02 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para dar visibilidade ao tema. Esta condição de saúde é caracterizada pelo déficit na comunicação social e no comportamento. No entanto, o autismo apresenta vários subtipos de transtornos, sendo tão abrangente que o nome oficial é Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Nesse sentido, a data serviu de incentivo para se criar a campanha Abril Azul, para que não só o dia 02, mas o mês inteiro de abril seja marcado por ações de conscientização.

Aqui em Bauru, o grupo Rede de Apoio Anjo Azul trabalha ativamente na causa. Idealizada pela bauruense Renata Ferreguti, a rede tem o objetivo de acolher os pais que, assim como ela, tem uma criança com TEA.

“Tive muitas conversas em salas de espera de clínicas com mães que também sentiam falta de uma rede acolhedora que proporcionasse a troca de vivências. Então senti a necessidade de desenvolver um projeto que trouxesse tudo isso para as famílias, uma vez que Bauru só tinha uma associação de autistas, voltada às crianças e não aos pais”, esclarece.

Em agosto de 2019, o grupo lançou a primeira palestra e até hoje organiza eventos voltados para a temática.

Palestras Abril Azul

Diante da campanha Abril Azul, a Rede de Apoio Anjo Azul promove uma série de palestras gratuitas. A programação será de 02 a 30 de abril de forma online, transmitidas pelo Facebook “Somos Um”. Confira a programação completa:

  • Mães da Praia à Montanha (02/04, às 20h30)

Um bate-papo sobre como foi a primeira reação ao receber o diagnóstico, desafios, rotina diária e como cada fase tem seus desafios. Com: Renata Ferreguti, mãe do Thomaz (autistas), Marina Lorenzetti, mãe do Bruno e Enzo, Celia Haiek, mãe do Guilherme.

  • Autismo, Diagnóstico e Tratamento (05/04, às 20h30)

Um bate-papo sobre como é feito o diagnóstico e importância do tratamento. Com: Dr Plinio Ferraz Neuropediatra (CRM 91838-Sp, RQE18999)

  • Direito e Autismo (08/04, às 10h)

Bate-papo sobre direito dos Autistas (saúde, escola, laser, isenções). Com advogadas Karine Felix e Leticia Rios do escritório Idalina Isenções.

  • Avaliação e Intervenção Comportamental (12/04, às 20h)

Bate-papo sobre como ocorre as avaliações e intervenção para o tratamento de autistas e os métodos usado pela integrar. Com Equipe da Clínica Integrar de Bauru: Miriana Biazin (Psicóloga); Ana Rondon (Fonoaudióloga); Paula Gimenes (Fonoaudióloga); Mayara Matsunaka (Psicóloga).

  • Educação e Inclusão (14/04, às 20h30)

Bate-Papo sobre educação, inclusão escolar, dificuldades escolares em tempo de pandemia e volta às aulas. Com Katia Fonseca (Doutora em Educação) e Luan H de Jesus (Psicopedagogo e proprietário do Espaço Wallon).

  • Equoterapia e Música no Autismo (16/04, às 20h30)

Bate-papo sobre os benefícios da terapia com animais e a importância da música como forma de terapia para autistas. Com Sabrina Breslau (fisioterapeuta especialista em neurologia equoterapia) e Paula Martins Said (Doutora em música e sócio proprietária da Bravo Academia de Música).

  • Equipe Interdisciplinar no tratamento do TEA (20/04, às 20h30)

Bate-papo sobre como acontecem as intervenções e diferenças entre equipe multidisciplinar e interdisciplinar no TEA. Com Equipe da Clínica Dynami de Jaú: Bruna Martins (Psicóloga), Aline Martins (Fonoaudióloga), Debora Aleixo Campanhã (Terapeuta Ocupacional), Flavia Leoneli (Psicopedagoga).

  • Acompanhamento Precoce e a Importância da Fisioterapia no TEA (22/04, às 20h)

Bate-papo sobre testes aplicados e acompanhamento da fisioterapia nos casos de autismo, em relação a andar na ponta dos pés e outas dificuldades. Com Virginia Pierami de Faria (Fisioterapeuta).

  • Natação e a Musica e sua Importância no Autismo (23/04, às 20h30)

Bate-papo sobre os benefícios da Natação e da Musica para autista. Com Marcele Graeff Muta (Graduada em Educação Física Atua com Natação na academia Saúde e Cia) e Talita Pelizario Fernandes (Educadora Musical/ Musicoterapia).

  • Comunicação e Autismo (26/04, às 20h30)

Bate-Papo sobre a importância da comunicação e as diversas formas de se comunicar, linguagem alternativa. Com Equipe Somar: Nachale (Fonoaudióloga) e Juliana Tini (Psicóloga).

  • Distúrbios da Comunicação no TEA (28/04, às 20h)

Bate-papo sobre comunicação e os distúrbios na comunicação dos autistas. Com Prof.ª e Dra. Dionísia Ap. Cusin Lamônica (CRFº2-1768) e Prof.ª e Dra. Grace C Ferreira – Donatti (CRFº2-10311), proprietária da Clinica Adastra.

  • Vida e Autismo: Dificuldades e Superação em ser Autista (30/04, às 20h30)

Bate-papo com autistas em diferentes faixas de idade para falar sore as dificuldades e superação em ser autista. Com Marina Komesu Lima (Formada em Letras – professora de um programa bilíngue) e Daniel Augusto de J Xavier (adolescente e possui em canal no Youtube).

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …