Bauru não tem rios, mas o que não falta é bauruense que gosta de passear de barco ou de andar de jet ski. Em um raio de 100 km, existem opções para quem quer curtir um passeio na água, como em Pederneiras, Barra Bonita, Arealva e Iacanga. 

Para o bauruense Leandro de Luna, justamente porque a cidade não tem rios é que a vontade dele em dar um pulo na água é ainda maior. Desde os 18 anos, quando conheceu o mar em viagem à Praia Grande com amigos, o Leandro tem o espírito de estar em contato com a natureza. “Eu vi o quanto aquilo fazia falta na minha vida. Na hora eu percebi a importância que o meio ambiente teria no meu estilo de vida e no meu bem-estar”.

Com o tempo, foi desenvolvendo o gosto por esses passeios e comprou um jet ski. Como era usado, estava sempre em oficinas e ouvia reclamações. “As pessoas sentiam falta de mecânicos com conhecimento, ferramentas e equipamentos específicos para fazer a manutenção correta”, diz. 

E é uma manutenção imprescindível. Se a embarcação para, é difícil chamar assistência e o risco é ficar à deriva. “Você fica ali ao sabor do vento, esperando alguém passar para te socorrer. Você está lá para curtir e acaba tendo dor de cabeça”, menciona Leandro.

Então, o Leandro pensou em oferecer um serviço especializado e incentivar a manutenção preventiva. Juntou-se a um mecânico que já tinha consertado o jet ski dele, o Marcelo Atanazin, para abrir a Oficina e Garagem dos Sonhos. Em seguida, fez uma pesquisa do número de lanchas e jet skis aqui que o indicou como os bauruenses gostam de curtir os rios. “Inicialmente, a ideia era ser um projeto menor. Mas o estudo mostrou que era uma necessidade de muita gente”.

Experiência, conhecimento e tecnologia

Com a Oficina e Garagem dos Sonhos, Leandro combina experiência, conhecimento e tecnologia. O sócio Marcelo tem 20 anos de experiência com mecânica em geral, pois já trabalhou com reparos de carros, veículos de passeio, motores à diesel, geradores de energia, jet skis, lanchas, entre outros.

Para complementar a experiência, a dupla foi atrás da formação. “Antes de se jogar no mundo, fomos nos especializar”, comenta Leandro. Ambos fizeram o curso de mecânica de embarcações no Instituto Brasileiro de Ciências Náuticas, no Rio de Janeiro, e trazem para cá o conhecimento da maior cidade litorânea do país.

“Conhecemos de perto esse ecossistema”, afirma o bauruense. “O Rio de Janeiro é um dos lugares com o maior número de embarcações no Brasil, principalmente de lazer. Dessa forma, queremos utilizar essa experiência para possibilitar um trabalho de qualidade aqui em Bauru e região”.

Ou seja, além do conteúdo das aulas, as conversas com profissionais cariocas sobre macetes para facilitar o dia a dia na oficina, como fazer diagnósticos mais claros, experiências com clientes e indicações dos melhores fornecedores também fazem parte da oficina. “Isso facilita para gente não ficar quebrando a cabeça e ter que correr atrás de tudo do zero”, diz o bauruense.

Por fim, Leandro e Marcelo investiram em tecnologia com a compra de equipamentos específicos, como o aparelho de diagnóstico importado que identifica defeitos mecânicos e eletrônicos em embarcações – e relógios de medição – que fazem análises de pressões de motores náuticos. 

Oficina e garagem de embarcações

A oficina é especializada em revisão preventiva e manutenção corretiva de embarcações, principalmente jet ski, lanchas e barcos. Com 400 metros quadrados, o local fica aberto para receber as embarcações. Ainda assim, oferecem serviço à domicílio e atendimento nas marinas da região, inclusive em sistema de plantão.

Ao mesmo tempo, a empresa é uma garagem para compra e venda de veículos náuticos, incluindo consórcios e financiamentos. Nesse sentido, faz também a avaliação técnica para transações e intermedia trocas entre embarcações. 

Por fim, além da especialização em veículos náuticos, eles também fazem reparos e adaptações em veículos especiais de esporte e lazer e vendem outros veículos do ramo náutico, como quadriciclos usados para puxar os barcos.

Outros serviços da oficina são o contrato de seguros e, em breve, vão lançar a compra compartilhada, como conta o Leandro. “Dessa forma, ao invés de você adquirir um jet ski ou lancha só sua, você pode participar de um grupo que vai compartilhar a embarcação”. Nesse caso, o grupo pode incluir uma mensalidade à oficina, que sempre manterá a embarcação em perfeitas condições para uso.

Ademais, logo na entrada, a oficina tem uma loja com produtos ligados ao ramo náutico, como coletes salva vidas, camisas de proteção UV e bóias. Por lá, disponibilizam também venda de equipamentos como motores, defensas (peças instaladas em embarcações para proteção contra batidas) e cópias de chaves codificadas. Além disso, oferecem um ambiente agradável e descontraído onde Leandro, Marcelo e sua equipe realizam atendimentos e e-commerce.

Incentivar os passeios nas águas

Antes de inaugurar a oficina, Leandro que é pós-graduado em Marketing digital e e-commerce, atuava como gerente geral em um dos principais e-commerces de Bauru, onde contribui por 6 anos para que a marca alcançasse o número de mais de 4,3 milhões de seguidores no Facebook e 1 milhão no Instagram.

Foi com esse trabalho que conseguiu comprar o primeiro jet ski e também foi na loja que começou a desenvolver a ideia da oficina e resolveu pôr em prática o espírito aventureiro que começou naquela viagem à Praia Grande.

Além disso, a experiência em marketing o faz buscar também transformar a oficina em uma marca de incentivo ao uso de jet skis, lanchas e barcos aqui em Bauru. “A nossa ideia é facilitar o acesso das pessoas a comprar e cuidar das suas embarcações e fazer passeios nos rios da região”, diz o Leandro.

Portanto, o plano é oferecer qualquer serviço que fortaleça a ligação entre os bauruenses e as embarcações. Por exemplo, oferecer cursos para retirada da habilitação de veículos náuticos, aluguel de embarcações (está nos planos, mas talvez demore mais) e postar conteúdo em redes sociais com dicas de cuidados de jet skis, lanchas e barcos. 

Entre essas ideias, a principal é disponibilizar lanchas e jet skis para aluguel acompanhados de um capitão para pilotar a embarcação. “Você vai só mesmo para curtir o dia”, conta ele. “Independente do que seja, queremos oferecer qualquer atividade que estimule o contato com a natureza”.

publieditorial

Serviço
Oficina e Garagem dos Sonhos
Endereço: Rua Javoleno Vaz, 2-49
Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 18h. Sábados, das 9h às 13h.
Contato: (14) 3245-8272 | (14) 99639-5579 (atendimento 24h) | (14) 99848-4666 (Marcelo)
Site: www.instabio.cc/oficinadossonhos
Instagram: @oficinadossonhos.bauru
Facebook: /oficinadossonhos.bauru
YouTube: /oficinadossonhos.bauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Enfermeira assume missão de dar continuidade à loja feminina de Bauru fundada em 2009

Imagine só entrar em uma loja e sair de lá com um look completo? Este é o objetivo da Meni…