O Naic – Instituto do Câncer de Bauru tem dado andamento ao projeto de sua Casa de Apoio. O espaço será voltado ao acolhimento aos pacientes em tratamento, oferecendo auxílio e informação de forma humanizada.

Segundo o Dr. Marcelo Bernardini Antunes, diretor geral do Instituto, a Casa de Apoio é o terceiro setor obrigatório para o paciente com câncer. A instalação do projeto surgiu da necessidade de ter um espaço agradável para dar suporte às pessoas que ficam esperando.

“A nossa ideia da Casa de Apoio veio de duas situações: para completar o tratamento e por ser uma necessidade gritante dos pacientes da cidade e da região que ficam aguardando. Nós vimos que algumas pessoas aguardam na calçada, e essa é uma situação complicada”, completa o médico.

Na Casa de Apoio, os pacientes e seus familiares terão à disposição profissionais de diversas especialidades como medicina, enfermagem, psicologia, farmácia, nutrição e espiritualidade. Assim, é possível oferecer orientações sobre o tratamento e promover palestras. Além de tudo isso, poderão contar com áreas para alimentação, descanso e lazer.

“Todo esse suporte culmina no sucesso do tratamento, porque diminui o número de desistências”, explica o Dr. Marcelo. “As pessoas desistem por diversos motivos, e esse apoio pode ajudar a enfrentar essa experiência nova”, completa.

Estrutura

A Casa de Apoio do Naic terá sala de atendimento, fraldário, banheiros com local para banho, armários, sala com televisão, cozinha, área de alimentação, área para lazer e descanso. Até mesmo um espaço com brinquedos foi pensado para a Casa, já que o Instituto também oferece tratamento para crianças.

O projeto não terá nenhum tipo de custo aos pacientes ou ao município, já que foi realizado de forma 100% filantrópica. Todos os pacientes da rede privada e do SUS poderão usufruir da instalação.

“Essa realização só é possível graças ao serviço privado oferecido no instituto, que garante a qualidade do espaço e do atendimento”, destaca o diretor.

A Casa de Apoio já está com o acabamento pronto e em breve iniciará o trabalho de pintura. A inauguração está prevista para o mês de agosto.

Concurso Cultural

O nome da Casa de Apoio do Naic será escolhido pelo público, portanto está sendo realizado um concurso cultural onde as pessoas podem enviar suas sugestões. O Dr. Marcelo destaca que essa é uma forma com que elas possam se envolver na causa.

“Independente de como é a sua vida, você precisa ter uma causa. Isso vai te alimentar. E nada mais original e verdadeiro do que dar uma oportunidade para as pessoas expressarem seus sentimentos através desse nome, já que a maioria das que escrevem está, de alguma forma, envolvida com o câncer”, finaliza.

Para enviar sua sugestão, acesse o link: bit.ly/2RumayS.

Sobre o Naic – Instituto do Câncer

O Naic foi inaugurado em 1998 pelo oncologista bauruense Dr. Carlos Eduardo Araujo Antunes. O instituto passou por diversas reformulações e hoje atende a várias especialidades como quimioterapia, radioterapia e exames de imagem, utilizando recursos tecnológicos de última geração.

Além de profissionais da oncologia clínica e cirúrgica, o Naic conta com uma equipe multidisciplinar para dar todo o suporte possível para os pacientes em processo de tratamento.

Hoje, o instituto atende pacientes de Bauru e mais 13 cidades da região. Por ser uma referência, é procurado por moradores de todo o estado de São Paulo e também de estados vizinhos, como Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

O Dr. Marcelo, que é filho do Dr. Carlos Eduardo, hoje está à frente do Instituto e vê neste projeto uma oportunidade de fazer a diferença na vida de quem depende do tratamento especializado: “Precisamos mostrar para o paciente que ele não está sozinho”.

publieditorial

Serviço
Naic – Instituto do Câncer de Bauru
Local: Rua Professor Nair Araújo Antunes, 1-50 – Núcleo Habitacional Presidente Ernesto Geisel
Telefone: (14) 3203-0393
Site: www.naic.com.br
Facebook: /naicbauru
Instagram: @naicbauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …