Máquinas inteligentes que competem com os homens, robôs que voltam do futuro para tentar mudar a história da humanidade. A ideia de Inteligência Artificial (IA) que o cinema criou pode parecer assustadora e muito longe da realidade, mas essa tecnologia, em que máquinas simulam a inteligência humana, está mais presente em nossas vidas do que imaginamos.

Uma empresa de segurança de Bauru já tem usado a Inteligência Artificial nos condomínios que monitora. Os empresários Jean Paulo Reghine China e Claudio Conte apostaram na tecnologia para trazer mais eficiência ao trabalho da Tecnoporte Segurança e Soluções.

Hoje a maioria dos condomínios controla o acesso usando a TAG, que é uma chave digital. O problema é que esse equipamento pode ser perdido ou mesmo transferido. Para evitar esse tipo de contratempo, a Tecnoporte passou a usar o equipamento de leitura facial e de placa de veículo para garantir mais segurança.

A instalação do reconhecimento facial facilita a identificação do morador e a abertura do portão automaticamente. “Essa é a mais nova tecnologia que tem no mercado, que tem 100% de segurança. Nós trouxemos para Bauru tudo o que tem de mais novo em Inteligência Artificial”, garante Jean, que é engenheiro elétrico.

O aparelho de reconhecimento facial ainda pode agregar outras ferramentas como a aferição de temperatura, que pode ser muito útil em shoppings, escolas e empresas para identificar quem está com febre, função muito importante atualmente.

A IA ainda tem outras facilidades, como permitir o acesso de visitantes usando um QR Code. O morador habilita a entrada no condomínio por meio de um aplicativo, que envia o código para o celular do amigo. Jean explica que a IA gera créditos para entrada e saída da visita, que expiram se não forem usados. “E só funciona com a localização do celular do morador ligada e próximo ao condomínio”, alerta.

Segurança

Além do reconhecimento facial, a Tecnoporte também oferece o serviço de portaria remota, que é gerenciada através de um sistema de comunicação IP – que é um conjunto de protocolos de comunicação entre computadores em rede. Diferente da portaria virtual, que apenas a máquina faz todo o serviço, a portaria remota tem toda uma equipe por trás da segurança, o que seria impossível sem a internet banda larga.

Cláudio, que é técnico em eletrônica, explica que a Tecnoporte trabalha com 100% do produto na área IP, o que faz com que o tempo de resposta ao cliente seja imediato. “Nós temos a nossa própria internet, ou seja, uma intranet, o que faz com que ninguém consiga entrar na nossa rede. Chegamos a todos os condomínios com o nosso sinal. Isso faz com que o condomínio ganhe em segurança porque eu sei o tempo de resposta de um defeito”, explica.

Ter um sistema de comunicação IP impacta diretamente na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – que estabelece normas reguladoras para proteger a privacidade dos usuários – já que a Tecnoporte é responsável pelos dados dos clientes e trabalha para que os mesmos não sejam vazados ou acessados indevidamente.

Economia

Outro fator levado em conta para a contratação do serviço de portaria remota é a economia, já que o custo em manter uma portaria presencial representa praticamente 65% da arrecadação do condomínio, relata Jean.

Já com a portaria remota, o valor cai pela metade ou mais, o que geraria uma economia para o condomínio, que pode ser revertida em descontos ou em melhorias na infraestrutura.

Cada condomínio tem uma realidade. Por isso, é necessário analisar os que precisam de porteiros presenciais, portaria remota, ou se os dois ao mesmo tempo. “Nosso sistema permite trabalhar em um condomínio que tenha porteiro e que queira trabalhar com portaria remota. Eles mantêm o porteiro durante a noite e durante o dia atuam com a portaria remota”, explica Jean.

Sonho realizado

Mostrando foto por foto, os empresários do ramo de segurança lembram do começo da empresa, há quatro anos. Comentam como cada sistema de portaria remota foi instalado em diferentes condomínios que a Tecnoporte atende em Bauru e região.

“Tanto eu quanto o Jean sabemos fazer tudo na empresa, entendemos todo o procedimento e sabemos fazer todas as funções. Vamos em todas as obras, participamos das instalações. Acredito que esse seja nosso diferencial, além da nossa simplicidade”, avalia Cláudio.

Quando surgiu a modalidade de portaria remota, Jean viu uma oportunidade e convidou o amigo que topou se “arriscar”.

“A gente nem esperava que fosse dar esse “BOOM”! O que no começo a gente procurava e corria atrás de prestação de serviço em condomínios, hoje nós somos procurados. Cresceu muito essa modalidade”, lembra o engenheiro elétrico, Jean.

Atualmente, mais de 40 funcionários fazem parte dessa empresa que, neste mês, passou a atender 50 condomínios em toda a região. “Em quatro anos, nós passamos de 192 para 12 mil moradores monitorados”, revela Cláudio.

Mas o começo não foi fácil. Depois de muito estudo e investimento, os sócios ainda ficaram meses sem clientes até que, finalmente, conquistaram o primeiro. “Nós só pegamos o condomínio porque confiavam na gente, nas pessoas Cláudio e Jean, na nossa capacidade técnica”, relata Cláudio.

Por isso, comemorar o 50º cliente é tão importante. “De uma empresa pequena para o que nos tornamos hoje, para nós foi excelente. Valeu a pena”, afirma Cláudio. “Só não esperávamos tão rápido assim”, complementa Jean.

publieditorial

Serviço
Tecnoporte – Segurança e Soluções
Endereço: Av. Nações Unidas, 26-29, Vila Cidade Nova Universitária, Bauru
Email: [email protected]
Site: https://www.tecnoportebauru.com.br/
Telefone: (14) 3214-3012 / (14) 99133-7276 / (14) 99122-8362

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …