Você já deve conhecer o que é o aplicativo TopBoxx, como ele cresceu rápido e a recente ampliação e mudança de layout. O que talvez você não deva conhecer é a história do empreendedor por trás da empresa. É o bauruense Ismael Alves, que morou aqui na cidade até o início dos anos 2000.

Nesse período, quando estava prestes a sair do colégio, ele tinha um sonho: morar nos Estados Unidos e ser fluente na língua inglesa. “Sempre assisti a muitos filmes e ouvi muita música. Achava fascinante a possibilidade de falar bem dois idiomas”, comenta o empresário.

Portanto, Ismael começou um processo de preparação para entrar em uma faculdade nos Estados Unidos. “Eu me esforcei muito nas aulas de inglês, na escola e em aulas particulares. Comprei livros específicos para o Toefl, que é a prova necessária para entrar em faculdades americanas, e ficava treinando falar inglês o tempo inteiro”, conta.

Durante esse processo, chegou a fazer o curso de música na Unisagrado. Pensando em trabalhar com educação e ser professor, ele lembrou de como seus pais tinham um ambiente musical em casa. A mãe o ensinou a tocar piano aos 4 anos, e depois ele participou de bandas marciais e orquestras.

Mas ainda no primeiro ano do curso de música, veio a boa notícia: passou na universidade americana Brigham Young University – Idaho. O curso escolhido foi Financial Economics, pois a ideia era entrar em um área com números para facilitar a compreensão do conteúdo, ao contrário de disciplinas nas quais teria que aprender todo um novo vocabulário.

Vivendo nos Estados Unidos

Lá nos Estados Unidos, ele se mudou para a nova casa somente uma semana antes do início das aulas. “Foi um grande choque cultural”, resume. Chegando em dezembro em Idaho, a principal diferença foi o clima. Do sol forte bauruense ele passou a viver sob um inverno rigoroso do período.

Wilian Olivato/Divulgação

“Estava muito frio! Muita neve e temperaturas de -25, -28, -30 graus. Eu morava bem pertinho da faculdade, mas parecia uma eternidade para chegar nela (risos)”, relembra Ismael. 

Naquela época, o empresário conta que foram alguns meses de dificuldades, de ligações para os pais, de vontade de voltar para o Brasil e do esforço para compreender o conteúdo nas aulas. Hoje, com mais tranquilidade, ele vê como um período de aprendizado. “Depois de uns 6 meses, deu o click. A adaptação era o único caminho”, comenta.

Além disso, Ismael não esquecia do foco de aprender o idioma e também de aproveitar ao máximo a experiência cultural. “A partir do momento em que pisei lá, decidi viver um dia após o outro”, ele fala. Com esse pensamento, o bauruense vivenciou o país. Nos Estados Unidos, conheceu sua esposa e teve seus filhos, Bianca Lily (5) e Declan Kai (3). 

Foi por lá também que conviveu com a cultura empreendedora dos norte-americanos. Segundo o empresário, existe um incentivo maior para o lançamento dos próprios negócios no país, com o apoio constante de amigos, família, colegas e instituições.

Portanto, apesar de não ser o objetivo inicial, ele começou a pensar na própria empresa. Enquanto apoiava a sua esposa na formação da carreira como psicóloga, o bauruense já colocava no papel os planos de desenvolver o lado empreendedor. Primeiramente, lançou lá nos Estados Unidos a Web and Brand Solutions, posteriormente vendida.

Wilian Olivato/Divulgação

O surgimento da TopBoxx

Nesse momento, surgiu então uma “desculpa para voltar ao Brasil”. Com sua família ainda morando aqui em Bauru, Ismael e seus sócios decidiram que o novo negócio seria na cidade em que ele nasceu. A partir daí, estudou o mercado, analisou concorrentes, testou projeções, montou cenários sobre possibilidades e veio ao Brasil várias vezes para oficializar a proposta.

“Queria ter certeza que seria uma experiência de sucesso”, resume o empresário, feliz por conseguir entregar esse serviço para o local onde foi criado. “Foi uma aceitação muito positiva em Bauru e tivemos um ótimo feedback. E era exatamente o que a gente precisava: um retorno genuíno das pessoas. Isso nos ajudou muito a progredir”

Wilian Olivato/Divulgação

O lançamento da ferramenta foi no dia 1º de agosto, aniversário de Bauru. Em menos de um ano, fizeram testes, reformulações, aumentaram as parcerias, validaram o aplicativo e registraram um crescimento rápido na cidade.

Segundo Ismael, a proposta ajudou nesse avanço no mercado. A ideia é ser uma empresa de tecnologia que conecta qualquer tipo de estabelecimento com os clientes. “O nosso foco é o serviço”, explica ele. “Acreditamos que o serviço humanizado é a melhor ferramenta de marketing hoje”.

Ou seja, a relação direta com os estabelecimentos parceiros e motoqueiros próprios, as facilidades de uso para o usuário e o atendimento humano são as prioridades da TopBoxx.

Relação de parceria

Portanto, para o Ismael, a parceria com os estabelecimentos é o caminho para entregar o melhor serviço. A TopBoxx ajuda no marketing dos locais, libera mais rápido o pagamento, cobra taxas mais baixas e oferece ferramentas para facilitar o gerenciamento dos estabelecimentos.

Logo, é um aplicativo de conexão para qualquer setor. Atualmente, são 9 categorias de estabelecimentos disponíveis: restaurantes (inclui delivery, retirada e na mesa), supermercados, padarias, açougues, farmácias, peças, pets, casa e construção, e bebidas.

“Então, nosso objetivo é amarrar uma coisa com a outra, estabelecimentos e benefícios. Esse combo de serviços nos faz diferente. Isso conta bastante para o nosso sucesso”, explica o empresário.

O aplicativo, que recentemente lançou layout mais intuitivo e uma busca aprimorada, está disponível para baixar gratuitamente, tanto para Android, quanto para iOS.

Ampliação do aplicativo

Com nove meses desde o lançamento, a ideia é continuar melhorando o aplicativo. “Quando começamos, a intenção era ter 100 estabelecimentos. Hoje estamos com mais de 300”, relata Ismael. Com isso, a estratégia é aumentar ainda mais o número de parceiros e avançar para outras regiões do país. Cidades próximas a Bauru já estão nos planos ainda para esse ano.

Outro passo é otimizar o atendimento de supermercados. Dessa forma, a empresa estuda novas formas de logística e planeja incluir delivery com carros para fazer entregas de volumes maiores.

Além disso, um dos serviços recém-lançados é o TopBoxx Benefícios, que funciona como vale-alimentação. São parcerias com empresas para oferecer créditos no aplicativo aos funcionários, que poderão usar nos estabelecimentos disponíveis na plataforma.

Ou seja, a inovação é o motor da empresa, que atualmente tem 40 funcionários. “Eu sou muito grato pelo nosso time. Com certeza, todo o progresso que tivemos até hoje, é por causa da dedicação das pessoas que nós trouxemos para trabalhar conosco”, diz Ismael.

Portanto, outros projetos estão nos planos da TopBoxx. Ainda esse mês, deve ser lançado o TopBoxx Express. O Ismael falou um pouco sobre o serviço, mas não quis dar spoiler.

Apenas o começo do aplicativo

Para garantir o crescimento e avanços nos projetos, a plataforma conta com um investimento inicial de 1 milhão de dólares, o equivalente a cerca de cinco milhões de reais. Uma nova rodada de investimentos no Brasil está prevista.

Além disso, na parte tecnológica, são donos do próprio código fonte – o que garante maiores possibilidades de investimento e segurança na operação diária – e atuam com servidores em diferentes países para possibilitar o bom funcionamento da plataforma. 

E por fim, a parceria com os estabelecimentos, a humanização do centro de atendimento e a relação com os profissionais ajudam a manter o princípio do melhor atendimento. “Se nós realmente queremos oferecer um serviço de qualidade, a gente sabia que teria que fazer isso”.

publieditorial

Serviço
Aplicativo TopBoxx
Baixe o app: Android ou iOS
Site: www.topboxx.com
Instagram: @topboxx.br
Facebook: /topboxx.br
Atendimento ao Cliente : (11) 95686-1111
SAE (14) 99895-1212 / SAC (11) 95049-6161
Escritório TopBoxx: (14) 3321-7600
Fale com um consultor: bit.ly/376MQeW

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Raphael Bonini
Carregar mais em Gastronomia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Dois anos depois de abrir fábrica de cerveja artesanal, Dad’s Breja inaugura bar próprio

Em 2019, o bauruense Felipe Botura decidiu embarcar na paixão pela produção de cerveja art…