De acordo com o dicionário, a palavra “pomposa” significa algo que demonstra luxo ou que possui magnificência; repleto de pompa. No Instagram, a palavra ganhou um significado muito mais pessoal e afetivo: é assim que se identificam as mais de 40 mil clientes e seguidoras da bauruense Mônika Pasquarelli.

O termo ficou tão popular que virou identidade. Hoje, está até estampado no uniforme usado por Mônika e sua equipe.

A trajetória de Mônika, a primeira “pomposa”

A história das pomposas não é de hoje. Ela começou há mais de 11 anos, quando Mônika ainda saía de mochila nas costas pelas ruas de Bauru levando consigo diversos pares de brincos feitos por ela mesma.

Foi assim, batendo de porta em porta, que Mônika conquistou suas primeiras clientes. Quando o número de pedidos começou a crescer, ela decidiu marcar um ponto de encontro para poder atender a todas, já que ir até a casa de cada uma já não estava mais dando certo.

Com mais interessadas, ela passou a oferecer uma variedade maior de itens. Além dos brincos, Mônika vendia também cremes hidratantes para o corpo, cremes de cabelo, até chegar no leque de produtos que fizeram seu nome crescer na cidade: a maquiagem.

No início, Mônika recebia apoio da mãe e da irmã para tocar seu negócio e ter sua independência financeira. Ela também ajudava a mãe na peixaria da família. Ainda enquanto vendia seus produtos, cursou nutrição, se formou, e trabalhou durante dois anos na área.

Mesmo com a formação profissional, ela decidiu que o que queria mesmo era empreender. Foi assim que nasceu a Loja Mônika Pasquarelli. “Eu amava atuar como nutri, a ciência é linda! Mas não era o que eu queria. Meu negócio é o tête-à-tête, o cliente”, conta.

Divulgar e vender com humor

Apesar de ter o espaço físico, Mônika conta que sua loja sempre esteve presente nas redes sociais. Em suas postagens, especialmente em vídeos e lives, o humor é o toque especial.

“A gente reveza muito à frente dos stories. Às vezes sou eu, às vezes é uma colega de trabalho, mas a gente sempre tem o mesmo objetivo – de fazer um story explicativo, mas que tenha algum toque de humor”, explica a empresária.

Ela conta que também busca diversificar o conteúdo das redes sociais. “Vários reels meus são engraçados, mas não tem nada de conteúdo da loja. Eu acabo fazendo de tudo um pouco, porque as pessoas entram procurando por isso também”, diz.

Atualmente, a Loja Mônika Pasquarelli já conta com 28 mil curtidas no Facebook e mais de 42 mil seguidores no Instagram, vindos de todo o Brasil.

O “boom” das pomposas

O crescimento do número de seguidores da loja aconteceu de forma inusitada. Após ter recebido um comentário negativo de uma pessoa em um grupo do Facebook, Mônika foi conferir nas câmeras de segurança o que tinha acontecido.

“Uma pessoa veio na minha loja, e fez uma reclamação nesse grupo de que teve um atendimento ruim. Disse que foi super mal atendido, e saiu daqui revoltado”, conta.

Após conferir o horário do atendimento, Mônika procurou os registros das câmeras e se lembrou do ocorrido. “Ele perguntou pra mim sobre um produto, eu disse que não tinha, mas tive a disponibilidade de ligar em outro lugar para não deixá-lo na mão. Ele agradeceu, desejou um bom dia e foi embora. Eu não entendi a reclamação”, conta.

As clientes de Mônika, que também faziam parte do grupo, encheram a publicação de comentários positivos sobre o atendimento da loja.

“Foram mais de mil comentários falando sobre o meu atendimento. Isso deixou as pessoas curiosas para conhecer. A publicação foi feita no sábado. Na segunda-feira, tinha fila pra entrar”, lembra a bauruense.

A partir do episódio, a Loja Mônika Pasquarelli cresceu muito nas redes sociais. Depois disso, o crescimento continuou com as indicações e boas avaliações. Hoje, o engajamento de Mônika vem de todo o Brasil.

Atendimento de valor

Assim como mostrou o incidente do grupo do Facebook, o atendimento de qualidade sempre foi prioridade na Loja Mônika Pasquarelli.

A bauruense destaca que preza muito pelo atendimento feito em sua loja, tanto de forma presencial quanto online. “A gente tem uma equipe bem animada e descontraída. Cada uma tem sua particularidade, mas todas nós somos assim”, diz.

A lojista conta que os treinamentos acontecem semanalmente e abordam desde o comportamento nas vendas até o conhecimento sobre o nicho de perfumaria e cosméticos.

“A minha vendedora vai ter o conhecimento sobre o produto e sobre o seu diferencial. Não é só vender, a gente faz uma consultoria. O cliente não sai da minha loja sem a orientação correta”, explica.

A consultoria acontece mesmo no atendimento feito via WhatsApp ou direct do Instagram. Mônika destaca que, se a cliente quiser, as vendedoras enviam até também vídeos e fotos dos produtos. “É como se ela estivesse aqui do nosso lado”, comenta.

Linha de cosméticos Mônika Pasquarelli

Além da loja, que oferece atendimento personalizado de forma presencial e virtual, há dois anos Mônika lançou sua própria linha de produtos.

Ela explica que desenvolveu itens que sentia falta de ter na loja por trabalhar com marcas mais acessíveis. “O beauty elixir, por exemplo, eu não tinha. Ele é parecido com água micelar, mas não é uma água micelar por si só. Então eu criei o produto pensando nesse conceito, e posso oferecer algo diferente nessa categoria”, explica.

Mônika também conta que, no início, sua marca se chamava La Chica, porque ela não queria que as clientes soubessem que era dela. “Eu queria que ela comprasse o produto e falasse ‘nossa, que produto bom!’ e só depois eu falasse que o produto é meu. Senão, ela ia falar ‘ah, lógico, é seu, você vai indicar’”.

Os produtos da linha, por enquanto, são água da beleza, esfoliante (que está sendo reformulado), sabonete demaquilante e quatro fragrâncias de perfume. Até o fim do ano, ela pretende lançar mais 15 fragrâncias femininas, e também uma linha masculina.

Atualmente, a marca da empreendedora já conta com alguns pontos de venda em outros lugares do Brasil.

Variedade e produtos

A Loja Mônika Pasquarelli começou em uma sala comercial, e há três anos está em um local mais amplo. “Antes, a loja não tinha cara pra rua. Aqui a fachada é simples, mas hoje a cliente passa, vê e se interessa. Os produtos estão mais expostos e o cliente consegue circular. O espaço ajudou muito”, comenta.

Atualmente, o local comporta cerca de 14 mil produtos no total, sendo mais de 300 tipos de 30 marcas diferentes.

Entre as marcas nacionais presentes na loja estão Maybelline, Tracta, Vult e Simple Organic. Das internacionais, nomes como L’Occitane, Shiseido e Essence fazem parte das prateleiras de Mônika.

“Eu foquei muito em trazer marcas que são 100% naturais. Nem todas são hipoalergênicas, mas são livres de componentes químicos, que é o que geralmente causa alergia. E nós também trouxemos marcas que chamamos de bioativas”, explica.

A Mônika Pasquarelli hoje

Depois de 11 anos de loja, Mônika Pasquarelli é casada e mãe de duas meninas. Com uma equipe maior, hoje ela pode fazer seus horários com mais tranquilidade e aproveitar mais a família. “As minhas vendedoras sabem que eu sou acessível, se tiverem alguma dúvida elas podem me ligar”, diz.

Mesmo já tendo recebido convites para abrir outras unidades, a bauruense diz que isso não é prioridade agora. “A loja tem uma identidade que a gente criou. Eu não dou conta de administrar outra loja com essa mesma identidade agora”, explica.

Com a pandemia, Mônika incorporou ao seu catálogo muitos produtos que não faziam parte da loja.

“Eu comecei a vender tinta de cabelo, porque as clientes estão pintando o cabelo em casa. O consumo de base e batom diminuiu, mas o skin care está no auge, então também abri um leque maior de produtos de skin care”, relata.

Os clientes da Loja Mônika Pasquarelli podem comprar seus produtos presencialmente, fazer o pedido por WhatsApp ou Instagram e retirar no local ou solicitar o delivery. O estabelecimento também faz entregas via Correios para todo o Brasil!

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Serviço
Loja Mônika Pasquarelli
Endereço: Rua Gerson França, 11-90
Horário de funcionamento: Segunda das 10h às 18h, terça a sexta das 09h às 18h30 e aos sábados das 8h às 15h
Contato: (14) 3241-1022 e (14) 98181-8777 (WhatsApp)
Instagram: @lojamonikapasquarelli
Facebook: /lojamonikapasquarelli

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