O percentual da população adulta no Brasil com excesso de peso subiu de 43,3%, em 2002 e 2003, para 61,7% em 2019. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em outubro de 2020.

Por excesso de peso entende-se que uma pessoa pesa mais do que considerado saudável de acordo com a idade, sexo ou tamanho. Em contrapartida, obesidade é um distúrbio envolvendo excesso de gordura corporal.

“É uma doença e também um fator de risco para outras patologias. Por isso, é importante que os pacientes aprendam que a alimentação saudável e acessível é fator fundamental na prevenção e tratamento dessa doença”, explica a Profa. de Nutrição da FIB, Dra. Fabiane Valentini Francisqueti Ferron.

O diagnóstico se dá pelo Índice de Massa Corporal (IMC), calculado a partir da divisão do peso pela altura ao quadrado do paciente. São consideradas obesas pessoas com o IMC acima de 30. “No entanto, o IMC não avalia a quantidade de gordura, principal depósito elevado em obesos. Assim, a melhor maneira é sempre procurar um profissional, aponta a nutricionista.

Grupo sobre nutrição e obesidade

Pensando em levar informação a quem quer saber mais sobre o assunto e também sobre hábitos alimentares saudáveis, o curso de Nutrição da FIB está promovendo o Grupo Nutrição e Obesidade. Serão quatro reuniões virtuais pela plataforma Google Meet, ao vivo, das 09h às 10h, nos dias 20 e 27 de abril e 04 e 11 de maio.

Os encontros serão dinâmicos e abordarão temas como: causas, complicações (inclusive em tempos de pandemia); principais formas de tratamento da obesidade; nutrientes e alimentos que devem compor uma alimentação saudável; a influência da saúde mental nas escolhas alimentares, entre outros. Os participantes também terão a oportunidade de compartilhar vivências e perspectivas.

Além disso, também serão apresentadas algumas receitas, a fim de ajudar nas mudanças alimentares e consequente controle do peso. A atividade será conduzida pelos alunos do 4º ano de Nutrição, sob a supervisão da profa. Dra. Fabiane.

Inscrições gratuitas

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 19 de abril pelo telefone (14) 2109-6233 de segunda a quinta-feira (das 8h às 11h30) ou pelo e-mail: [email protected].

Poderão participar pacientes obesos e seus familiares, a partir dos 18 anos. As vagas são limitadas.

Serviço
Grupo “Nutrição e Obesidade”.
Inscrições: até 19 de abril, pelo telefone (14) 2109-6233 (Clínica de Nutrição) ou pelo e-mail [email protected]
Local: encontros virtuais ao vivo pelo Google Meet
Data: 20/04, 27/04, 04/05 e 11/05, das 09h às 10h
Atividade gratuita

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …