As inscrições estão abertas para a oficina de Criatividade e Literariedade, com Roberto Magalhães, realizada pela Sociedade Amigos da Cultura. Nas aulas, o professor de Teoria Literária se propõe a apresentar as técnicas e recursos criativos que constituem a literariedade, trabalhando com poesias, crônicas e contos.

A oficina é totalmente online e gratuita, ocorre nos dias 20 e 27 de maio, das 19h às 20h30. As inscrições podem ser realizadas pelo link forms.gle/DFR5G2aBJbFaoGvM9, com vagas limitadas. Ademais, quem tiver interesse, poderá receber certificado.

Técnicas e recursos da escrita criativa

A oficina parte do princípio de que a linguagem literária também se constitui pelo exercício criativo, no qual o autor ou autora recria conteúdos a partir de recursos expressivos. A proposta das aulas é, então, evidenciar estes recursos e apresentar as técnicas envolvidas nas produções de poesias, crônicas e contos, abordando estratégias, como ritmo, sonoridades, simetrias, elementos visuais e, sobretudo, a organicidade textual.

“Produzir linguagem literária é criar um texto intangível, ou seja, impossível de ser resumido. A propósito, Paul Valéry explica que, ao se resumir um texto não-literário, apreende-se o essencial. Todavia, na linguagem literária o resumo apaga a sua essencialidade”, conta o ministrante da oficina, Roberto Magalhães.

Roberto Magalhães é professor aposentado, doutor em letras, ex-professor de Teoria Literária do curso de pós-graduação da Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras e do curso de Jornalismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp-Bauru.

Ele ainda escreveu diversas obras didáticas e ficcionais de língua portuguesa e ganhou o prêmio outorgado pela Associação Paulista dos Críticos de Artes com a coleção Texto Criativo, publicada pela Editora do Brasil em 1989.

Sobre a Sociedade Amigos da Cultura

A Sociedade Amigos da Cultura (SAC) é uma entidade cultural sem fins lucrativos com 25 anos de atuação na cidade de Bauru. A oficina Criatividade e Literariedade é uma realização da SAC, por meio do ProAC Expresso LAB nº 58/2020.

A SAC é uma das realizadoras do Festival de Artes Cênicas de Bauru – FACE, junto com o Grupo Protótipo Tópico. Em abril deste ano, promoveu duas oficinas gratuitas, uma voltada para cenografia digital e outra sobre gestão de carreira para músicos e bandas.

Em 2020, a entidade promoveu dois programas de apoio ao setor cultural bauruense, a Mostra Virtual de Artes Cênicas – I MOVA e o Programa de Apoio a Espaços Culturais Independentes, além de realizar atividades formativas em literatura e apoiar ações ligadas à dança.

Siga as páginas da SAC no Facebook e Instagram @sacbauru para acompanhar as próximas atividades.

Serviço
Oficina de Criatividade E Literariedade
Data: 20 e 27 de maio, das 19h às 20h30
Carga horária: 3 horas
Inscrições até 14 de maio ou até esgotarem as 25 vagas: forms.gle/DFR5G2aBJbFaoGvM9

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Série Alma, de Juliana Alvarez, está em exposição em Bauru

De 17 de abril a 17 de maio, o Espaço Cultural Leônidas Simonetti recebe a série Alma. O t…