini sonho (R$ 5,99 por um pacote com 9 unidades), amendoim crocante, pão de queijo (três por R$ 10) e o recém-lançado pacote de mini churros (R$ 10 por um pacote de 10 unidades). 

Fora da panificação e confeitaria, a padaria tem um cardápio de almoço, que inclui pratos como picanha, costela recheada, contra-filé, parmegiana e feijoada. Também vende marmitas a partir de R$ 14,90, com opções de carnes bovinas e de frango. 

Recentemente, eles lançaram a panqueca, que vem nos sabores portuguesa, carne ou frango com catupiry. “Foi desenvolvido durante a pandemia e vendeu tanto que ajudou a manter todos os nossos funcionários”, comenta Sérgio.

Os combos e kits são outro destaque da padaria, pois garantem descontos. No momento, o kit disponível é o Família, que vem frango assado, 600 g de arroz à grega, 600 g de maionese, 600 g de cuscuz, Coca-cola 2 litros e um kibon de 1,5 litro por R$ 99. 

Antes da primeira unidade da padaria

Apesar da padaria ser recente, a história de Márcio e Elias no ramo é mais antiga. Os irmãos já trabalham há anos em confeitaria e supermercado, sem contar o tempo em que viam a mãe vender pão e bolo na rua.

O Márcio tem quase 30 anos de experiência no mercado, entre padarias de Bauru e São Paulo. Já o Elias trabalhava há 17 anos na capital e estava como supervisor geral de uma empresa de hortifruti que atendia redes de supermercados como o Pão de Açúcar, o Extra e o Carrefour.

A união dos dois veio após uma busca por mudança, principalmente do Elias, que desejava sair da capital. Por telefone – na época, Márcio estava em Pederneiras -, decidiram abrir a padaria e inauguraram a primeira unidade iniciando com o Márcio no comando e o Elias ajudando da capital.

Escolher o nome da avó veio naturalmente. Já o local exigiu um momento de fé. “Eu pedi a Deus em oração para me iluminar na escolha de onde ia ser a padaria. E dentro da oração, Ele me mostrou a praça [ao lado da primeira unidade]. Fomos lá, alugamos e deu tudo certo”, comenta Márcio, que chegou a morar no Mary Dota.

No feriado da Independência, 7 de setembro, eles iniciaram oficialmente a padaria Dona Dolores. Dois anos depois, em 2015, a empresa abriu duas novas unidades (São Geraldo e Parque Vista Alegre) e recentemente lançou a quarta.

Sete anos depois daquela ligação, os irmãos refletem sobre a consolidação da marca. Para Márcio, a dupla se complementa. Somando a exigência de qualidade do Márcio, que coordena a produção, com a capacidade de vendas do Elias, eles conseguem aproveitar o melhor de cada trajetória.

Inovações e futuro da padaria

Entre a força dos dois em cada área, o conceito será sempre buscar inovações, parte do DNA da Dona Dolores. “Nós não somos uma padaria acomodada, estamos sempre tentando tentando fazer algo novo”, explica o gestor de marketing Sérgio.

Em 2016, por exemplo, eles lançaram o café da manhã gourmet, com Carolina de Nutella, pão com requeijão na chapa e uma bebida (café, capuccino ou suco de laranja). “Foi um sucesso, lembro até hoje. Era gente de todos os cantos da cidade”, comenta Sérgio, reforçando que a opção ainda está no cardápio.

A gestão também segue essa linha, como é possível perceber na criação do departamento interno de marketing, responsável pelo lançamento do aplicativo, e encarregado do lançamento constante de combos e promoções.

Por lá, o pensamento é apostar em novas ideias. A pandemia frustrou alguns planos, mas eles seguem na cabeça – alguns até em fase mais avançada. E pela empolgação do Márcio e do Sérgio ao falar dessas propostas, a expectativa é de que a padaria continue em rápido crescimento. 

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Serviço
Padaria Dona Dolores
Site: www.padariadonadolores.com.br/
Instagram: @padariadonadolores
Facebook: /padariadonadolores

Mary Dota I
Endereço: Avenida Marcos de Paulo Raphael, 18-29
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 6h às 22h
Contato: (14) 3237-3954

Mary Dota II
Endereço: Rua José Ambrósio, Quadra 5.
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 5h30 às 21h
Contato: (14) 3245-6021

São Geraldo
Endereço: Alameda Flor do Amor, 8-12
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 6h às 21h
Contato: (14) 3234-9050

Parque Vista Alegre
Endereço: Alameda Con. Aníbal Difrância, 9-20
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 6h às 22h. Domingos, das 6h às 21h
Contato: (14) 3243-9585

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