Por 20 anos, a Fabiana Gonçalves atuou como dentista aqui em Bauru. Nos últimos anos, ela começou a ficar cansada da rotina de odontologia, por ser um serviço que exigia 100% do seu tempo. 

No consultório, a presença dela era a única forma de garantir o movimento do negócio. “Se eu não estivesse lá atendendo os pacientes, a coisa não andava”, diz. Portanto, estava decidido: ela iria pendurar o motorzinho.

Entretanto, não foi uma decisão de uma hora para outra. Demorou alguns anos, contou com um trabalho de coaching e com a espera de surgir uma boa oportunidade. “Eu sou ativa. Não queria sair para ficar pensando no que ia fazer. Além disso, eu queria uma coisa que me motivasse, me empolgasse”, conta.

Essa ocasião apareceu no meio do ano passado. A Fabiana leu que a Omo tinha comprado uma rede de lavanderias e iniciado um processo de expansão do serviço pelo Brasil. Agora, em menos de um ano, a marca já alcançou quase 40 unidades da franquia pelo país.

Além disso, ela identificou como as lavanderias são um mercado interessante, pois enxerga cada vez mais pessoas buscando praticidade no dia a dia e a terceirização de funções da casa, como a lavagem de roupas. “Achamos que é o futuro das famílias”, resume a agora empresária. 

Escolhido o novo ramo, começou então um processo de transição. O consultório virou uma parte da lavanderia. A venda dos equipamentos virou parte dos investimentos no novo negócio. Dos pacientes, os últimos tratamentos foram finalizados e os antigos clientes foram transferidos para outros dentistas. “Um cuidado para não deixá-los desamparados”, conta Fabiana.

Exigência de qualidade da lavanderia

Finalizada essa transição no fim do ano passado, no dia 7 de abril ela inaugurou a unidade da OMO Lavanderia em Bauru. A aposta é na relevância, nas tecnologias e na especialização do sabão em pó mais famoso do país, uma marca da multinacional Unilever.

Portanto, sendo de uma mega empresa, o primeiro diferencial da franquia é a exigência de qualidade. Nesse sentido, as tecnologias dos produtos utilizados na lavanderia e dos equipamentos solicitados pela companhia são o diferencial. A multinacional aposta na técnica desenvolvida por eles para possibilitar uma lavagem completa. 

Por isso, o primeiro passo para a abertura da unidade aqui na cidade foi a capacitação realizada por uma especialista em lavanderias da Unilever. “Foi um treinamento intenso e que ajudou muito, especialmente nesses primeiros dias de funcionamento”, relembra a empresária.

A Fabiana e os funcionários da lavanderia aprenderam sobre tipos de mancha, como lavar cada tecido, os melhores produtos de limpeza e como usar as máquinas. “Cada sujeira e cada peça tem um tipo de tratamento, de produto e de lavagem. Todas as possibilidades de procedimentos aprendemos nesse treinamento”, explica. 

Segundo a empresária, a proposta das lavanderias da OMO é oferecer um “tratamento” para a roupa, e não só uma lavagem. O plano da Unilever é, inclusive, levar esse conceito para outros países.

Para garantir essa qualidade, as máquinas são importadas e os produtos exclusivos e especiais de maior tecnologia – são 100% de marcas da Unilever. “A gente acredita muito na marca, e na tecnologia de máquinas e produtos que eles oferecem”, finaliza Fabiana.

OMO Lavanderia: como funciona?

Aqui em Bauru, a OMO Lavanderia oferece dois tipos de serviço: por cesto ou avulso. Assim, é possível deixar as roupas no local ou optar pelo delivery (raio de 5km da unidade).

  • Lavagem por cesto

A lavagem por cesto está com um preço promocional de abertura de R$ 45. Vai para a máquina de lavar o que estiver dentro do cesto, no qual cabem cerca de 21 peças – dependendo do volume.

Nesse serviço, as roupas passam por uma pré-lavagem, pela máquina e pela secadora (que garante uma boa textura), e depois são alisadas, dobradas e embaladas. Como todas as roupas do cesto entram juntas, o cliente deve considerar questões como cor e tecido.

Ademais, o cesto pode ser utilizado como auto-serviço ou deixando no local. No primeiro caso, o cliente cuida de todo o processo, utilizando as máquinas – que são intuitivas e com os produtos embutidos. Mesmo assim, as funcionárias no local podem ajudar em todas as etapas.

Já quem preferir deixar o cesto no local, a lavanderia faz todo o processo e entrega em, no máximo, um dia. 

Portanto, o cesto é indicado para roupas do dia a dia e que exijam menos cautela, como lençóis, toalhas, camisetas, roupas de academia, dry fit, calças jeans, roupas básicas, entre outras. 

  • Lavagem avulsa e pacotes

O segundo serviço é a lavagem de peças avulsas. Nessa categoria, a limpeza é mais especializada em peças que precisam de mais cuidado, como roupas executivas, ternos, sobretudos, cobertores, edredons, tapetes, cortinas, mochilas, tênis, entre outros. 

Na lavagem avulsa, as roupas são lavadas, secas, passadas, dobradas e embaladas pelas próprias especialistas da lavanderia. Cada peça tem um preço específico, variando de R$ 12 a R$ 45, como vestidos por R$ 33, agasalhos de lã por R$ 22 e calça social por R$ 14. 

Além desses valores, é possível comprar a lavagem avulsa por pacotes. “Dessa forma, quanto mais peças você fecha em um pacote, menor fica o preço por cada lavagem”, informa Fabiana. 

Cada pacote inclui um tipo de peça, uma quantidade de lavagens e um prazo de uso. O mais pedido é o de camisas sociais, que tem o pacote de dez camisas em um mês por R$ 99, vinte camisas em 45 dias por R$ 189 e trinta camisas em dois meses por R$ 269.

Outro pacote é o de roupas do dia a dia, que possui opções com 20, 40 e 60 peças. Em todos os pacotes, você ganha a lavagem de ternos, de edredons ou de peças extras.

Orientação da lavanderia

Dessa forma, cada tipo de roupa pede um modelo de serviço, entre cesta e avulsa. Para saber sobre os serviços, valores e tirar dúvidas sobre a lavagem, basta entrar em contato pelo telefone 3234-9184 ou WhatsApp 99894-6190.

 

Além disso, a lavanderia possui uma loja de produtos especiais da Unilever, como sabão em pó especializado da Omo, lenços umedecidos, amaciantes da Comfort e spray Cif para limpeza de sofás. 

Nos planos para o futuro, o local pretende lançar ainda esse ano o serviço de costura, tanto dentro do processo de lavagem, quanto com venda avulsa.

O novo foco da Fabiana

Assim, a exigência de qualidade é o lema da lavanderia. “Se a roupa não está impecável, voltamos ao primeiro passo”, garante Fabiana, explicando como a equipe é treinada para checar as peças em cada etapa. “São pessoas diferentes na lavagem, passadoria e na hora de dobrar. E se uma delas perceber que não está legal, a ordem é repetir a operação”.

Isso porque, segundo a empresária, a força da marca consegue atrair clientes, mas a qualidade da lavagem e o serviço bem feito são o que mantém. “Esse cliente só vai ficar, se a gente o conquistar”, alerta ela. “Por isso, a gente trata todas as peças com muito carinho”.

Para isso, a empresária usa o treinamento da Unilever e todo o conhecimento adquirido desde que mudou o foco profissional no fim do ano passado.

Agora, ouvindo a Fabiana falar sobre processos de lavagem e tipos de manchas, parece que os 20 anos de experiência foram em lavanderia. “Hoje, eu entendo o processo de lavagem, vejo realmente o que é diferente. Eu falo que antes eu não sabia lavar roupa, hoje eu posso dizer que eu sei”, fala.

Ou seja, é possível perceber que a mudança da rotina do consultório do dentista para o comando de uma franquia de lavanderia da Omo está completa, e apenas começando.

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Serviço
OMO Lavanderia
Endereço: Rua Rio Branco, 27-80
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 18h. Sábados, das 9h às 13h
Contato: (14) 3234-9184 | (14) 9 9894-6190
Site: www.omolavanderia.com.br/
Instagram: @omolavanderia37/
Facebook: /omolavanderia37

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